Portugal organiza série de eventos para o projeto "New European Bauhaus"

Portugal é o país anfitrião da Conferência Europeia de Políticas de Arquitectura — CEPA de 2021, e como tal organizará, por meio da Ordem dos Arquitectos, um fórum de discussão para analisar, discutir e apresentar propostas para as políticas de arquitetura a nível europeu. A CEPA 2021 se apresenta como uma oportunidade para responder ao desafio lançado pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no sentido da construção de uma New European Bauhaus, propondo um diálogo sobre os desafios atuais para um futuro pós-pandêmico, cruzando arquitetura, arte, cidade e política.

O evento lançará luz sobre novas formas de habitar sob a premissa da “sustentabilidade”, convocando diferentes gerações de arquitetos, artistas, agentes da cultura, acadêmicos de várias disciplinas, para contribuírem para o debate do nosso tempo.

"Enquanto arquitectos não poderíamos estar mais envolvidos neste objectivo e empenhados, com entusiasmo, em responder ao apelo da Presidente da Comissão Europeia, antecipando uma missão da Arquitectura e dos arquitectos como contribuição para a construção da New European Bauhaus", comenta a organização do evento.

A conferência é estruturada sob a forma de depoimentos, palestras e quatro mesas-redondas:

  • A New European Bauhaus vista de fora da Europa
  • Transformações da cidade no pós-pandemia
  • A arquitetura, a arte, e a sustentabilidade
  • Políticas da arquitetura e a New European Bauhaus

From Bauhaus to the New House — Post-Covid Landscapes [Da Bauhaus à Nova Casa — Paisagens pós-Covid] resgata o título do livro de Tom Wolfe, From Bauhaus to Our House – uma sátira à escola e cultura modernas – para a contemporaneidade, passados mais de 100 anos da fundação da escola alemã, e acolhendo o sentido de dar à arquitetura, à arte, ao design – à cultura, de modo geral – um papel decisivo no futuro que se quer desenhar no pós-pandemia.

Portugal organiza série de eventos para o projeto "New European Bauhaus" - Imagem 2 de 2
Cortesia de Ordem dos Arquitectos de Portugal

Esta conferência pretende estabelecer pontes entre a ciência e a arte, a economia e a cultura, a sociedade e a arquitetura, e entende a interdisciplinaridade e os processos colaborativos como centrais no nosso tempo, reunindo contribuições de vários agentes e geografias europeias e do mundo.

Mais informações sobre a programação serão divulgadas em breve.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Portugal organiza série de eventos para o projeto "New European Bauhaus"" 30 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960899/portugal-organiza-serie-de-eventos-para-o-projeto-new-european-bauhaus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.