Vem por aqui: criando espaços mais seguros para mulheres

DE MULHERES PARA MULHERES!

Em parceria com o CAU/SC lançamos a oficina “Vem por aqui: criando espaços mais seguros para mulheres”. Este evento é exclusivo para as pessoas que se identificam como mulher, para que possamos criar uma rede de diálogo e acolhimento.

A oficina consiste em 6 encontros virtuais que contemplam debate, reflexão e ação! Com uma base teórica sólida, o curso proporcionará um debate construtivo e propositivo que dê voz às participantes. A ideia é formar uma rede de mulheres que, através de leituras e debates, compreendam situações e ferramentas para a transformação dos espaços públicos em prol da nossa segurança. O público do curso não é limitado para arquitetas e urbanistas, qualquer mulher que se interesse pelas questões de gênero na cidade é muito bem vinda! A oficina será feita em plataforma online devido à atual situação provocada pela COVID-19.

___

A oficina será conduzida pelas Arquitetas e Urbanistas da equipe do Bloco B Escola em colaboração com a professora Arquiteta e Urbanista Paula Freire Santoro (FAU/USP-LabCidade) e as Cientistas Sociais Larissa Gdynia Lacerda (FFLCH/ USP-LabCidade) e Marina Kohler Harkot (FAU/USP).

Os três primeiros encontros contam com a presença das nossas convidadas e neles serão abordados conceitos fundamentais para a oficina. Os encontros 02 e 03 serão conduzidos pelas nossas convidadas.

A oficina conta com conteúdos previamente selecionados, que chamamos de “esquenta preparatório”. São textos, podcasts, documentários, vídeos e atividades que pensamos com muito carinho. Cada participante realiza o “esquenta” entre um encontro e outro para que possamos nutrir os debates temáticos.

Programação:

21.10 | Encontro 1: Introdução à oficina

Dinâmica de apresentação das mulheres do curso: organizadoras, ministrantes convidadas e grupo de participantes. Apresentação da programação da oficina e dos conteúdos abordados. Introdução de alguns conceitos; tempo para perguntas e debate. Repasse do conteúdo do esquenta para a próxima aula.

28.10 | Encontro 02: Conceitos de gênero, performatividade e interseccionalidades

Introdução aos conceitos de gênero, performatividade e interseccionalidades. Apresentação dos debates: trabalho reprodutivo/produtivo, trabalho de cuidado, patriarcado, dicotomias e feminismos. Discussão sobre os temas relacionados ao conteúdo do esquenta e aos conceitos apresentados. Tempo para perguntas e debate. Repasse do conteúdo do esquenta e organização dos grupos temáticos para o encontro seguinte.

04.11 | Encontro 03: Como fazer leituras do território que não invisibilizem?

Dinâmica com as participantes para instigar reflexões sobre o projeto que será desenvolvido nos encontros seguintes; as participantes, organizadas em grupos, irão explorar os temas propostos pelas ministrantes convidadas, referentes ao conteúdo do esquenta.Tempo para o debate em grupos e, posteriormente, para o debate ampliado com a turma.

11.11 | Encontro 4: Percebendo o espaço ao redor, o que é um espaço seguro e para quem?

Baseado nos artigos 5º e 6º da Constituição, serão levantados conceitos de segurança pública e será debatido como é ela conduzida na atual situação do país, quais são as ferramentas utilizadas pelo público e como se relacionam segurança e mobilidade urbana:

Art. 5º, inc. XV: é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz ,podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Questionamentos sobre o tema:

Segurança pública para quem?

A mulher se sente segura no espaço urbano?

Quais são os dispositivos de segurança hoje?

Estas ferramentas acolhem as mulheres?

Quais as condicionantes de um deslocamento seguro para uma mulher?

Como o caminho e a mobilidade influenciam no cotidiano das mulheres?

Quais são os medos que o deslocamento na cidade pode gerar?

Repasse do esquenta para próxima aula: Descrever uma jornada diária/cotidiana a partir de textos, desenhos, fotos ou outras formas de comunicação e expressão. Caso a participante esteja somente em casa, ela deve relembrar um percurso do cotidiano.

18.11| Encontro 5: Acupuntura urbana, intervenção e performance

Compartilhamento das experiências do esquenta. Introdução a alguns conceitos: O que é acupuntura urbana? O que é um dispositivo, o que ele significa? Como ele pode atuar?

Os grupos organizados deverão pensar em iniciativas e/ou dispositivos que tragam a discussão de gênero na cidade. Cada grupo será guiado por uma integrante da Equipe do Bloco B Escola. Para o próximo encontro, as participantes deverão apresentar a proposta debatida em grupo.

25.11 | Encontro 6: Apresentação e debate final

Apresentação das propostas e conversa sobre a possibilidade de execução de algum dos dispositivos com a verba disponível pelo edital. Debate final, encaminhamentos, reflexões, experiências individuais e coletivas.

___

O EVENTO ACONTECERÁ VIA PLATAFORMA ZOOM

INSCRIÇÕES: www.sympla.com.br/oficina-vem-por-aqui

CONTATO:

@blocob.escola
blocob.escola@gmail.com

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Vem por aqui: criando espaços mais seguros para mulheres " 19 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949862/vem-por-aqui-criando-espacos-mais-seguros-para-mulheres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.