Curso - Projeto expográfico: do plano à prática / com Helena Cavalheiro e convidados

Quais são as questões conceituais e técnicas que dão forma a um projeto expográfico? Quais são xs agentes envolvidos no processo ? Quais são as ferramentas e etapas de trabalho mais utilizadas? Embora inscrita no universo da arquitetura, a tarefa de transpor para o espaço uma narrativa artística possui suas particularidades.

Voltado para estudantes e profissionais interessadxs em atuar na elaboração de projetos de arquitetura de exposições, o curso oferece uma panorama da prática e de suas especificidades, apresentados através de aulas expositivas e realização de exercícios de projeto baseados em situações reais.

Ao final do curso os participantes terão sido responsáveis por projetar uma exposição para os espaços o Museu de Arte de São Paulo (MASP), tendo como objeto de estudo a Cadeira Paulistano de Paulo Mendes da Rocha e a sua releitura proposta por Nadezhda Mendes da Rocha (@satelite.studio).

Serviço:

curso online⁣
total de 8 encontros⁣

parte 1: aulas expositivas⁣

quartas e quintas-feiras, das 19h às 21h⁣
28 e 29 de outubro⁣
05 e 06 de novembro⁣

parte 2: aulas práticas⁣

quintas-feiras, das 19h às 21h⁣
12, 19 e 26 de novembro⁣
03 de dezembro⁣

Para mais informações sobre o curso e inscrições
https://plato.studio/Projeto-expografico

Sobre o projeto Paulistano/Kamayurá:

Ao projetar a cadeira em 1957 Paulo Mendes da Rocha tinha o desejo de unir a tecnologia de ponta da industria (o aço-mola) e uma técnica ancestral de povos indígenas americanos (tramas de fibras naturais). Na época, não conseguiu fazer contato com os povos indígenas e desenvolveu a capa em lona e outros materiais, solução conhecida hoje em dia.

Em 2019, Nadezhda então iniciou uma parceria para a confecção das capas em fibra de Buriti com o povo Kamayurá, do Alto Xingu. A partir de algumas viagens de estudos, a designer projetou um gabarito, resultante de investigações projetuais com as mulheres da aldeia para achar a melhor maneira de tramar a peça. O resultado são capas que vestem a cadeira da mesma forma, mas apresentam particularidades estéticas de quem as tramou. O resultado destes encontros é uma nova cadeira, a Paulistano/Kamayura.

O material a ser exposto é o registro deste processo, em fotos e videos, além dos gabaritos, artefatos Kamayura, e as cadeiras, ainda inéditas.

Sobre Helena Cavalheiro:

Arquiteta e urbanista, graduada pela FAU-UFRGS, Mestre pela FAU-USP na área de Projeto, Espaço e Cultura e especialista latu sensu em Arquitetura, Educação e Sociedade pela Escola da Cidade. Com suas investigações e práticas situadas nas fronteiras entre arte, arquitetura, cidade e educação, de forma independente ou em associação desde 2011 vem realizando diversos de projetos expográficos, os quais destacam-se: 8ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul (Porto Alegre, 2011), 30ª Bienal de Arte de São Paulo (Pavilhão da Bienal, 2012-13); exposição Cidade Gráfica (Itaú Cultural, 2014); da reedição dos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi (MASP, 2015); 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo (2017); Festival Plana Fim do Mundo (Pavilhão da Bienal, 2017); Claudia Andujar: a luta Yanomami e Palermo: Letizia Battaglia (IMS, 2019); Farsa: língua, fratura, ficção (Sesc Pompeia, 2020).Em 2019 entre outros projetos foi também responsável pela produção executiva das obras comissionadas realizadas no Sesc 24 de Maio por ocasião da 12º Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Desde 2019 integra ainda o corpo docente da Escola da Cidade, colaborando em ateliês de projeto, aulas expositivas e em projetos de pesquisa promovidos pela instituição.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso - Projeto expográfico: do plano à prática / com Helena Cavalheiro e convidados" 26 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950253/curso-projeto-expografico-do-plano-a-pratica-com-helena-cavalheiro-e-convidados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.