Lançamento do livro "Brasil de dentro" de Elaine Eiger

No dia 6 de julho, às 19h, ocorre o lançamento do livro “Brasil de dentro – Heartland Brazil” da fotógrafa Elaine Eiger. O evento é acompanhado de um debate com a autora, Elaine Eiger e os convidados Adélia Borges, José Marconi Bezerra de Souza e Fernando Serapião.

No YouTube da Livraria da Travessa

SOBRE O LIVRO
Coleção de fotografias do casario de sete estados do Nordeste – Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará –, Brasil de Dentro registra o produto final da transformação por que essas moradias passaram ao longo das últimas quatro décadas. Trinta e quatro anos depois da publicação de Pinturas e Platibandas (1987), de Anna Mariani, registro seminal do patrimônio arquitetônico popular brasileiro, o livro Brasil de dentro compõe um inventário atualizado do casario popular do sertão nordestino, unindo as imagens de Eiger a textos de especialistas em design.

Após décadas de pesquisa, catalogação e discussões acadêmicas, o estilo híbrido dessas moradias foi identificado pela designer e professora Lia Monica Rossi como art déco sertanejo. Seu parceiro nessa empreitada, José Marconi Bezerra de Souza, assina um dos textos que constituem o aparato teórico de Brasil de Dentro. A publicação conta também com um ensaio da curadora Adélia Borges, que enfatiza a relevância do patrimônio popular aos olhos das grandes instituições de arte, além de ressaltar os diálogos que esse casario estabelece entre forma e função, precariedade e beleza.
"Em que sentido essas fachadas respondem às atuais concepções do morar? Como ocorre nelas essa mistura entre a tradição e a modernidade?”. Essas perguntas, levantadas por Eiger no texto de abertura a Brasil de dentro, são respondidas pelas fotos – para as quais o projeto gráfico do livro, ao mesmo tempo em que faz referência a Pinturas e Platibandas, dá protagonismo. Em um lugar inóspito e de cotidiano muitas vezes difícil, o gosto popular expresso na explosão de cores e o gosto pelos geometrismos que presenciamos em Brasil de Dentro revela uma vitalidade e uma busca de beleza e alegria pouco conhecidas mas fundamentais para nossa identidade.

SOBRE ELAINE EIGER
Elaine Eiger nasceu em São Paulo e vive no Rio de Janeiro. Formada em direito pela PUC-SP, é pós-graduada em fotografia pelo Senac. Fotógrafa há mais de 25 anos, realizou exposições em espaços como Casa das Rosas, Sesc Pompeia, Galeria Ímã e Centro de Cultura Judaica. Foi vencedora do concurso A Fotografia como Arte, do programa Starte da GloboNews, e recebeu o prêmio de melhor documentário no 9º Festival de Cinema Judaico de São Paulo com o filme A Estrela Oculta do Sertão. Viajou por diferentes países registrando imagens de cidades globais. Em seu trabalho, geometria, forma e arquitetura aparecem como uma forte metáfora de sentimentos e relações humanas. Atualmente, percorre o interior do Brasil em busca desses mesmos elementos na arquitetura popular.

BRASIL DE DENTRO – HEARTLAND BRAZIL
AUTOR: Elaine Eiger
ISBN: 978-65-86205-00-8
IDIOMA: Português | Inglês
NÚMERO DE PÁGINAS: 192
FORMATO: 28 x 18,5 cm
ACABAMENTO: Capa dura
PROJETO GRÁFICO: Raul Loureiro
TEXTOS: Adélia Borges, Elaine Eiger e José Marconi Bezerra de Souza
PREÇO DE CAPA: R$ 120,00

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Brasil de dentro" de Elaine Eiger" 05 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964562/lancamento-do-livro-brasil-de-dentro-de-elaine-eiger> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.