Inscrições Abertas: Concurso Cidade Saudável, Casa Saudável

A pandemia da COVID-19 despertou para a necessidade de buscar novas formas de convivência e soluções para o dia a dia. A crise econômica instaurada nos mais diferentes campos de atuação tornou fundamental o investimento em iniciativas que contribuam para a superação da crise, refletindo no bem-estar e na saúde de todos. Atento a isso, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) criou o Concurso Público de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável”, que reforça o protagonismo de arquitetos e urbanistas como agentes essenciais no desenvolvimento de soluções para uma sociedade mais saudável e segura. Além disso, o CAU/RS acredita na realização de concursos como uma forma democrática de identificar propostas de qualidade e que beneficiem a sociedade como um todo.

Qual o tema deste concurso?

O concurso de ideias se sustenta em dois grandes eixos. O primeiro é a função social da Arquitetura e Urbanismo, que tem por compromisso melhorar a qualidade da população e municípios brasileiros. O segundo eixo está relacionado à valorização profissional. O arquiteto e urbanista é o profissional cuja criatividade permite pensar e propor alternativas que resolvam desafios, como o atual imposto pelo novo coronavírus. Pensar soluções para residências e espaços públicos, por exemplo, ajudam a garantir uma vida com mais qualidade, saúde e segurança não apenas agora, mas no futuro que se seguirá após a COVID-19. É o protagonismo da profissão tanto durante quanto após a pandemia.

DIRETRIZES

A realização do concurso busca a seleção das melhores soluções arquitetônicas e/ou urbanísticas para inovações e/ou melhorias em diferentes escalas e espaços de vivência em áreas urbanas, com vistas a propiciar qualidade de vida nas cidades a partir da nova realidade que a pandemia impõe à sociedade, com o surgimento da COVID-19.

As soluções arquitetônicas terão como temática a cidade, espaços públicos, ambientes de trabalho, equipamentos de saúde, educação e a moradia, e deverão apresentar proposições inovadoras aos novos tempos de convívio em quarentena e, pós quarentena, em novas formas de vivência que se farão necessárias para a vida urbana.

Podem ser propostos novos espaços ou estratégias de adaptações para espaços existentes. Deve-se levar em consideração os aspectos e a realidade do estado do Rio Grande do Sul, como o clima, a cultura e a materialidade.

O concurso terá a denominação: CONCURSO PÚBLICO DE IDEIAS “CASA SAUDÁVEL - CIDADE SAUDÁVEL – Categoria Arquitetos e Urbanistas”

Das Categorias

1. Cidade Saudável: planejamento, urbanização, mobilidade, saneamento, entre outros;

2. Espaços Públicos: parques, praças, ruas, mobiliário urbano, entre outros;

3. Equipamentos Públicos: saúde, ensino, cultural, entre outros;

4. Trabalho Saudável: Ambiente de trabalho comercial, serviços ou industrial, sendo estes coletivos ou individuais;

5. Casa Saudável: Habitação de Interesse Social, unifamiliar, condomínios verticais e horizontais, co-livings, home-office e outras modalidades de moradia individual ou coletiva.

Inscrição e regras

O concurso público de ideias será direcionado a participação de profissionais de Arquitetura e Urbanismo.
A participação poderá ser de forma individual ou através de equipe, sendo que o participante individual ou o responsável pela equipe deverá ter, obrigatoriamente, seu registro ativo e adimplente junto ao CAU/RS.
O interessado em participar do concurso deverá ter cadastro na MODO Plataforma, disponível em www.modoplataforma.com/register

CRONOGRAMA e CALENDÁRIO

17 de Julho de 2020:
Divulgação da temática do primeiro concurso;

20 de Julho de 2020:
Início do concursos e inscrições; publicação do edital;

30 de Agosto de 2020:
Fechamento das inscrições;

01 de Setembro de 2020:
Prazo final para entrega dos projetos;

03 a 30 de Setembro de 2020:
Intervalo de tempo destinado a avaliação dos projetos pela banca;

01 a 05 de Outubro de 2020:
Evento online de divulgação dos projetos premiados na plataforma e sites parceiros.

Baixar as informações relacionadas com este concurso aqui.

  • Título

    Inscrições Abertas: Concurso Cidade Saudável, Casa Saudável
  • Tipo

    Divulgação de concursos (ideias)
  • Organizadores

  • Prazo de inscrição

    30 de Agosto de 2020 12:00 AM
  • Prazo para envio

    01 de Setembro de 2020 09:41 AM
  • Preço

    Grátis
  • Restrições geográficas (restrições por país)

    Argentina, Belize, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições Abertas: Concurso Cidade Saudável, Casa Saudável" 20 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944134/inscricoes-abertas-concurso-cidade-saudavel-casa-saudavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.