Novo livro de Giselle Beiguelman "Coronavida" aborda os impactos do coronavírus na cultura e cotidiano das cidades

Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana, novo livro da artista e professora Giselle Beiguelman, aborda os impactos do coronavírus na cultura e no cotidiano das cidades. A supressão do espaço público, os novos formatos de ativismo, a pandemia das imagens (de lives a memes), a vigilância molecular do novo normal, a precarização das relações sociais e o trabalho remoto são alguns dos temas abordados. 

O livro toma seu título emprestado de uma série (Coronavida) que a autora escreveu para a Revista seLecT entre março e abril deste ano. A série se desdobrou em colaborações feitas para a revista Piauí, Folha de S. Paulo, Rádio USP e n-1 edições. Desdobrou-se, ainda, em vídeos e palestras, como a feita na abertura do Seminário Cultura e Realidade Contemporânea, coordenado por Guilherme Wisnik, que passou a dirigir também a coleção Outras Palavras, a partir dessa publicação, com o arquiteto e editor Fabio Valentim, na Escola da Cidade.

A convite da Escola, esse material foi reunido e editado como livro. Escrito durante a quarentena, Coronavida é um texto que funciona como um registro desse período e uma pauta de reflexões. Em diálogo com autores como Deleuze, Latour e Jonathan Crary, e permeado de referências a cultura pop, como Batman: o cavaleiro das trevas e as intervenções do coletivo Projetemos, Giselle Beiguelman escaneia a vida emparedada pelas telas para pensar os impactos do coronavírus na nossa compreensão de cidade.

Novo livro de Giselle Beiguelman "Coronavida" aborda os impactos do coronavírus na cultura e cotidiano das cidades - Imagem 2 de 3
Rua da Consolação, São Paulo, abril de de 2020, 16h. Foto: Giselle Beiguelman

O livro Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana, que sairá também em formato impresso, está disponível para download gratuito no site da Editora a partir de 24/8.

Lançamento

27/08 às 17h
Live: Coronavida: arte, política e cultura urbana. Com Giselle Beiguelman, autora, Guilherme Wisnik (FAUUSP) e Paula Alzugaray (revista seLecT). YouTube da revista seLecT: https://www.youtube.com/SelectArtBr

02/09 das 11h às 13h
Live: Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana. Com Nilce Aravecchia (FAUUSP), Fernanda Barbara (UNA barbara e valentim/Escola da Cidade) e Giselle Beiguelman (autora). Endereço a ser divulgado no Facebook e Instagram da FAUUSP: https://www.facebook.com/fauusp/ http://instagram.com/fauusp.

Novo livro de Giselle Beiguelman "Coronavida" aborda os impactos do coronavírus na cultura e cotidiano das cidades - Imagem 3 de 3
Av. Brigadeiro Faria Lima, São Paulo, março de 2020. Foto: Giselle Beiguelman

Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana 

Sobre a autora

Giselle Beiguelman é artista e professora Livre-Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Pesquisa preservação de arte digital, arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória no século 21. Desenvolve projetos de intervenções artísticas no espaço público e com mídias digitais. É autora de Memória da amnésia: políticas do esquecimento (Edições Sesc, 2019) e de vários livros e artigos sobre o nomadismo contemporâneo e as práticas da cultura digital. Foi coordenadora do curso de Design da FAUUSP de 2013 a 2015, onde leciona desde 2011. Entre seus projetos recentes destacam-se Memória da amnésia (2015), Odiolândia (2017) e Monumento Nenhum (2019). É membro do Laboratório para OUTROS Urbanismos (FAUUSP) e coordenadora do GAIA (Grupo de Arte e Inteligência Artificial - INOVA USP). Suas obras artísticas integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como ZKM (Alemanha), Jewish Museum Berlin, MAC-USP, MAR (Rio de Janeiro) e Pinacoteca de São Paulo. Entre outros prêmios, recebeu o Prêmio ABCA 2016 (Associação Brasileira dos Críticos de Arte), categoria Destaque. Em 2014, integrou o grupo de 10 net artistas internacionais convidados pelo The Webby Awards para participar da exposição comemorativa dos 25 anos da WWW (The Web at 25). É colunista da Rádio USP e da Revista Zum. Site pessoal: desvirtual.com.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Novo livro de Giselle Beiguelman "Coronavida" aborda os impactos do coronavírus na cultura e cotidiano das cidades" 20 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946099/novo-livro-de-giselle-beiguelman-coronavida-aborda-os-impactos-do-coronavirus-na-cultura-e-cotidiano-das-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.