Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano

Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 2 de 25Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 3 de 25Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 4 de 25Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 5 de 25Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Mais Imagens+ 20

Ciudad de México, México
  • Arquitetos: 128 Arquitectura y Diseño Urbano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  73000
  • Fotógrafo
    Fotografías:Onnis Luque, 128 Arquitectura y Diseño Urbano
  • Autores: Fernando Tepichín Jasso, Alejandro Polo Lamadrid
  • Colaboradores: Ricardo Pérez González, Angélica Moreno Torres, Fernanda Lozano Mendoza
  • Arquitectura Del Paisaje: Andrea Gabriela Mejía Jiménez, Rodrigo Juan Canjay Torres
  • Ingeniería Estructural: Javier Cesin, Massiel Rey
  • Ingeniería Instalaciones: Enrique Zenón, Delfino Segura
  • Construcción: GAMI Ingeniería e Instalaciones
  • Supervisión: KARISMA INGENIERÍA
  • Sobsecdmx: Tania Carro
  • Sedema: Maritza Hernández
  • Cidade: Ciudad de México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 2 de 25
© Onnis Luque

A história da infraestrutura hidráulica da Cidade do México remonta a época pré-colombiana, quando os Astecas estabeleceram seus primeiros assentamento as margens lago Texcoco. Com o passar dos séculos, muitos dos históricos canais que antes dominavam a paisagem do planalto central mexicano foram desaparecendo, transformados em valetas, canais de drenagem ou esgoto. Por este motivo, em 2019 a Cidade do México propôs um amplo projeto de revitalização e resgate de algumas destas importantes estruturas urbanas na tentativa de reverter a paulatina decomposição do tecido urbano e social da capital mexicana. Esta estratégia fomentou o desenvolvimento de uma série de pequenos projetos, estimulando o surgimento de novos espaços públicos que visam promover a qualidade de vida dos moradores da cidade e preencher os “vazios” urbanos deixados pela expansão urbana predatória.

Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 3 de 25
© Onnis Luque
Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 22 de 25
© 128 Arquitectura y Diseño Urbano
Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 21 de 25
© 128 Arquitectura y Diseño Urbano
Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 5 de 25
© Onnis Luque

É neste contexto que surge o “Parque Linear do Grande Canal”, concebido pelos arquitetos do 128 Arquitetura y Diseño Urbano, o qual encontra-se implantado ao longo da Avenida del Peñón em direção Norte. Com um longo parque linear construído sobre a estrutura histórica do Grande Canal da capital, este novo espaço urbano transforma e integra ao tecido urbano uma área de mais de 70 mil metros quadrados—e isso é apenas a primeira etapa.

A característica formal de maior relevância neste projeto surge da intenção dos arquitetos de reestabelecer o antigo leito do canal, reconstruindo a topografia original do terreno e transformado-o em um amplo e generoso espaço público acessível. O histórico canal esteve abandonado por anos, transformando-se em uma espécie de fissura urbana que separava mais de vinte bairros diferentes e quase 100,000 habitantes ao longo de seus pouco mais de mil metros de extensão. A recuperação da mata nativa e ciliar do antigo canal foi um fator determinante para o desenvolvimento do projeto de intervenção concebido pela equipe do 128 Arquitetura y Diseño Urbano, restabelecendo este território como uma área de domínio público 100% permeável, permitindo assim reduzir os efeitos das ilhas de calor na Cidade do México.

Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 4 de 25
© Onnis Luque

Os programas e espaços públicos que compõe a estrutra urbana do Parque Linear do Grande Canal foram concebidos para suprir a carência histórica e manifesta por áreas verdes nesta região da capital mexicana. De forma a animar este novo eixo monumental, os arquitetos optaram por inserir uma série de pequenas ilhas programáticas e pavilhões temáticos concebidos para atender as demandas de um diversificado grupo de usuários, desde idosos, crianças e jovens, até atletas e turistas.

A geometria do traçado do parque rememora a repetitividade das estruturas das grandes calçadas pré-colombianas, criando uma sensação de ritmo e escala além de definir uma grade sobre a qual se encaixam os elementos do parque: taludes, platôs, jardins, rampas e escadarias. A iluminação pública, até então inexistente, revela um generoso espaço de domínio público, requalificado e devolvido aos moradores de capital. 

Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 8 de 25
© Onnis Luque
Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano - Imagem 7 de 25
© Onnis Luque

-

Autores: Fernando Tepichín Jasso, Alejandro Polo Lamadrid 128 arquitectura y Diseño Urbano
Colaboradores: Arq. Ricardo Pérez González, Arq. Angélica Moreno Torres y Arq. Fernanda Lozano Mendoza
Arquitetura da paisagem: Arq. Psj. Andrea Gabriela Mejía Jiménez, Arq. Psj. Rodrigo Juan Canjay Torres
Sobsecdmx: Arq. Tania Carro
Sedema: Arq. Psj. Maritza Hernández
Engenharia Estrutural: Ing. Javier Cesin, Ing. Massiel Rey
Engenharia de Instalações: Ing. Enrique Zenón, Ing. Delfino Segura
Construção: GAMI Ingeniería e Instalaciones
Supervisão de Obra: KARISMA INGENIERÍA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ciudad de México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Linear do Grande Canal / 128 arquitectura y diseño urbano" [Parque Lineal del Gran Canal / 128 arquitectura y diseño urbano] 16 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951247/parque-linear-recupera-espaco-do-historico-grande-canal-da-cidade-do-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.