Arquitetura do leste europeu: hotéis históricos

Este artigo faz parte da série colaborativa “Arquitetura do Leste Europeu: 50 Edifícios que Definiram uma Era”, desenvolvida em parceria entre o The Calvert Journal e o ArchDaily. Celebrando alguns dos principais ícones da arquitetura do leste europeu, publicaremos periodicamente uma lista com cinco projetos construídos no então Bloco de Leste.

Hotel InterContinental / Dinu Hariton, George Nădrag, Ion Moscu e Romeo Belea 

Hotel Intercontinental Bucharest © RudolfSimon under a CC license via Wikimedia Commons

Bucareste, Romênia
1971

Situado no coração de Bucareste, capital da Romênia, o emblemático Hotel InterContinental é um dos maiores ícones da arquitetura modernista romena. Implantado frente à praça central da universidade de Bucareste, este edifício de 25 pavimentos não foi apenas o primeiro hotel cinco estrelas a ser inaugurado no país, ele ainda ostenta o posto de estrutura mais alta da cidade. Concebido pelos arquitetos romenos Dinu Hariton, George Nădrag, Ion Moscu e Romeo Belea, o edifício do Hotel InterContinental abriu suas portas em 1971, se transformando em refúgio de luxo para os turistas que visitam a cidade. Devido à sua fachada curvilínea e varandas privativas em cada um dos seus 257 quartos, os hóspedes deste elegante hotel podem usufruir das mais belas e exclusivas vistas para o skyline de Bucareste. A decoração interior é tipicamente modernista: mármore por todos os lados e luminárias de vidro de Murano combinam como móveis de madeira de design italiano.

Além de sua impressionante contribuição à arquitetura romena, o projeto do Hotel InterContinental de Bucareste também desempenhou um importante papel durante a Revolução Romena de 1989, sendo utilizado como a base da imprensa internacional durante o conflito, principalmente devido à sua localização central e vistas privilegiadas para toda a cidade.

Hotel Kiev / Ivan Matušík

Bratislava, Eslováquia
1973

Hotel Kyjev © Nora and Jakub Caprnka

O Hotel Kiev de Bratislava é uma das mais ousadas obras de arquitetura já construídas na cidade, uma estrutura monolítica de concreto armado com 16 pavimentos e mais de 175 quartos. Concebido pelo arquiteto eslovaco Ivan Matušík e inaugurado em 1973, o Hotel Kiev foi projetado inicialmente para receber funcionários do alto escalão do governo soviético e ocasionais visitas de personagens ilustres, os quais desfrutavam de uma estrutura de luxo e interiores opulentos.

No início dos anos 2000, o icônico hotel foi fechado e abandonado. Apenas o bar no térreo foi mantido em operação. Desde então, os proprietários não têm poupado esforços para demolir o arranha-céu, porém, uma série de protestos organizados pela comunidade local frustraram seus planos e o edifício permanece soberano sobre a paisagem urbana da capital.

Hotel Cosmos /B. Banykin e Irina Kolbayeva

Chisinau, Moldávia
1983

Hotel Cosmos Chisinau © maxence

Com um ar nostálgico que evoca a esperança dos melhores anos da União Soviética, o brilhante letreiro de neon do Hotel Cosmos ainda domina a paisagem da capital da Moldávia. Projetado pelos arquitetos B. Banykin e Irina Kolbayeva, o edifício foi construído entre 1974 e 1983, tornando-se na época, o maior hotel do país. Esta estrutura de concreto armado de 20 pavimentos conta com uma fachada simétrica e varandas triangulares em balanço como sua principal característica arquitetônica. Interiores extravagantes em mármore e um cassino anexo no térreo além de um centro de conferências, complementam este magnífico complexo arquitetônico.

Durante a segunda metade dos anos 1980 o hotel estava em seu auge, principalmente pelos restritos destinos turísticos dentro da URSS. Durante décadas o Hotel Cosmos esteve operando em sua máxima capacidade, sempre lotado de turistas que acudiam desde os quatro cantos da União Soviética. Com o colapso do Bloco de Leste a partir de 1989, o turismo local entrou em colapso e o hotel ficou à beira da falência até ser adaptado e utilizado como edifício de escritórios por alguns anos. Atualmente reabilitado, além do imponente letreiro de neon e de sua esplendida fachada, pouco restou daquele hotel luxuoso e abarrotado dos anos 1980.

Vila Auska / J. Šipalis

Palanga, Lituânia
1979

Vila Auska Palanga, courtesy of Tripadvisor

Apelidado de “Brezhnev Villa” pelos moradores de Palanga, este resort às margens do Mar Báltico era o destino favorito do ex-líder soviético Leonid Brezhnev — e com razão. Isso porque a Vila Auska encontra-se escondida em meio a uma pequena floresta de 22 hectares cercada por dunas de areia por todos os lados. Construída em 1979 segundo projeto desenvolvido pelo arquiteto lituano Juozas Šipalis, a Vila Auska é um edifício de aparência austera, linhas retas e estruturas geométricas, porém, interiormente, este pequeno edifício de concreto é decorado com requinte: mármore, ouro, veludo, papéis de parede e ornamentos podem ser vistos por toda parte.

Como seu principal atrativo, a Vila Auska conta com uma icônica piscina coberta de água salgada. Além disso, esta estrutura pouco usual está cercada por amplas áreas envidraçadas com vistas para a floresta e iluminada por dezenas de lustres escultóricos pendurados em um foro de madeira executado com rigor.

Interhotel / Nicola Nikolov

Veliko Tarnovo, Bulgária
1981

Interhotel Veliko Tarnovo © BlackDaffodil

O Interhotel em Veliko Tarnovo, uma bucólica cidade no norte da Bulgária, é um feito arquitetônico e tanto. Construído às margens do rio Yantra, este fantástico hotel consiste em vários edifícios em um só, delicados volumes escultóricos de concreto apoiados uns sobre os outros de forma a dialogar com a geografia acidentada do terreno. Projetado por um dos mais famosos arquitetos búlgaros de todos os tempos, Nicola Nikolov, o Interhotel conta com dezenas de varandas curvas, lajes abobadadas e arrojadas escadarias de concreto. Considerada sua obra-prima e um ícone do modernismo soviético, não foi não foi nada fácil para Nikolov concluir este projeto. Ainda que as obras do Interhotel em Veliko Tarnovo tenham sido iniciadas em 1967, o arquiteto levou mais de 14 anos para concluir sua mais famosa obra, mas felizmente, o hotel pôde ser inaugurado em 1981 durante as festividades em comemoração aos 1300 anos da fundação do estado búlgaro.

Apesar de desfrutar de grande sucesso durante os anos 1980 e 1990, o atual estado do Interhotel é lastimável. Ainda que em plena operação, a maioria de seus edifícios está fechada ou em um processo de reforma contínua, muito distante daquela fantástica estrutura que assombrou o mundo da arquitetura há mais ou menos quarenta anos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lucía de la Torre. "Arquitetura do leste europeu: hotéis históricos" 27 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944219/arquitetura-do-leste-europeu-hoteis-historicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.