Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura

Casa Pública Kamikatz / Hiroshi Nakamura & NAP. Image © Koji Fujii / Nacasa and Partners Inc.
Casa Pública Kamikatz / Hiroshi Nakamura & NAP. Image © Koji Fujii / Nacasa and Partners Inc.

Quando um material se torna obsoleto porque não cumpre mais sua função original adequadamente ou simplesmente é relegado para segundo plano por causa de reformas, ampliações ou demolições - somando-se à pilha de entulho que se transformará em desperdício - na grande maioria dos casos ele pode ser reparado, reutilizado e reciclado para recomeçar um novo ciclo de vida. Entretanto, com alguns elementos de construção, esta recuperação representa um desafio maior do que com outros, e sua reutilização pode nem sempre ser tão simples. No caso de portas e janelas, por exemplo, a demolição ou desmontagem deve ser muito mais cuidadosa se houver interesse em reciclar tais objetos, e algumas inspeções devem ser realizadas posteriormente para verificar o estado das peças e considerar possíveis custos de reforma. Também é verdade que este interesse em recuperar itens antigos nem sempre está presente, já que em muitos casos os proprietários priorizam o uso de peças novas e regulares que proporcionam uma certa uniformidade a todo o projeto.

As possibilidade das formas para moldar concreto aparente

Peter Zumthor, em uma de suas obras mais emblemáticas, dá ao concreto uma dimensão quase sacra. Trata-se da pequena Capela de Bruder Klaus, em um vilarejo na Alemanha, uma construção ao mesmo tempo robusta e sensível. O cimento branco, misturado a pedras e areia da região, trazem um tom terroso à construção. As 24 camadas desse concreto foram despejadas, dia após dia pela mão de obra local, e comprimidas em uma forma pouco usual. Seu exterior plano e liso contrasta com a outra face, feita de troncos de madeira inclinados, que forma um vazio triangular. Para remover as formas internas, os troncos foram incendiados em um processo controlado, reduzindo os troncos a cinzas e criando um interior carbonizado, variando entre o preto e o cinza, com a textura dos negativos dos troncos que outrora continha o concreto líquido. O resultado é uma obra prima da arquitetura, um espaço de reflexão e transformação, em que o mesmo material aparece de maneiras diametralmente opostas.

Casa Canal / Studio MK27 - Marcio Kogan + Lair Reis. Image © Fran ParenteCasa na Aldeia da Serra / MMBB Arquitetos + SPBR Arquitetos. Image © Nelson KonCasa no meio do caminho / Enrique Martin Moreno + Lucio Muniain et al. Image © Lucio MuniainCasa no Jardim Paulistano / GrupoSP. Image © Nelson Kon+ 17

Residência Amor 2 / Takeshi Hosaka Architects

© KOJI FUJII / Nacasa&Partners Inc© KOJI FUJII / Nacasa&Partners Inc© KOJI FUJII / Nacasa&Partners Inc© KOJI FUJII / Nacasa&Partners Inc+ 34

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Althemide, Asahi building wall, Grohe, Louis Poulsen, MIHAMA TSUSHO, +4

Casa Pátio em Nagoya / Takeshi Hosaka Architects

© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.+ 52

Nagoya, Japão

Inside Out / Takeshi Hosaka

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.+ 29

Katsushika, Japão

18 Projetos de arquitetura voltados para crianças

A arquitetura para crianças não necessariamente se reflete em brincadeiras para eles. No caso dos jardins infantis, parques e escolas, o processo projetual é realizado por adultos, no entanto, os fiéis usuários são as crianças. Portanto, os arquitetos têm a responsabilidade de garantir que o entorno construído ofereça a oportunidade de brincar, explorar e aprender no espaço físico.

Com isso em mente, apresentamos 18 espaços projetados especialmente para crianças - ambientes que talvez possam inspirar aos futuros Fosters, Hadids e Le Corbusiers.

Roomroom / Takeshi Hosaka

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.+ 36

Itabashi, Japão

Capela do Bosque Sayama / Hiroshi Nakamura & NAP

© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  114
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

Capela Espiral / NAP Architects

© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc© Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc+ 25

Hiroshima, Japão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

13 Capelas impressionantes ao redor do mundo

© Nicolás Campodónico© Yao Li© STUDIO associates© Davide Perbellini+ 14

Esta semana, apresentamos uma série de fotografias de algumas das capelas mais impressionantes publicadas recentemente em nossa página. São 13 projetos de diferentes partes do mundo que revelam distintas maneiras de projetar um espaço de culto. A seguir, veja nossa seleção que inclui fotografias de Adolf Bereuter, Yao Li e João Ferrand.

10 Obra-primas difíceis de visitar e como chegar nelas

Visitar obras-primas da arquitetura dos grandes mestres pode parecer uma peregrinação, especialmente quando estão longe e são difíceis de chegar. Nem todo mundo desprende o tempo necessário para visitar estes edifícios quando estão viajando, o que faz do fato de conseguir chegar lá ainda mais especial. Com estranhos horários de funcionamento e localizações difíceis, mostramos a seguir uma seleção de obras-primas da arquitetura e o que é preciso fazer para chegar nelas. Não esqueça de levar sua câmera!

Guia para publicar obras de arquitetura

Como editores da Equipe de Projetos do ArchDaily, buscamos refletir acerca do que foram as publicações de projetos durante 2016, e, com base nisso, nos aproximarmos do que esperamos para as publicações de obras em 2017.

Podemos dizer que durante 2016 nossas publicações de projetos tiveram um alto impacto em material gráfico. Em primeiro lugar, as perspectivas axonométricas fizeram parte da grande maioria de nossas publicações, democratizando o conhecimento ao gerar vistas com dimensões próximas às da realidade, sendo assim uma interpretação acessível. Em segundo lugar, o desenvolvimento da tecnologia de vídeos de imersão nos permitiu publicar percursos 360º completos por interiores de obras de diversas escalas, gerando imagens cada vez mais fiéis à realidade física de estar na obra em questão.

14 Histórias por trás dos vencedores do Building of the Year Award

Semana passada o ArchDaily revelou os 14 ganhadores do prêmio Building of the Year. Selecionados pelos leitores do ArchDaily entre mais de 3000 candidatos, este 14 representam os melhores projetos publicados pelo ArchDaily no ano passado, determinados por uma rede imparcial de 55.000 votantes que participaram - cada um deles como juízes em um dos prêmios de arquitetura mais democráticos do mundo.

Representando a diversidade de atuação dos arquitetos, locações e tipos de projetos, cada obra possui uma história muito diferente sobre sua concepção, sua relação com o contexto, como se encaixa na trajetória do arquiteto, ou o que diz sobre o rumo que a arquitetura está tomando. Apesar da diversidade de histórias apresentadas, cada uma delas torna-se um fascinante conto de arquitetura. Desta forma, apresentamos aqui essas 14 histórias.

Dia Mundial da Fotografia 2015: As 10 imagens mais marcadas no Meu ArchDaily

"Toda imagem conta uma estória" - ao menos segundo o cantor Rod Stewart. Mas que estórias são essas? No ArchDaily Brasil, sabemos que as vezes a habilidade necessária para registrar um edifício bem pode ser tão importante quanto a própria qualidade do edifício, então, para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, decidimos investigar um pouco as imagens mais populares de nossa página. Selecionamos as fotografias mais marcadas do Meu ArchDaily e entramos em contato com os fotógrafos para saber mais sobre as imagens. Veja a seguir as dez fotos mais populares e conheça as estórias por trás de seis delas.

10 impressionantes imagens de espaços sacros

Ainda sob a influência do espírito de Páscoa, apresentamos uma compilação de dez espaços sacros de nosso board de Arquitetura Religiosa no Pinterest. Variando de espaços tradicionais e reverentes a capelas modernas, esses impressionantes lugares de culto são verdadeiramente inspiradores. Veja, a seguir, estas obras sagradas:

Capela Espiral / NAP Architects. Imagem © Koji Fujii / Nacasa & Partners IncCapela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects. Imagem © Yao LiKirche am Hohenzollernplatz / Fritz Hoger. Imagem © Fabrice FouilletCobertura das Paredes da Antiga Igreja de Baños / BROWNMENESES. Imagem © Sebastián Crespo+ 10