Casa Huellas / cumuloLimbo studio

Casa Huellas / cumuloLimbo studio

© Javier de Paz García© Javier de Paz García© Javier de Paz García© Javier de Paz García+ 36

  • Arquiteta Responsável:Natalia Matesanz Ventura
  • Construção:T&V Soluciones
  • Serralheria:Luis Hernández
  • Carpintaria:Ruaza
  • Cidade:Madri
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Javier de Paz García
© Javier de Paz García

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na década de 1930, as pessoas costumavam gostar das grandes entradas marcantes, onde recebiam os convidados nobres. Os enormes banheiros e salas de estar foram concebidos como espaços onde a família passava a maior parte do tempo. No entanto, os dormitórios poderiam ser pequenos, até mesmo sem calefação. É por isso que o famoso braseiro portátil foi usado ou, na sua ausência, garrafas com água quente. A distribuição do apartamento #JJ74 refletia esse modo de vida passado, cuja arquitetura de longos corredores e forros altos ainda está presente em muitas casas do bairro de Salamanca, em Madri.

© Javier de Paz García
© Javier de Paz García
Axonométrica
Axonométrica
© Javier de Paz García
© Javier de Paz García

O projeto responde às novas necessidades de habitação. Assim, o objetivo é obter salas maiores para passar o tempo e poder realizar outras atividades além de dormir e, em vez da sala de estar, queríamos uma sala comum e flexível que pudesse servir como cozinha, sala de jantar, sala de estar, salão de dança, oficina ou tudo de uma vez, dependendo do dia. A atualização dos modos de vida em escala doméstica não acontece neste projeto por uma ideia ou gesto arquitetônico. Pelo contrário, resulta do acúmulo de uma série de operações de otimização e reutilização espacial: deslocamentos, perfurações, fragmentações, projeções ou extensões. Como premissa, e como determina a lei na qual não se cria nem se destrói, apenas se transforma, evitamos fazer desaparecer ou criar do zero, tentando apenas transformar, mantendo os traços do que era antes.

© Javier de Paz García
© Javier de Paz García
Planta
Planta
© Javier de Paz García
© Javier de Paz García

Algumas paredes são perfuradas para dar lugar à luz natural. A cozinha é movida e preservada em vez de substituí-la por uma nova. As antigas instalações são preservadas, mantendo seu caráter como espinha dorsal da casa, mas introduzindo uma mudança de direção que permite que a nova distribuição seja articulada através de uma nova diagonal. Isso está incorporado em uma estrutura metálica que permite que os tubos de aquecimento antigos sejam revestidos e redistribuam a luz na nova sala de jantar e cozinha. A diagonal é projetada no térreo através de uma troca de piso e uma linha integrada de lâmpadas. Finalmente, os móveis antigos são reinterpretados modificando algumas de suas partes. Esses são os desafios domésticos do projeto que, nessa escala, estão vinculados e geram um todo. Sem dúvida, haverá outros momentos em que a casa exigirá transformações novamente.

© Javier de Paz García
© Javier de Paz García
Planta - Proposta
Planta - Proposta
© Javier de Paz García
© Javier de Paz García

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle de Jorge Juan, 74, 28009 Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Huellas / cumuloLimbo studio" [Casa Huellas / cumuloLimbo studio] 11 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943456/casa-huellas-cumulolimbo-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.