Casa Bismarck / Andrew Burges Architects

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraCasa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Interiores, BanheiroCasa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, MadeiraCasa Bismarck / Andrew Burges Architects - Mais Imagens+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  175
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  &Tradition, Candana, City Scape Steel, Cranbrook Workshop, Design Daily, FLOS, Haarc Group, Marco Steel, Pivotant, Sterland Roofing & Cladding, Wastberg, Winning Appliances
  • Equipe De Projeto: Andrew Burges, Min Dark, Eric Ye, Peter Ewald-Rice
  • Projeto De Interiores: David Harrison, Karen McCartney
  • Cidade: Sydney
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Peter Bennetts

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Bismarck é a irmã mais nova de um par de residências geminadas no bairro de Bondi em Sidney, Austrália. O projeto combina materiais brutos e espaços esculpidos para integrar casa e jardim ao mesmo tempo que articula interações sociais entre as áreas mais públicas da casa, e a rua que se estende ao longo de toda a lateral norte do projeto.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Peter Bennetts
Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Imagem 31 de 32
Plantas
Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Peter Bennetts

Nosso ponto de partida conceitual para o projeto foi mapear detalhadamente o contexto da rua lateral: uma longa e estreita via secundária dando acesso para a traseira de diversas unidades comerciais voltadas para a rua Bondi.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Madeira
© Peter Bennetts

Neste contexto, o piso térreo da casa foi concebido espacialmente e materialmente como um jardim contínuo entre os muros de divisa do terreno. A parede sul, compartilhada entre as duas casas, teve o revestimento removido deixando a alvenaria exposta, e com os tijolos reciclados das demolições, foi construído um novo muro de divisa na fachada norte, voltado para a via. O jardim desenvolve-se em torno de figuras-chave no desenho da casa: a bancada da cozinha, um banco no peitoril da janela voltado para a rua, uma parede estrutural de concreto, um armário de aço para armazenamento.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Peter Bennetts
Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Imagem 28 de 32
Diagrama conceitual 01

O nível superior, que contém três dormitórios, foi concebido como um volume sólido com vazios esculpidos para proporcionar a entrada de luz, criando diferentes ângulos de visão, diagonais e oblíquos, ao longo da fachada lateral, atenuando assim a potencial perda de privacidade devido às fachadas traseiras das construções do outro lado da rua. Estas conchas de luz permitem que o jardim seja contínuo ao longo de quase todo o comprimento do terreno, sendo o recorte principal em torno de uma palmeira Bismarckia (palmeira-azul) introduzida como um dos elementos do projeto paisagístico.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Peter Bennetts

Com uma planta aberta, bem iluminada e flexível, a casa foi especificamente projetada para permitir diversas possibilidades de usos, tanto funcionais como sociais, ao mesmo tempo enaltecendo as habilidades de nossos clientes em construção e projeto paisagístico. O objetivo da casa é potencializar o contexto que está inserida, transformando formalmente e socialmente a típica tipologia de habitação conjugada através de sua resposta à viela.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Imagem 30 de 32
Corte transversal

Com um generoso banco no peitoril, a ampla janela da cozinha se abre diretamente para a rua, incentivando conversas entre os moradores e as pessoas do lado de fora - sejam crianças brincando ou pedestres passando na calçada. O revestimento da fachada em chapas de alumínio perfuradas e onduladas se curva e se abre para criar uma série de jardins que percorrem o projeto longitudinalmente, oferecendo privacidade para os quartos no andar superior.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Peter Bennetts

Nosso objetivo era de proporcionar uma casa flexível que pudesse ser usada para aluguel por temporada ou como uma futura residência na cidade caso os clientes se mudassem. A casa também deveria ser experimental e inovadora, destacando os trabalhos desenvolvidos pelas empresas do próprio cliente, a construtora Robert Plumb Projects, e o escritório de paisagismo DBS. A casa é uma resposta muito direta a estes desejos funcionais e criativos do nosso cliente.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Prue Ruscoe

William Dangar (arquiteto paisagista/cliente), se juntou com Andrew Burges Architects, David Harrison & Karen McCartney (interiores), e Robert Plumb Build desde o início do projeto. A paleta de materiais foi aperfeiçoada através da estreita colaboração entre todos e suas especificidades técnicas. As chapas onduladas foram instaladas sobre um revestimento em chapas de aço galvanizado padrão, uma solução que contou com um protótipo desenvolvido em conjunto com o fabricante para testar a transparência e integração com as janelas.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Imagem 32 de 32
Elevação lateral

Peças feitas sob medida e de produção local enriquecem cada espaço: o armário/divisória da sala em aço vermelho queimado; caixilhos e portas metálicas integradas ao concreto bruto e a alvenaria aparente; painéis de madeira ripada fazem a intermediação com a rua; os detalhes nas prateleiras curvas dos quartos.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Exterior
© Peter Bennetts

Materiais robustos foram escolhidos por sua longevidade e possibilidade de integração com sistemas de aquecimento e resfriamento com eficiência energética. As lajes de concreto maciço foram deixadas expostas tanto nos pisos quanto no teto. Os dois pavimentos possuem sistema de aquecimento através de piso radiante hidráulico - uma escolha visando economia de custos a longo prazo. O orçamento foi um fator fundamental, portanto, o uso de pouca variedade de materiais e acabamentos também pautou o desenvolvimento dos interiores, complementados por peças vintage cuidadosamente selecionadas a dedo por David e Karen. Além disso, apreciamos o fato de que optar por peças antigas é também uma escolha sustentável que dá uma segunda vida a artigos existentes.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Exterior
© Peter Bennetts

A escolha do terreno deve-se a sua orientação solar, à sua proximidade com a infraestrutura e as praias, e ao potencial de sua relação com a rua ao norte. A área construída do projeto é restrita para possibilitar que a área externa percorra toda a lateral, ajudando com a ventilação cruzada entre o interior e o jardim.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Imagem 26 de 32
Levantamento de fachadas da rua

Os pátios ajardinados proporcionam privacidade e sombra, complementada pela copa da palmeira Bismarck, enquanto os beirais e as chapas de aço protegem os fechamentos em vidro. O jardim é ao mesmo tempo belo e árido e requer pouquíssima água, sendo composto de espécies nativas e suculentas, sem gramado, tanto no térreo quanto no jardim elevado que proteje o quarto principal do sol mais forte do oeste.

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Fotografia de Exterior
© Peter Bennetts

Casa Bismarck / Andrew Burges Architects - Imagem 22 de 32
© Peter Bennetts

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bismarck / Andrew Burges Architects" [Bismarck House / Andrew Burges Architects] 12 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963207/casa-bismarck-andrew-burges-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.