A arquitetura dura mais que os homens e deve aceitar transformações: entrevista com Francisco Spadoni

A série Arquicast Entrevista tem por intenção tanto apresentar o trabalho de escritórios de arquitetura de diferentes partes do Brasil, quanto trazer à tona um olhar novo sobre arquitetos já consagrados, através de conversas leves sobre o cotidiano profissional, bastidores e curiosidades dos seus projetos e experiências pessoais que, de alguma maneira, ajudaram a formar suas visões de mundo.

Neste episódio, a equipe conversa com Francisco Spadoni, da Spadoni & Associados Arquitetura. Fundado em 1996, quando nosso convidado voltou de Paris após trabalhar com Kenzo Tange, o escritório é liderado por Spadoni e Tiago de Oliveira Andrade, e participa regularmente de concursos de arquitetura no Brasil e no exterior, obtendo êxito em diversos deles. Seus projetos caracterizam-se pelo enfrentamento dos problemas e complexidades em diversas escalas, sempre com um ponto de vista reflexivo e crítico.

Além da atuação na prática projetual, Spadoni traz a experiência como docente e pesquisador, atuando no Departamento de Projeto da FAU/USP e coordenando a Pós-Graduação em Projeto de Arquitetura. Também professor da Mackenzie em São Paulo, participou em diversas instituições nacionais e internacionais como conferencista ou professor convidado, como a IUAV Veneza, QAM Montreal, Politécnico de Milão, ESAP Portugal, FADU Buenos Aires e UDLAR Montevidéu.

Seu trabalho já foi reconhecido em diversos prêmios de arquitetura, como o Parque da Vitória, Brasil, em 2007; Porto Olímpico, Rio de Janeiro, em 2011; e Centro Cultural SESC em 2014, mesmo ano de seu projeto para o Centro Paula Souza recebe o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como Obra Referência do Ano. A Revista Monolito lançou uma edição especial, número #22, dedicada ao seu trabalho em 2014.

A arquitetura dura mais que os homens e deve aceitar transformações: entrevista com Francisco Spadoni - Imagem 2 de 2
Foto: Arquivo Spadoni

No episódio, Spadoni compartilha sua experiência como estudante, o trabalho conjunto com seus colegas de graduação – todos nomes de referência na crítica e na produção arquitetônica nacional -, seus métodos de trabalho, sua dedicação aos concursos e muitas outras experiências pessoais, que, em conjunto, sensibilizam seu fazer arquitetônico e deixam claro sua paixão pela profissão, exercida nas diferentes frentes de trabalho ao alcance do arquiteto.

Ouça a entrevista aqui.

Texto por Aline Cruz.

Sobre este autor
Cita: Arquicast. "A arquitetura dura mais que os homens e deve aceitar transformações: entrevista com Francisco Spadoni" 24 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960432/o-concurso-de-arquitetura-e-um-cassino-entrevista-com-francisco-spadoni> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.