Casa Huellas / cumuloLimbo studio

Casa Huellas / cumuloLimbo studio - Fotografia de InterioresCasa Huellas / cumuloLimbo studio - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Huellas / cumuloLimbo studio - Fotografia de Interiores, BanheiroCasa Huellas / cumuloLimbo studio - Fotografia de Interiores, BanheiroCasa Huellas / cumuloLimbo studio - Mais Imagens+ 31

  • Arquiteta Responsável: Natalia Matesanz Ventura
  • Construção: T&V Soluciones
  • Serralheria: Luis Hernández
  • Carpintaria: Ruaza
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Huellas / cumuloLimbo studio - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Javier de Paz García

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na década de 1930, as pessoas costumavam gostar das grandes entradas marcantes, onde recebiam os convidados nobres. Os enormes banheiros e salas de estar foram concebidos como espaços onde a família passava a maior parte do tempo. No entanto, os dormitórios poderiam ser pequenos, até mesmo sem calefação. É por isso que o famoso braseiro portátil foi usado ou, na sua ausência, garrafas com água quente. A distribuição do apartamento #JJ74 refletia esse modo de vida passado, cuja arquitetura de longos corredores e forros altos ainda está presente em muitas casas do bairro de Salamanca, em Madri.

Casa Huellas / cumuloLimbo studio - Fotografia de Interiores
© Javier de Paz García
Axonométrica
Casa Huellas / cumuloLimbo studio - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Javier de Paz García

O projeto responde às novas necessidades de habitação. Assim, o objetivo é obter salas maiores para passar o tempo e poder realizar outras atividades além de dormir e, em vez da sala de estar, queríamos uma sala comum e flexível que pudesse servir como cozinha, sala de jantar, sala de estar, salão de dança, oficina ou tudo de uma vez, dependendo do dia. A atualização dos modos de vida em escala doméstica não acontece neste projeto por uma ideia ou gesto arquitetônico. Pelo contrário, resulta do acúmulo de uma série de operações de otimização e reutilização espacial: deslocamentos, perfurações, fragmentações, projeções ou extensões. Como premissa, e como determina a lei na qual não se cria nem se destrói, apenas se transforma, evitamos fazer desaparecer ou criar do zero, tentando apenas transformar, mantendo os traços do que era antes.

Casa Huellas / cumuloLimbo studio - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira, Prateleira
© Javier de Paz García
Planta
Casa Huellas / cumuloLimbo studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Porta
© Javier de Paz García

Algumas paredes são perfuradas para dar lugar à luz natural. A cozinha é movida e preservada em vez de substituí-la por uma nova. As antigas instalações são preservadas, mantendo seu caráter como espinha dorsal da casa, mas introduzindo uma mudança de direção que permite que a nova distribuição seja articulada através de uma nova diagonal. Isso está incorporado em uma estrutura metálica que permite que os tubos de aquecimento antigos sejam revestidos e redistribuam a luz na nova sala de jantar e cozinha. A diagonal é projetada no térreo através de uma troca de piso e uma linha integrada de lâmpadas. Finalmente, os móveis antigos são reinterpretados modificando algumas de suas partes. Esses são os desafios domésticos do projeto que, nessa escala, estão vinculados e geram um todo. Sem dúvida, haverá outros momentos em que a casa exigirá transformações novamente.

Casa Huellas / cumuloLimbo studio - Fotografia de Interiores
© Javier de Paz García
Planta - Proposta
Casa Huellas / cumuloLimbo studio - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Javier de Paz García

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle de Jorge Juan, 74, 28009 Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Huellas / cumuloLimbo studio" [Casa Huellas / cumuloLimbo studio] 11 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943456/casa-huellas-cumulolimbo-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.