Casa do Bosque / David Bastos

Casa do Bosque / David Bastos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Tijolo, VigaCasa do Bosque / David Bastos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Viga, Cadeira, Janela, Pátio, TerraçoCasa do Bosque / David Bastos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Iluminação, Cadeira, Viga, Pátio, TerraçoCasa do Bosque / David Bastos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga, CadeiraCasa do Bosque / David Bastos - Mais Imagens+ 4

  • Arquitetos: David Bastos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  74
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tuca Reinés
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casual Móveis, Kerk Solutions, La Lampe, Ornare
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Bosque / David Bastos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Iluminação, Cadeira, Viga, Pátio, Terraço
© Tuca Reinés

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após a entrega de todos os componentes, bastaram 30 dias para montar esta casa modular de 74m², feita com materiais sustentáveis e naturais. Os tamanhos do pavilhão, de seus ambientes e do pé-direito são múltiplos de 70 cm, numa interpretação de David Bastos para as dimensões de conforto e racionalidade delineadas pelo mestre franco-suíço Le Corbusier (1887-1965).

Casa do Bosque / David Bastos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Viga, Terraço
© Tuca Reinés

O projeto criado para a edição 2015 da maior mostra brasileira de arquitetura e design funcionou tão bem que foi replicado em outros cantos do país. E não em eventos temporários, já que a ideia e o método construtivo foram mesmo pensados pelo arquiteto para dar origem a bangalôs de hóspedes e a espaços comerciais.

Casa do Bosque / David Bastos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Tuca Reinés

Suspensa do solo, a Casa do Bosque se apropria da madeira laminada – cuja matéria-prima é de reflorestamento – para dar forma à estrutura ebanizada e aos painéis de venezianas móveis, estratégicos para dosar a claridade e a ventilação. As chapas de vidro, atuando em parceria com as venezianas, acumulam funções: são permeáveis à luz que vem de fora, deixam ver o jardim e dão a sensação de amplitude, principalmente quando usadas nos cantos da construção e no teto.

Casa do Bosque / David Bastos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Tuca Reinés
Casa do Bosque / David Bastos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Iluminação, Mesa, Cama, Cadeira
© Tuca Reinés

Além da madeira, também a pedra se destaca nas paredes da cozinha e do banheiro, onde ganha a companhia do piso de bambu e das cortinas de talisca de piaçava, trazidas da vila baiana de Trancoso.  

Casa do Bosque / David Bastos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Tijolo, Viga
© Tuca Reinés

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Bosque / David Bastos" 05 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943031/casa-do-bosque-david-bastos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.