"間 ma, arte e espaços japoneses" com Michiko Okano, na FAU UFJF

‘Fronteiras_Japão: Sociedade e seus espaços' visa navegar pelo espaço Nipônico, de maneira introdutória, traçando perspectivas e horizontes novos, enquanto discute sociedade e cultura, arquitetura e cidade, bem como a visão de mundo tão particulares a essa nação.

O propósito do momento visava responder, a princípio, ao programa de um grupo de estudantes em prática de projeto, que de início, optaram pelo izakaya como tipo a ser investigado e desenhado. No entanto, visto o interesse coletivo acerca do recorte temático, a ideia ganhou corpo e o escopo democrático e socializado merecido de um ciclo de palestras.

As conversas propostas ocorrerão entre os meses de janeiro e fevereiro, de forma flexível entendendo as complicações do cenário mundial. A playlist contará com rodas de conversa, palestras e aulas, todos realizados pelos alunos da graduação. Serão ao todo 4 eixos: “Gastronomia e Culinária Japonesa e o Izakaya", “Arquitetura e os Espaços Japoneses”, "Fotografia de cidade / Arquitetura Japonesa" e "Cultura e Sociedade Japonesa". A primeira conversa, ocorrida no dia 08/01, contou com a presença do jornalista e produtor Roberto Maxwell, apresentando sua perspectiva brasileira das relações nos restaurantes japoneses, como grande amante e conhecedor da gastronomia japonesa.

‘間 ma, arte e espaços japoneses’ será o segundo capítulo das conversas ao vivo, contando com a presença do Professora Michiko Okano (UNIFESP). É autora de “Ma: entre espaço de arte e comunicação no Japão'' (Editora Annablume, 2011) e “Manabu Mabe” (Folha de São Paulo, 2013). A aula aberta propõe a abordagem da noção de Ma (間), relacionando seu desdobramento na arquitetura japonesa, a partir de suportes conceituais das produções artísticas do Japão, tradicionais e contemporâneas, em suas variadas temáticas. A intenção, em suma, é buscar se aproximar do entendimento sobre a concepção e manipulação dos espaços japoneses e seus reflexos na arquitetura

Outras conversas que correspondem aos eixos "Fotografia de cidade / Arquitetura Japonesa" e "Cultura e Sociedade Japonesa", estarão disponíveis no perfil do Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (@cacau_ufjf) bem como no perfil da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF (@fauufjf).

Todo o evento será aberto e gratuito, totalmente via internet, através do canal 'FAU UFJF' no YouTube.

  • Realizador/ Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo - CACAU UFJF
  • pelo Programa de Audiovisual doCACAU;
  • Apresentação/ Bernardo Barcellos, Gabriel Prado, Maria Fernanda de Széchy Martins Pinto
  • Organização/ Ana Clara Faria, Bernardo Barcellos
  • Palestrantes/ Michiko Okano
  • Suporte técnico/ Lucca Brigatto e Ana Clara Faria (doCACAU)
  • Produção e Divulgação/ Bernardo Barcellos, Ana Clara Faria, Lucca Brigatto, Gabriel Prado, Maria Fernanda de Széchy Martins Pinto, Gabriela Viana

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: ""間 ma, arte e espaços japoneses" com Michiko Okano, na FAU UFJF" 18 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955218/jian-ma-arte-e-espacos-japoneses-com-michiko-okano-na-fau-ufjf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.