Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard

Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Imagem 2 de 15Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Imagem 3 de 15Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Imagem 4 de 15Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Imagem 5 de 15Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Mais Imagens+ 10

  • Equipe De Projeto Helen & Hard : Siv Helene Stangeland, Reinhard Kropf, Njål Undheim, Ane Dahl, Randi Augenstein, Nadine Engberding
  • Equipe De Projeto D Rmm: Alex de Rijke, Mirko Immendorfer, Jonas Lencer, Saskia, Koopmann, Junko Yanagsawa, Satoshi Isono
  • Arquitetos Responsáveis: Helen & Hard
  • Paisagismo: Helen & Hard AS / rum Arkitekter
  • Gestão De Projecto E Fiscalização De Obra: Kruse Smith Entreprenør AS
  • Consultoria: Dimensjon Rådgivning AS, Sig.Halvorsen AS, Energi og Miljø AS, Rønning Elektro AS, Sveco Norge AS, Siv Ing Albert Ølne, Trondheim
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Imagem 3 de 15
© Sindre Ellingsen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Rundeskogen é uma colina arborizada que conecta três centros de cidades na costa oeste da Noruega.

A região é dominada por pequenas casas unifamiliares, o que cria um contexto que acentua o contraste entre o entorno e o volume dos edifícios projetados. A densidade e a concentração do projeto foi definida de forma a manter a distância requerida de um recém descoberto túmulo viking, localizado na mesma colina.

Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Imagem 13 de 15
Implantação

O projeto dos Edifícios de Apartamentos Rundeskogen consiste em três torres com 113 unidades no total, variando de tipologias entre 60 e 140 metros quadrados, sendo que a torre mais alta tem 15 pavimentos. A estrutura do core central do edifício é de concreto, enquanto algumas partes são feitas de madeira. Originalmente as três torres foram projetadas para serem de madeira, mas, devido ao desejo do cliente  de construir de forma mais convencional, a solução foi fazer uma estrutura híbrida de madeira e concreto. 

Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Imagem 4 de 15
© Aeroview

Uma importante característica do projeto foi balancear o gabarito do edifício com generosas e amplas áreas verdes no piso térreo. Pra minimizar o impacto das torres, e manter a vista para os fiordes vizinhos, os primeiros andares dos apartamentos foram descolados do solo e colocados em balanço, sustentados pela estrutura central. Isso cria espaços externos cobertos no térreo. 

Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Imagem 7 de 15
Cortesia de dRMM

O projeto se organiza a partir de um elemento central estrutural em forma de estrela, no qual os braços são estendidos como paredes de separação entre os apartamentos. A forma prismática da planta dos apartamentos é derivada da otimização do projeto, de acordo com as vistas do entorno e da iluminação do sol, bem como a criação de enquadramentos diagonais entre e ao redor das torres. O resultado oferece qualidades volumétricas, como a percepção da luz e da sombra, que mudam gradualmente ao redor das fachadas em um efeito que é ainda mais enfatizado pelos painéis triangulares que refletem a luz conforme se transita e observa o edifício. No piso térreo, os elementos estruturais deste núcleo espalham-se como raízes que integram locais de encontro e sociabilização, espaços de treino, generosos halls de entrada e espaços de estar coletivo.

Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Imagem 5 de 15
© Sindre Ellingsen

Internamente cada apartamento tem um jardim de inverno integrado, o qual é totalmente protegido por painéis de vidro totalmente isolados, mas que permitem um uso flexível durante todo o ano. Outros recursos ambientais também incluem: coletores solares no telhado, recuperação de calor de água cinza e bombas de calor de fonte subterrânea que fornecem aquecimento.

Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Imagem 12 de 15
Planta

Além disso, cada apartamento comprado vem com uma bicicleta complementar e os proprietários recebem também sua própria árvore frutífera.

Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard - Imagem 9 de 15
Cortesia de dRMM

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rudskogen, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício de Apartamentos Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard" [Rundeskogen / dRMM + Helen & Hard] 23 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955257/edificio-de-apartamentos-rundeskogen-drmm-plus-helen-and-hard> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.