IAB-RJ lança 37º Prêmio Arquiteto do Amanhã e 58º Premiação Anual

O Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) está com inscrições abertas para a 58ª Premiação Anual – Rumo ao Centenário do IAB e para o 37º Prêmio Arquiteto do Amanhã. O primeiro tem como objetivo premiar a produção intelectual e profissional dos profissionais associados ao Departamento, enquanto o Arquiteto do Amanhã é voltado à premiação de trabalhos acadêmicos produzidos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado do Rio de Janeiro. Os Trabalho de Conclusão de Curso vencedores das oito categorias do Arquiteto do Amanhã concorrerão, ainda, ao Prêmio Grandjean de Montigny, promovido pelo CAU/RJ.

Igor de Vetyemy, presidente do IAB-RJ, destaca que os prêmios deste ano têm um significado especial por estarem sendo realizados em meio à pandemia da Covid-19 e por antecipar algumas das mudanças que serão implantadas no próximo ano, quando o Instituto comemora 100 anos de existência. “Este ano, como transição para um novo modelo que vai ser celebratório do centenário do IAB, nós teremos, em todas as categorias do Prêmio Anual, um prêmio nacional e um estadual, que era uma reivindicação antiga dos arquitetos do Rio. Já acolhemos também algumas pautas muito caras ao IAB, que foram incluídas como categorias: Direito à Cidade e Difusão da Arquitetura e Urbanismo”, explicou.

Além da premiação, todos os anos, o IAB faz também uma homenagem especial a algum indivíduo ou instituição que tenha feito a diferença naquele ano, além de apontar, no campo profissional, quem foi o destaque, ou Arquiteto do ano. Em 2020, as homenageadas serão a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a arquiteta e urbanista Gabriela de Matos. “Neste ano, não tem como falar que foi o ano de outra coisa, se não, da pandemia. E a Fiocruz tem sido protagonista. Está lutando bravamente, inclusive, com arquitetos e urbanistas em sua equipe. A instituição merece todas as homenagens pelo trabalho árduo na luta contra a pandemia e na busca de uma vacina liderada pela sua presidente Nísia Trindade“, opinou Igor de Vetyemy. “Já a Gabi de Matos concebeu o projeto Arquitetas Negras. É um reconhecimento mais que merecido e que carrega, na figura dela, a homenagem a todas essas figuras inviabilizadas pela sociedade e desveladas pelo projeto”, acrescentou.

A coordenação do Prêmio também foi renovada. “Entrei no Instituto em 2018, no programa de voluntariado, e desde então acompanho de perto a Premiação. Este ano tive o prazer de ser convidada a coordenar a equipe que também conta com a colaboração das arquitetas Adriana Soares e Kamylla Barbosa. A Premiação não é importante somente para os arquitetos que submetem seus trabalhos, mas também para aqueles que constituem a sua organização, principalmente os voluntários que têm uma experiência profissional totalmente diferente”, afirmou a coordenadora Mylena Milato.

37º Prêmio Arquiteto do Amanhã

As inscrições do 37º Prêmio Arquiteto do Amanhã do IAB-RJ estão abertas até 19 de novembro. Podem se inscrever profissionais recém-formados que tenham concluído o curso de arquitetura e urbanismo em universidades fluminenses*, matriculados a partir do 5º período. O concurso é dividido em duas etapas. Para a primeira, não há taxa de inscrição. Na segunda etapa, a taxa é de R$ 60.

A participação no prêmio é exclusiva para associados do Departamento, no caso de profissionais recém-formados, e para graduandos inscritos como sócios aspirantes. O participante pode concorrer ao prêmio individualmente ou em equipe, com até um trabalho em cada categoria. São elas: Arquitetura de Edificações; Arquitetura de equipamentos culturais; Patrimônio cultural; Restauro e Transformação de uso de Edificações; Tecnologia e inovação na arquitetura; Produção Teórica; Urbanismo e Paisagismo; Habitação de Interesse Social; e Impacto Metropolitano.

Todos os trabalhos apresentados deverão ter sido realizados, obrigatoriamente, em disciplina curricular durante o segundo semestre letivo de 2019 e o primeiro semestre letivo de 2020. Os prêmios serão entregues durante a Festa Anual dos Arquitetos e Arquitetas do IAB-RJ, no dia 21 de dezembro. O evento será online devido à pandemia da Covid-19.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou Trabalhos Finais de Graduação (TFG), de autoria individual ou em equipe, vencedores de cada categoria concorrem ao Prêmio Grandjean de Montigny, do CAU/RJ, cujo edital será lançado em breve.

Para participar do Prêmio Arquiteto do Amanhã, leia o edital e preencha formulário online disponíveis no site do IAB-RJ: www.iabrj.org.br

58º Premiação Anual IAB-RJ 2020 – Rumo ao Centenário

Nesta edição, a Premiação Anual do IAB-RJ passa por um processo de transição. O objetivo é promover maior destaque da arquitetura e urbanismo do estado do Rio de Janeiro, no ano em que sua capital se tornou Capital Mundial da Arquitetura, e ao mesmo tempo antecipar os desafios e aprendizados necessários para consolidar um formato nacional unificado, que em 2021 fará parte das ações comemorativas de seu centenário. Por isso, este ano, todas as categorias da premiação poderão apresentar mais de um premiado, um na esfera nacional e outro na esfera estadual, o mesmo valendo para os prêmios de 2° e 3° colocados e menções honrosas, em todas as categorias.

A premiação ocorrerá em duas etapas. Não há taxa de inscrição na primeira etapa. Os interessados devem preencher formulário online e enviar uma prancha do trabalho em formato A3 (297 x 420mm) em arquivo PDF até o dia 22 de novembro. Não há limite máximo de trabalhos inscritos por categoria. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão curadora, que selecionará os projetos que avançarão para a próxima fase. Os autores responsáveis pelos trabalhos selecionados serão comunicados e convidados a participar da segunda etapa. Neste momento, os que desejarem seguir na premiação, deverão pagar uma taxa de R$ 120 e todos os autores devem comprovar adimplência de suas anuidades com o IAB de seu estado.

As categorias que poderão ser indicados e inscritos os trabalhos para a 58ª Premiação Anual do IAB-RJ são: Arquitetura de Novas Edificações; Arquitetura de Restauro e Transformação de uso de Edificações; Arquitetura de Interiores; Urbanismo e Paisagismo; Produção Teórica; Fotografia – Rio Capital Mundial da Arquitetura; Direito à Cidade; Difusão da Arquitetura e Urbanismo.

Todos os trabalhos poderão ser de autoria individual ou coletiva; e devem ter sido executados nos últimos cinco anos (entre 01 de janeiro de 2015 e 03 de novembro de 2020). Os trabalhos que receberem o prêmio de sua categoria estarão aptos a concorrer ao Grande Prêmio da 58ª Premiação Anual dos Arquitetos – RJ.

  • Título

    IAB-RJ lança 37º Prêmio Arquiteto do Amanhã e 58º Premiação Anual
  • Tipo

    Divulgação de concursos (ideias)
  • Organizadores

  • Prazo de inscrição

    22 de Novembro de 2020 03:12 PM
  • Prazo para envio

    03 de Novembro de 2020 03:12 PM
  • Onde

    Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Rio de Janeiro
  • Preço

    Grátis

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "IAB-RJ lança 37º Prêmio Arquiteto do Amanhã e 58º Premiação Anual" 18 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951668/iab-rj-lanca-37o-premio-arquiteto-do-amanha-e-58o-premiacao-anual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.