Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture

Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture

© José Campos© José Campos© José Campos© José Campos+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: DuPont, Knauf, CIN, DELABIE, Luxaflex, Luxalon, POLYREY, Primus Vitória, Recer, Senda, Tarkett, VMZINC, Valadares, Vescom
  • Cliente:Hospor - Hospitais Portugueses, S.A.
  • Engenharia:Anorte, Lda.
  • Cidade:Vila Real
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© José Campos
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto arquitetónico do Hospital da Luz - Vila Real teve por objetivo a reabilitação e adaptação de um edifício existente no Centro Histórico da cidade de Vila Real, a uma Unidade Hospitalar. O imóvel encontra-se em zona de Proteção da Sé de Vila Real e do Alto Douro Vinhateiro, e inserido na área de intervenção regida pelo Plano de Pormenor do Centro Histórico de Vila Real. Como ponto de partida, a imagem do edifício principal (zona da avenida principal) foi respeitada, propondo-se a reabilitação e beneficiação de todos elementos que se previam manter.

© José Campos
© José Campos

Importa referir que o imóvel existente apresentava um desenho muito simples ao nível de volumetria e elementos caracterizadores de fachada. Elementos como as molduras de vãos, as caixilharias, as guardas de varandas, o desenho de beirado ou a ausência de cunhais, todos eles apresentavam um desenho muito simplista, sem qualquer reforço ou valorização dos elementos principais, características que se observam em outras edificações mais nobres do referido contexto.

© José Campos
© José Campos
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© José Campos
© José Campos

A acrescentar, foi proposta a demolição de todo o interior do edifício e volumes existentes a tardoz, mantendo-se apenas a fachada principal e as duas fachadas laterais adjacentes do edifício principal, voltadas para a Sé e para o largo Conde d’Amarante. Para a zona tardoz da edificação, foi igualmente proposta a demolição de toda a edificação existente e a construção de uma nova volumetria com desenho de alçado e de volumes que se traduzem numa interpretação e estilização do edificado existente.

© José Campos
© José Campos

Importa também referir que o jogo dos referidos volumes minimiza o impacto da ampliação proposta. Os novos volumes são revestidos a pedra idêntica à existente (granito amarelo), com uma estereotomia que se relaciona com a métrica dos vãos e restantes elementos caracterizadores das fachadas. A métrica da estereotomia atribui escala humana à edificação conferindo maior proximidade à respetiva vivência e relação com o utente e utilizador do espaço urbano.

© José Campos
© José Campos
Alçado poente
Alçado poente

© José Campos
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:5000 Vila Real, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture" 08 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945349/hospital-luz-saude-vila-real-openbook-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.