Instalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena

Instalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena - BancoInstalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Exterior, JardimInstalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Exterior, BancoInstalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena - Fotografia de ExteriorInstalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena - Mais Imagens+ 19

  • Arquiteto Responsável: Guto Requena
  • Desenvolvimento: Bruno Baietto
  • Interação: Fernando Fabbrini
  • Iluminação: Phillips Lighting
  • Construção E Montagem: Gtm Cenografía
  • Curadores: Alessandra Marder, Felipe Brait, Reinaldo Botelho
  • Agradecimentos: Cinnamon, Instituto Upload and In.Vertice
  • Cidade: Bom Retiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Instalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti

“Me conta um segredo?” é uma obra de arte pública temporária, um mobiliário urbano interativo criado para o URBE 2016. Composto por 5 bancos de madeira, desenhados para estimular o coletivo, situados no meio da Praça Coronel Fernando Prestes no Bairro do Bom Retiro, reduto de imigrantes na cidade de São Paulo. Um sexto móvel, em formato de câmara, contendo um telefone antigo e uma frase “Me conta um segredo?” convida os passantes a entrarem e compartilharem suas histórias. Tais segredos são armazenados num computador e randomicamente são transmitidos dentro dos móveis, através de caixas de som em seu interior. A cor desse mobiliário se originou num processo de miscigenação das bandeiras dos principais imigrantes da região, como Coréia do Sul, Grécia, Bolívia, Itália e Haiti.

Instalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Exterior, Jardim
© Vanessa Costa
Esquema de cores
Instalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Exterior, Janela
© Leonardo Finotti

Ao anoitecer, os móveis se transformam em esculturas de luz, que vibram e mudam de cor em tons quentes conforme o volume do áudio vária. As luminárias de LED dentro dos móveis ampliam a experiência da obra para todo o entorno, criando uma paisagem onírica numa praça de poderes, que durante o período da Ditadura Militar no Brasil foi alvo de grande repressão e tortura.

Instalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Leonardo Finotti

A obra é um desdobramento das investigações do Estudio Guto Requena sobre emoções, memórias e tecnologias digitais no design. Um convite à reflexão sobre os limites invisíveis e simbólicos do privado e do público. Uma experiência que busca adicionar camadas poéticas ao cotidiano urbano.

Instalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Exterior, Iluminação, Janela
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Cel. Fernando Prestes - Bom Retiro, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação Urbana Me conta um segredo / Estudio Guto Requena" 15 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943787/instalacao-urbana-me-conta-um-segredo-estudio-guto-requena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.