@OscarNiemeyerWorks: a obra de Niemeyer no Instagram

@OscarNiemeyerWorks: a obra de Niemeyer no Instagram

Surgido a partir do encantamento e interesse de um engenheiro mecânico na obra de Oscar Niemeyer, o perfil Oscar Niemeyer Works, da rede social Instagram, é hoje uma referência sobre o arquiteto modernista e também sobre como comunicar conteúdos teóricos em arquitetura sem ser maçante. O agora estudante de arquitetura Rolando Figueiredo é o responsável pela façanha e conseguiu unir dois mundos aparentemente distantes: pesquisa científica e entretenimento. Não por acaso, sua conta acumula mais de 87 mil seguidores, entre pesquisadores, instituição de ensino, escritórios de renome e críticos de arquitetura.

Abordar o trabalho de Niemeyer sem cair no clichê é um dos méritos de Rolando, que traz a público obras menos conhecidas, mas com abundante documentação, as quais muitas vezes demandaram um verdadeiro trabalho de investigação científica e patrimonial. Muitas das informações que se vê nas postagens, incluindo os textos explicativos sempre valiosos das legendas, constituem material de valor histórico reconhecido que não estava facilmente acessível, sendo o esforço em recolher, organizar e recuperar tais documentos uma grande contribuição à história da arquitetura moderna brasileira. Certamente, não se trata de “mais um blog”. 

A paixão pela pesquisa arquitetônica tornou-se vocação e está em vias de se tornar atividade profissional, uma vez que Rolando, apesar de graduado em engenharia mecânica, está no último período do curso de arquitetura. O estudo dedicado à obra de autor trouxe para o pesquisador um olhar atento sobre o valor dos detalhes, do contexto em que a obra foi realizada, da mão-de-obra empregada em cada projeto, do acompanhamento da execução. Muito dos bastidores do processo de projeto e construção de alguns ícones da carreira de Niemeyer estão registrados no cast, na fala cuidadosa de quem reconhece a importância da experiência presencial e do saber histórico para a valorização do trabalho do arquiteto. 

Outra curiosidade é o impacto da própria ferramenta, a rede social, na construção de uma identidade profissional reconhecida e respeitada pelos colegas de diferentes áreas. Entre tantos perfis disponíveis, na abundância de imagens e informações superficiais a que estamos submetidos, não é simples se destacar. O trabalho sério é recompensado pelo acesso à oportunidades de relacionamento e parcerias com profissionais de peso, no Brasil e exterior, que compartilham um mesmo interesse: o amor pela arquitetura. Ouça o cast aqui.

Texto de Aline Cruz.

Sobre este autor
Cita: Arquicast. "@OscarNiemeyerWorks: a obra de Niemeyer no Instagram" 05 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942833/at-oscarniemeyerworks-a-obra-de-niemeyer-no-instagram> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.