Reforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill

Reforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de ExteriorReforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores, EscadaReforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores, Cozinha, MadeiraReforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de InterioresReforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  325
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dave Burk | SOM
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FLOS, Gallotti & Radice, K W I Custom Cabinetry, Knoll International, Ruckstuhl
  • Design Partner: Brian Lee
  • Managing Partner: Jonathan Stein
  • Furniture Design: Michelle Mirrielees
  • Project Manager: Dickson Whitney III
  • Interior Design: Jaime Velez
  • Artistas Luftwerk: Petra Bachmaier, Sean Gallero
  • Cidade: Chicago
Mais informaçõesMenos informações
Reforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Exterior
© Dave Burk | SOM

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conhecido por projetos desafiadores e pouco convencionais como a Capela Cadet da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, Walter Netsch (1920-2008) arquiteto e antigo sócio do SOM, empregava em seus grandes projetos a mesma ingenuidade que empregou no projeto de sua própria casa. Sua residência de Chicago demonstra essa filosofia de projeto que ele chamava de "teoria de campo", e era baseada em geometrias complexas que estabeleciam relações intricadas entre forma e função. Originalmente construída em 1974, a casa aprece, enganosamente, como uma caixa simples, mas internamente contém uma rica variedade de espaços e níveis conectados por escadas. Depois que a esposa de Netsch faleceu em 2013, os arquitetos do SOM trabalharam para manter o espírito da casa ao adaptar e renovar alguns elementos e espaços.

Reforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores
© Dave Burk | SOM
Reforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Imagem 24 de 31
Planta - 2º Pavimento
Reforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Dave Burk | SOM

A Residência Netsch está situada discretamente na parte antiga da cidade de Chicago, onde sua fachada de tijolos da alguns sinais da complexidade que está por trás. Dentro, uma cobertura multissensorial cria a ilusão de uma casa muito maior do que é. Aberturas zenitais, que primeiro parecem ser posicionadas em lugares estranhos, logo se revelam como uma decisão milimetricamente calculada, moldurando vistas e iluminando espaços específicos do dia e até do ano. A aplicação da "teoria de campo" cria linhas no território, entre os dormitórios, de forma que os únicos espaços que têm portas na casa são os banheiros.

Reforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores, Escada
© Dave Burk | SOM
Reforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Exterior, Madeira
© Dave Burk | SOM

A reforma adiciona novos aparelhos e armários na antiga cozinha. Um balcão com prateleira de 12 metros de comprimento foi instalado para resgatar o bar linear original do projeto.  O banheiro foi renovado com novos balcões, iluminação e um vaso sanitário cuidadosamente escondido. Novos acabamentos refrescam o dormitório principal. Conciliar o conceito aberto com a necessidade de privacidade,  implicou no uso de portas de correr ocultas instaladas na área de banho e quarto principal.

Reforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores
© Dave Burk | SOM

O interior foi ocupado por obras da coleção de arte de Netsch, que incluía modernistas americanos proeminentes como Robert Motherwell, Roy Lichtenstein e Robert Indiana. A parede acima do sofá oferece um pano de fundo para uma obra de arte site-specific recém-encomendada: uma projeção digital da dupla de artistas Luftwerk, de Chicago.

Reforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Dave Burk | SOM

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma da Residência Netsch / Skidmore, Owings & Merrill" [Netsch Residence Renovation / Skidmore, Owings & Merrill] 25 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957207/reforma-da-residencia-netsch-skidmore-owings-and-merrill> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.