Falece Wandenkolk Tinoco aos 85 anos

Faleceu hoje, 04 de agosto de 2021, aos 85 anos, o arquiteto Wandenkolk Tinoco. Nascido no Recife em 1935, Tinoco se graduou em arquitetura pela Escola de Belas Artes de Pernambuco em 1958 e a partir de 1960 começa a lecionar na mesma instituição, que depois se tornaria a Universidade Federal de Pernambuco.

Falece Wandenkolk Tinoco aos 85 anos - Imagem 3 de 3
Edifício Villa Mariana. Image Cortesia de Bruno Firmino

Tanto pela sua atuação como docente, quanto pela sua produção de prancheta, Wandenkolk se tornou figura fundamental da arquitetura brasileira, influenciando alunos com sua didática e apuro plástico e marcando a paisagem urbana com um conjunto de obras que tinha como destaque os edifícios residenciais. Infelizmente, a historiografia da arquitetura centra suas atenções na face sudeste-sul do país e alguns nomes não tiveram seu devido espaço a partir de suas contribuições. Esse é o caso de Wandenkolk.

Falece Wandenkolk Tinoco aos 85 anos - Imagem 2 de 3
Edifício Villa Cristina. Image Cortesia de Bruno Firmino

Na obra de Wandenkolk é possível observar o desenvolvimento de uma arquitetura moderna com ares locais, fazendo a junção entre o repertório plástico modernista e preocupações bioclimáticas pelas quais o aproveitamento da luz natural, o emprego da ventilação cruzada, o uso de materiais locais combinados com as novas tecnologias da época e as adaptações aos códigos sócio-espaciais locais fizeram da obra do arquiteto uma intensa elegia ao clima local. 

Em 2015 as ideias e obras do arquiteto circularam no documentário intitulado Wandenkolk, dirigido pelo também arquiteto Bruno Firmino.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Bruno Firmino. "Falece Wandenkolk Tinoco aos 85 anos" 04 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966235/falece-wandenkolk-tinoco-aos-85-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.