Lançamento do livro "Vales Imginários"

Qual a importância de certos monumentos para as nossas cidades? Podemos mensurar nossas lembranças ou qualificar seus sentidos em nosso olhar sobre o mundo? Creio que toda cidade ou lugar tem algo que nos marca, que representa nossa identidade ou passagem. Se estamos longe, ao visualizá-los, nos sentimos reconfortados, acolhidos e de certa forma: em casa.

A cidade de São Paulo possui inúmeros marcos, mas certamente o mais representativo é o Vale do Anhangabaú, que também carrega a conotação histórica de origem. Retratado por artistas europeus desde o século XIX, nas litografias e aquarelas de artistas como Thomas Ender, Burchell, Landser, Lebret, Jules Martin e textualmente, nos relatos de Saint-Hilaire.

No início do século XX, Mário de Andrade em sua “Paulicéia Desvairada -1922”, nos apresenta: os “Parques do Anhangabaú nos fogaréus da aurora...”; com suas “Estátuas de bronze nu correndo eternamente...” e compara: “Estes meus parques do Anhangabaú ou de Paris...”. Outro intelectual nacional a mencionar o Vale foi Monteiro Lobato quando escreveu: “No princípio era o pântano, com valas de agrião e rãs coaxantes. Hoje é o parque do Anhangabaú, com ruas de asfalto, pérgula grata a namoricos noturnos...”, publicado na Revista Brasil, em 1918.

A partir daí foram inúmeros estudos elaborados em artigos, dissertações e teses, mas é no livro: Vale do Anhangabaú – Vales Imaginários – Riobooks, 2020, que temos a revisão histórica e simbólica do local até o presente. Três arquitetos se reuniram em torno do tema: Carlos Eduardo Mueller (Mestre), Péricles Varella Gomes (Doutor), que participou da equipe do concurso de 1981 (2º lugar) e Luíza Chiarelli de Almeida Barbosa (Mestre).

Com base na dissertação de mestrado de Carlos E. Mueller, a equipe se empenhou em destilar o texto e deixá-lo palatável ao público em geral. E desta forma contribui para que o estudo atinja círculos além das fronteiras acadêmicas. Outra preocupação foi com o design gráfico atraente de Alexis Graf Morozowicz, e a tradução para o inglês de Luis Guilherme Duarte.

O livro é rico em imagens históricas, projetos e desenhos. Conta com acabamento textual primoroso. De fácil leitura, agrada os olhos e nos convida a folheá-lo. A edição também conta com a versão e-book e também fará uso das plataformas digitais disponíveis para a proximidade com o leitor e interações nas atualizações futuras.

Segundo Luíza Chiarelli de A. Barbosa: “o tema já era algo desafiador, falar de um símbolo de tamanha importância para a cidade e o país, e ainda fomos surpreendidos com a pandemia. Tivemos que nos superar e o resultado foi que tivemos mais tempo para as entrevistas e pudemos lançar mais luz nas reflexões sobre o Vale num momento tão marcante para o mundo.”.

O livro está dividido em 4 capítulos:
1 — A História (refaz o caminho dos primeiros registros até o concurso de 1981)
2 — O Concurso (levante dos projetos premiados e menções honrosas em 1981)
3 — Projeto vencedor (análise crítica do projeto vencedor e execução)
4 — O Futuro (reflexões dos autores sobre o projeto atual de empresa dinamarquesa, a pandemia, valorização do espaço, entre outros).

No final do livro foi colocado três esboços antigos do Vale (marca d’água) para que o leitor interaja e crie seus próprios projetos. É uma maneira de permitir a sensação de poder fazer, de colocar suas ideias no papel, a proposta pessoal para o futuro deste que sem dúvida é o grande marco da maior cidade do nosso país.

E assim, que venham mais livros, mais leitores e defensores implacáveis do patrimônio nacional. Que a cidadania, o pertencimento e o senso de cuidado com as nossas cidades façam parte da história do mundo pós-pandemia.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Vales Imginários"" 08 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952894/lancamento-do-livro-vales-imginarios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.