Curso online "Entre cor e arquitetura: Le Corbusier + Barragán" com Cristiani Guessi

04 encontros | 18h30 às 20h | quintas-feiras
24 de setembro + 01, 08, 15 de outubro

O curso sobre cor na arquitetura conduz o observador à importantes produções arquitetônicas com enfoque e olhar para a cromaticidade.

O encontro da cor com a arquitetura provoca sensações, modifica estruturas, amplia e reduz planos e volumes, engrandece monumentos, joga com a luz, interferindo na percepção dos espaços e na relação com a cidade.

A cor está em toda parte. Aprender a observá-la é o caminho para compreendê-la. Assim se faz também na arquitetura. Este curso é um convite para um mergulho nas intenções projetuais de grandes obras.

Neste primeiro módulo, veremos como Le Corbusier e Barragán lidaram com a cor em seus projetos, quais foram os aspectos técnicos, estéticos, políticos e culturais que os levaram às escolhas de suas paletas cromáticas e aos resultados obtidos em suas composições.

24/09 – Le Corbusier | Villa Savoye

Iniciamos com o Purismo na pintura e arquitetura, passando pela Lei de Ripolin e a aplicação sobre as Maison Blanches. O convidado especial Pieter Tjabbes curador da exposição Mondrian e o Movimento De Stijl trará um histórico sobre o uso das cores primárias neste movimento e sua aplicação na arquitetura, criticada por Le Corbusier. Finalizamos a fase purista com uma análise das cores aplicadas na Villa Savoye.

01/10 – Le Corbusier | Unité d’Habitation Marseille

Polychromie Architecturale: o ponto de transição para a fase policromática de Le Corbusier e as coleções de papéis de parede Salubra I e II; passamos pelo projeto da Usine Claude et Duval em St. Dié e então chegamos à policromia da Unité d’Habitation Marseille.

08/10 – Barragán | Casa Luis Barragán

A formação e construção do repertório cromático de Barragán: a influência da cultura mesoamericana e os pigmentos naturais mexicanos, os jardins de Bac, a arquitetura emocional de Goeritz e a arte de Chucho Reyes. Uma visita às cores da Casa estúdio Luis Barragán

15/10 – Barragán | Albers, a Interação

A relação entre a arquitetura de Barragán e a interação das cores de Albers através de visitas cromáticas às duas famosas piscinas de Barragán: para os cavalos na Cuadra San Cristóbal e para mergulhos na Casa Gilardi.

A aula conta com dois convidados especiais:

O artista Marcius Galan fala sobre sua relação com a cor e apresenta alguns exemplos de como Albers influencia sua pesquisa e o resultado em suas obras.

Pieter Tjabbes da Art Unlimited apresenta a exposição Anni e Josef Albers: viagens pela América Latina e o processo de criação do casal Albers e na discussão de como a cultura de diferentes países e épocas pode influenciar um artista contemporâneo.

Ver a cor na arquitetura é olhar com objetividade para a enorme variante subjetiva da cor e ampliar as perspectivas perceptuais. Ferramenta essencial para arquitetos e apreciadores da arquitetura.

Cristiani Guessi

É arquiteta e urbanista, vive em São Paulo e viaja em busca de observar a cor na arquitetura. Formada pela FAU PUCCAMP (1996), há mais de 10 anos pesquisa sobre o uso da cor na arquitetura. Tem mestrado (2015) e doutorado (2020) em Tecnologia da Cor pela FAU USP, onde desenvolveu pesquisas com ênfase em processos projetuais de definição da cor e aplicação da cor em materiais de fachadas modernas e contemporâneas. É professora em cursos de pós-graduação, palestrou em empresas de tintas imobiliárias e trabalha com equipamentos de cozinha coloridos.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso online "Entre cor e arquitetura: Le Corbusier + Barragán" com Cristiani Guessi" 17 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947992/curso-online-entre-cor-e-arquitetura-le-corbusier-plus-barragan-com-cristiani-guessi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.