Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier

Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 2 de 46Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 3 de 46Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 4 de 46Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 5 de 46Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Mais Imagens+ 41

  • Arquitetos: SUP Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Zhi Xia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Anji Zhujing Bamboo Industry Technology
Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 12 de 46
Fachada Norte da Cobertura de Bambu. Imagem © Zhi Xia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro comunitário em Shangcun é um projeto de renovação de um pátio em ruínas transformando-o em um espaço público, proporcionando lazer e espaço multiuso para residentes locais e turistas. O projeto é marcado pelo governo como uma abordagem exercível e regional e um ponto de partida da preservação e do desenvolvimento sustentável desta vila tradicional.

Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 32 de 46
Vista Aérea. Imagem © Zhi Xia

Shangcun está localizada no condado de Jixi, província de Anhui, China, com uma história de mais de mil anos desde a primeira imigração no final da dinastia Tang. A aldeia foi construída junto à serra, o que permite que usufrua de bons recursos ecológicos ao mesmo tempo em que o seu património histórico, como as residências tradicionais, se mantém intacto desde a urbanização.

Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 37 de 46
Textura

O terreno está localizado no ponto de junção de vários caminhos da vila, e é transformado numa pequena praça, integrando os caminhos das diferentes elevações com rampas e proporcionando um espaço público com cobertura para os habitantes, mantendo entretanto o tecido urbano da aldeia visto de cima.

Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 9 de 46
Vista Sudeste. Imagem © Zhi Xia
Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 24 de 46
Casas Vistas Através da Cobertura de Bambu. Imagem © Zhi Xia

O local do projeto é o antigo pátio da família Gao. A estrutura principal da antiga casa ruiu por falta de manutenção e os únicos remanescentes são as antigas paredes, a fundação da casa e o pátio.

Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 14 de 46
Reunião Habitantes. Imagem © Zhi Xia
Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 46 de 46
Corte Perspectivado
Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 22 de 46
Reunião Habitantes. Imagem © Zhi Xia

A solução de projeto baseia-se no princípio da intervenção mínima, adotando um layout de múltiplas unidades utilizando material local comum - bambu - para construir 6 grandes espaços abrigados. 3 em linha e 2 em coluna, os seis espaços de 5mx5m formando 3 conjuntos sob a cobertura de bambu com toldo preto, proporcionam um espaço compartilhado que hospeda as atividades dos moradores da vila e dos visitantes.

Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 41 de 46
Espaço Multifuncional

O projeto coletou e organizou velhos tijolos pretos, telhas, pedra e madeira do local para formar elementos de paisagem com base no layout original do pátio e construção de infraestrutura, como a manutenção das antigas paredes de MaTau e a construção dos muros de contenção de pedra com técnicas tradicionais, entretanto, artesãos locais partilharam as suas ideias sobre os detalhes, plantas e decorações, o que também tornou o salão algo que realmente cresceu na aldeia. Os "guarda-chuvas" de bambu, além das tradições, são construídos com técnicas arquitetônicas modernas por artesãos profissionais em bambu, a fim de garantir a durabilidade dos componentes, e a outra parte do salão e da paisagem é totalmente construída pelos próprios moradores.

Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 19 de 46
Área do Pátio. Imagem © Zhi Xia
Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 4 de 46
Guarda-chuva e Parede em Bambu. Imagem © Zhi Xia

Os moradores também mostram grande entusiasmo no uso do centro comunitário. Ele entrou em uso logo após sua conclusão como um lugar onde os moradores e turistas podem ter a chance de se reunir, conversar sobre diferentes estilos de vida e desfrutar dos entretenimentos, bem como um local para atividades do grupo da vila e um salão de exposições de história e cultura. Como um dos poucos espaços públicos da região, ganhou a aprovação de todos os moradores. E como um novo membro da vila, conseguiu se misturar ao ambiente e ativar a antiga comunidade.

Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 16 de 46
Esquina Nordeste. Imagem © Zhi Xia

A configuração do guarda-chuva de bambu e do arco de toldo surgiu de um experimento para simplificar a estrutura e diminuir a escala do telhado. Os edifícios vernáculos de azulejos pretos da aldeia têm uma profundidade média no telhado de 5-6 m. Quando vista do topo da colina, a estrutura tem escala semelhante que se confunde com a estrutura da vila, proporcionando um espaço público para reuniões e entretenimento. A altura dos guarda-chuvas varia de acordo com a cota do terreno, enquanto a cobertura elevatória permite ver no seu interior a fachada decorativa da tradicional residência ao sul.

Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier - Imagem 27 de 46
Canto Noroeste. Imagem © Zhi Xia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jiapengxiang, Jixi, Xuancheng, Anhui, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier" [Village Lounge of Shangcun / SUP Atelier] 24 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951611/centro-comunitario-de-shangcun-sup-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.