Escola do Governo Blavatnik / Herzog & de Meuron

Escola do Governo Blavatnik / Herzog & de Meuron - Imagem 2 de 4Escola do Governo Blavatnik / Herzog & de Meuron - Imagem 3 de 4Escola do Governo Blavatnik / Herzog & de Meuron - Imagem 1 de 4Escola do Governo Blavatnik / Herzog & de Meuron - Imagem 4 de 4Escola do Governo Blavatnik / Herzog & de Meuron - Mais Imagens

  • Arquitetos: Herzog & de Meuron
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iwan Baan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  One Collection, Shadbolt, Taylor Maxwell, Wilkhahn, WindowMaster
  • Sócios Responsáveis : Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Ascan Mergenthaler (Partner in Charge)
  • Equipe De Projeto: John O'Mara (Associado, Diretor de Projeto), Marinke Boehm (Gestor de Projeto), Ben Duckworth (Associado), Simon Demeuse (Associado) Farhad Ahmad, Maximilian Beckenbauer, Frederik Bojesen, Blanca Bravo Reyes, Thomas Cardew, Oliver Cooke, Shane McCamley, Massimo Corradi, Joseph Dejardin, Martin Eriksson, Francis Fawcett, Elizabeth Ferguson, Andrew Gibbs, Stefan Goeddertz (Associate), Jennifer Gutteridge, Shusuke Inoue, Sara Jiménez Núñez, Yuichi Kodai, Áron Lőrincz, Martin Nässén, Tyler Noblin, Julian Oggier, Kristian Pedersen, Holger Rasch, Martha Rawlinson, Nina Andrea Renner, Steffen Riegas, Rebecca Roberts, Raúl Torres Martín, Yves Wanger, Mika Zacharias
  • Cliente: The University of Oxford
  • Cidade: Oxford
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Escola do Governo Blavatnik / Herzog & de Meuron - Imagem 3 de 4
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto como este requer uma resposta arquitetônica única.

É com essa afirmação que os arquitetos começam a descrever o projeto da Escola do Governo Blavatnik. Nosso ponto de partida para este projeto veio de dento, do coração do próprio edifício. O Fórum, como um espaço público e democrático, atravessa todo o edifício da escola, conectando seus diversos níveis e programas. Uma escola de governo deve ser construída em torno—e partir—do conceito de abertura, comunicação e transparência. Formalmente, o espaço do pátio central procura concretizar tais princípios em sua estrutra. Em uma primeira instância, ele fornece acesso aos distintos espaços que compõe a escola, mas além disso e o que é mais importante, ele disponibiliza um espaço de encontro e socialização para todos os alunos e toda a comunidade acadêmica de Oxford. Em nossa proposta, o edifício se apresenta como uma espécie de auditório ou teatro, um espaço público e interligado à uma série de terraços abertos que vão desde o piso térreo até aos níveis superiores da Escola. Ainda que conectadas entre si, cada uma destas plataformas foi concebida para operar como um espaço independente. Desta forma, o pátio opera como um espaço social que facilita e estimula encontros, trocas e sobreposições.

A Escola de Governo Blavatnik foi projetada para acolher uma série de espaços de ensino e aprendizado, os quais se beneficiam da presença imediata dos ambientes de encontro e socialização, assim como de um vasto programa de pesquisa e serviços, todos eles intimamente conectados pela presença do fórum. Nos primeiros níveis encontram-se os principais programas públicos e as salas de aula. Os níveis mais altos, por sua vez, recebem os programas de pesquisa, os quais exigem um ambiente mais tranquilo para que os alunos possam se concentrar em suas tarefas. Culminando no topo do edifício estão os espaços dedicados aos alunos e professores, desde onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade de Oxford e além. Em seus quase 10 mil metros quadrados, o edifício da Escola do Governo oferece uma ampla variedade de diferentes tipos de espaços de ensino, desde pequenas salas de aula até grandes auditórios.

Escola do Governo Blavatnik / Herzog & de Meuron - Imagem 2 de 4
© Iwan Baan

Usufruindo de uma localização privilegiada no coração do novo Quarteirão do Observatório Radcliffe (ROQ), a nova sede da Escola do Governo Blavatnik será o primeiro edifício com o qual se deparam os pedestres, visitantes e estudantes que acessam o campus pelo sul.

Desta forma, a Escola tem potencial para se transformar na mais nova porta de entrada da Universidade de Oxford e portanto, um símbolo do seu desenvolvimento futuro.

Em seu contexto imediato o edifício se depara com situações bastante complexas, como a presença imediata da Igreja de São Paulo de um lado e do Somerville College de outro, tendo o próprio edifício da Oxford University Press do outro lado da rua. Procurando acolher esta densidade histórica em seu interior, o Fórum opera como um elemento de mediação entre o espaço exterior e interior. Formalmente, este mecanismo espacial é aquilo que define a aparência externa do edifício da Escola, formas que encontram ressonância em muitos dos principais edifícios governamentais e universidades do Reino Unido.

Escola do Governo Blavatnik / Herzog & de Meuron - Imagem 4 de 4
© Iwan Baan

Mais especificamente, o projeto do edifício se desenvolve a parir de uma série de círculos perfeitos deslocados, os quais surgem como uma resposta aos parâmetros e limitações encontradas no local. Os desencontros entre os pavimentos acabem por criar distintas saliências no volume do edifício, orientando a sua fachada em direção noroeste, onde encontra-se o centro do Quarteirão Observatório Radcliffe. O acesso principal à Escola encontra-se localizada bem no meio da fachada principal frente à Rua Walton, definindo um eixo de simetria que lhe confere um ar de seriedade clássica. Centralizada sob o balanço mais eminente do conjunto, a porta de entrada engloba parte da fachada do volume do primeiro pavimento, cuja geometria circular se transforma em uma fachada retilínea Sheldoniana. Alinhada com o afastamento da histórica fachada da Igreja de São Paulo, esta fachada ortogonal procura refletir toda a simetria presente do edifício em frente, a seda da Oxford University Press.

Com o projeto da Escola do Governo Blavatnik, pretendemos entregar um edifício que funcione tanto como um novo ponto de referência para o Quarteirão Observatório Radcliffe quanto como um novo espaço de encontro e socialização para a comunidade acadêmica de Oxford. Um edifício absolutamente icônico concebido para acolher um programa evidentemente inovador.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Woodstock Rd, Oxford, Oxfordshire OX2 6GG, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola do Governo Blavatnik / Herzog & de Meuron" [Blavatnik School of Government / Herzog & de Meuron] 25 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951781/escola-do-governo-blavatnik-herzog-and-de-meuron> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.