Jardim de Infância Clover House / MAD Architects

Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 2 de 30Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 3 de 30Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 4 de 30Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 5 de 30Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Mais Imagens+ 25

  • Equipe De Projeto: Takahiro Yonezu, Yukan Yanagawa, Hiroki Fujino, Julian Sattler, Davide Signorato
  • Cliente: Clover International School
  • Construção : Kira Construction Inc
  • Engenharia Estrutural: Takuo Nagai
  • Cidade: Okazaki
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 9 de 30
© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos da MAD concluíram seu primeiro projeto no Japão, o jardim de infância Casa Clover. Localizado na pequena cidade de Okazaki, o ambiente da escola oferece vistas dos campos de arroz e das montanhas, características da região. O jardim de infância funcionava originalmente na antiga casa da família dos irmãos Kentaro e Tamaki Nara, que logo se tornou pequena e inadequada para expandir seus objetivos educacionais. Os irmãos desejavam criar uma instituição educacional moderna onde as crianças pudessem se sentir tão confortáveis quanto se sentem em suas próprias casas, permitindo-lhes crescer e aprender em um ambiente acolhedor.

Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 12 de 30
© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.

Achamos que seria importante criar uma atmosfera caseira dentro deste jardim de infância, então, em vez de construir um prédio totalmente novo, decidimos manter a antiga estrutura de madeira como a memória e alma do espaço, e trabalhar em torno dela.” afirmou Ma Yansong, fundador da MAD Architects.

Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 13 de 30
© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.
Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 27 de 30
Modelo
Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 16 de 30
© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.

A MAD foi contratada pela família para transformar sua antiga casa de dois andares em uma instituição educacional totalmente desenvolvida. A transformação começou com uma investigação da casa existente de 105m². Como as casas vizinhas, este volume de madeira foi construído como uma casa pré-fabricada padrão. Para reduzir os custos de construção ao mínimo, MAD decidiu reciclar a estrutura de madeira existente, incorporando-a no projeto do novo edifício. A estrutura de madeira original está presente em toda a área de aprendizado principal como uma lembrança simbólica da história. Seus espaços fechados e translúcidos se adaptam facilmente a diferentes atividades de ensino. As janelas, formadas por várias geometrias reconhecíveis aos olhos de uma criança, permitem que a luz do sol se filtre e crie sombras em constante mudança que brincam com a curiosidade dos alunos e estimulam a imaginação.

"Projetamos o edifício do ponto de vista das crianças e o layout se concentra na criação de espaços íntimos e diversos." disse Ma Yansong.

Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 5 de 30
© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.
Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 26 de 30
Corte
Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 3 de 30
© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.

A pele e a estrutura da nova casa envolvem a antiga estrutura de madeira como um pedaço de tecido que cobre o esqueleto do edifício, criando um espaço misto entre o novo e o antigo. O ponto de partida da Clover é a cobertura triangular característico. Este elemento adaptado cria espaços interiores dinâmicos e relembra as memórias dos proprietários do edifício como sua casa. A forma da casa lembra uma caverna mágica ou uma fortaleza emergente. Em comparação com a residência original, a nova estrutura tridimensional de madeira apresenta uma forma muito mais orgânica e dinâmica de abrigar o jardim de infância. A fachada e o telhado usam materiais de cobertura comuns, como telhas de asfalto, que fornecem impermeabilização, enquanto envolvem toda a estrutura como pedaços de papel.

"Queríamos criar uma peça lúdica de arquitetura que ficasse na memória das crianças quando crescessem." - Ma Yansong

Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 7 de 30
© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.

Somando-se a diversão, há um escorregador que desce do segundo andar do prédio para uma área de lazer ao ar livre e um pátio aberto em frente ao volume.

Jardim de Infância Clover House / MAD Architects - Imagem 6 de 30
© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Okazaki, Aichi, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância Clover House / MAD Architects" [Clover House / MAD Architects] 24 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951857/jardim-de-infancia-clover-house-mad-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.