Arquitetura do reaproveitamento: as vantagens de construir com contêiner

O uso de contêineres como solução projetual tem se mostrado uma forte tendência na prática arquitetônica contemporânea. A adaptação deste objeto utilitário idealizado para transporte de carga em espaços habitados pelo homem tira partido de algumas características como sua capacidade modular, seu adequado dimensionamento e também da estética industrial que carrega, agradando a muitos segmentos do mercado.

As vantagens do uso do contêiner como arquitetura vão além de seus atributos materiais e espaciais. Um dos problemas da construção civil tradicional é o excesso de resíduo gerado no canteiro de obras. O reaproveitamento de estruturas já existentes diminui significativamente a produção de entulhos, deixando a obra mais limpa, mais rápida e possivelmente com menor custo, a depender de outras definições de projeto.

Arquitetura do reaproveitamento: as vantagens de construir com contêiner - Imagem 2 de 2
A Casa Suspensa / Casa Container Marília. Imagem © Celso Mellani

A ideia de uma construção inovadora, sustentável e economicamente viável é bastante sedutora, mas há limites aos usos possíveis de serem abrigados no contêiner e há especificidades que demandam cuidados nos processos que tratam de sua conversão em objeto arquitetônico. Para esclarecer tais questões e lançar luz sobre outras tantas, convidamos o arquiteto Daniel Assuane que tem se especializado no uso do contêiner em diferentes projetos, um deles selecionado para o Building of the Year 2020. O arquiteto Victor Caixeiro também contribui com sua experiência no uso de contêineres para fins comerciais.

Há relatos do reuso de vagões de trem para outros fins desde o século XIX, na Europa. Também no período de guerra, contêineres chegaram a ser adaptados para abrigos temporários. Mas a contemporaneidade certamente inaugurou uma forma própria de reaproveitamento do equipamento, explorando sua capacidade como unidade compositiva e refinando a rusticidade estética do objeto original. Os projetos que têm no contêiner seu partido inicial não necessariamente precisam se restringir a ele, o que gera uma diversidade de soluções plásticas quase contraditória a lógica de modulação baseada no agrupamento de partes iguais.

Outras especificidades podem ser apontadas quanto aos cuidados na hora de escolher qual contêiner comprar, com quais materiais revestir e como os sistemas complementares de funcionamento do edifício dialogam com a estrutura em caixa, usualmente feita em aço cortén. Mas nada que dificulte sua grande aplicabilidade para o projeto arquitetônico e sua execução. 

Ouça a entrevista completa aqui.

Texto por Aline Cruz.

Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Arquitetura do reaproveitamento: as vantagens de construir com contêiner" 20 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951534/arquitetura-do-reaproveitamento-as-vantagens-de-construir-com-conteiner> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.