Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI

Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Interiores, Madeira, ConcretoPocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de ExteriorPocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de ExteriorPocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Exterior, JardimPocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Mais Imagens+ 20

Shanghai, China
  • Equipe De Projeto: SHUISHI Urban Regeneration Centre – Yang Zhou, Yijia Dong, Yang Yang, Songshan Sheng, Zhuojun Qian, Yang Yang, Lei Jin, Guozhen Zheng (Intern)
  • Projeto De Comunicação Visual: SHUISHI Graphic Design Studio – Yiyuan Zhang, Hewen Chen, Qiang Liao, Min Shao, Yu Cao
  • Consultores De Projeto: He Shen
  • Consultores De Paisagismo: Wenzhen Wang
  • Equipe De Construção: Shanghai Zhitong Construction Engineering Technology Co., Ltd
  • Cliente: Escritório de administração do subdistrito de Xinghua, Changning District
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esperávamos criar um espaço natural e poético na selva de concreto de Xangai. Através do poder do espaço, as pessoas poderão se libertar da agitada vida da cidade e desfrutar um tranquilo jardim natural, dar um passeio, sentar-se à vontade, apreciar a exposição e admirar a beleza das flores.

Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Exterior
Reforma do pocket park. Imagem © Hao Chen

O projeto está localizado na Xinhua Road, no distrito de Changning, em Xangai. Devido à presença de altos guarda-sóis chineses e casas históricas sombreadas pelas árvores em ambos os lados, a rua é conhecida como “a Rua Jardim nº 1 em Xangai”. O local do projeto é uma ruela de 22 metros de comprimento entre dois edifícios, sendo que parte mais larga do lote é inferior a 4,20 m. No passado, o local abrigava um prédio ilegal, onde funcionava um restaurante, mas assim que o imóvel foi desocupado pelo restaurante, a construção foi demolida. Portanto, nosso cliente, o Escritório de administração do subdistrito de Xinghua, esperava que o espaço fosse transformado em um pocket park, para atender aos moradores vizinhos.

Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Exterior
Acesso da Xinhua Road. Imagem © Hao Chen
Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Interiores, Madeira, Concreto
Entrada do pocket park. Imagem © Hao Chen

Primeira visita ao terreno
No final de julho, fizemos a primeira visita ao local. Ervas daninhas de meio metro de altura nasciam no piso da antiga cozinha. Ao caminhar sobre as ervas daninhas percebemos ser precioso manter um espaço público, aberto e verde em Xangai - uma cidade metropolitana com rápida urbanização. Após discussões com o cliente, definimos duas funções para o local de 100 metros quadrados, um pocket park para atender as comunidades vizinhas e uma galeria de rua, para no longo prazo abrigar exposições flexíveis. Nosso objetivo foi reativar o espaço esquecido na cidade e fazer com que ele volte a servir à comunidade.

Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Exterior
Lote antes da renovação. Imagem © Yang Zhou

Estratégias de projeto
Após a pesquisa do local, decidimos fazer três sequências de composição para intervir no contexto do lote. Em primeiro lugar, um sistema em aço inoxidável com acabamento espelhado foi instalado em uma lateral das paredes do beco, é o elemento fundamental do projeto. O jardim seria refletido pelos espelhos laterais infinitamente, quando os pedestres caminharem pelo local, o espaço se transforma em um jardim natural sem limites, uma experiência rara em uma cidade tão metropolitana. Na outra lateral os espelhos poderiam ser rotacionados, ocultando painéis de exposição removíveis, e transformando o local em uma galeria de rua. Os visitantes também podem experimentar as salas de exibição infinitas online, ao escanear os QR codes dos painéis de exibição com seus telefones. Os espelhos funcionam como telas e as reflexões registram a mudança contínua das flores nas quatro estações. O tempo é apresentado com interações entre diferentes grupos de pessoas, espelhos e plantas. O parque está longe das ruas principais e aparentemente fechado, o reflexo pode funcionar também como um alerta, caso o beco se transforme em um local de crime urbano.

Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Exterior
Reforma do pocket park. Imagem © Hao Chen
Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Exterior
Paisagem no espelho. Imagem © Xiu Wang

Em segundo lugar, um portal foi construído em aço corten, abrigando também uma exposição permanente sobre a arquitetura histórica da Xinghua Road. A rua é um museu vivo, portanto a entrada se tornaria um saguão de pequena escala, apresentando o grande número de preciosos edifícios históricos. O efeito visual do aço dialoga com a história e, ao mesmo tempo, interveem na paisagem urbana da cidade de forma natural e sutil.

Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Exterior, Jardim
Espelhos de exibição rotativos. Imagem © Hao Chen
Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Exterior
Reforma do pocket park. Imagem © Hao Chen

O último ponto foi o sistema de plantas do jardim, com três alturas diferentes - abaixo de 40cm, 40-80cm e acima de 80cm. A combinação de floras enriquece a hierarquia visual e as interações entre os usuários. Ao caminhar no jardim, os visitantes podem ter uma forte sensação de estarem imersos em um mar infinito de flores, já que as plantas na altura dos joelhos trazem às pessoas a sensação de proximidade. Sálvia, hálito de bebê, grama-dos-pampas-anã e grama-de-rosa ... A combinação de várias espécies imita a atmosfera da selva, que se transforma em uma preciosa paisagem natural na cidade e uma apresentação vívida da atualidade.

Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Exterior, Jardim
Paisagem no espelho. Imagem © Hao Chen
Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Exterior, Jardim
Jardim no espelho. Imagem © Xiu Wang

Identidade
Como resultado, esperamos apresentar o cenário do tempo, que está em constante mudança. O jardim natural indica diferentes cenários devido ao ciclo sazonal, já os espelhos são telas semelhantes, registrando as interações entre os diferentes usuários no espaço. Um jardim natural infinito, que pode se transformar em uma galeria urbana.

Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Exterior
Reforma do pocket park. Imagem © Hao Chen
Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI - Fotografia de Interiores
Entrada com portas giratórias abertas. Imagem © Hao Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Adjacent to Xinghua Community Youth Centre, 359 Xinghua Road, Changning District, Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pocket Park - Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI" [Pocket Park on Xinhua Road, Shanghai / SHUISHI] 26 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957241/pocket-park-xinhua-road-shanghai-shuishi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.