Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus

Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, AidoEdifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de InterioresEdifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Interiores, PilarEdifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: Studio Lotus
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asian Weather coat, BOSE, BlueStar, Collective Craft, Godrej, Infratech, JOHNSON, Parryware, Signify, Somany, Wipro
  • Equipe De Projeto: Ambrish Arora, Sidhartha Talwar, Raman Vig, Sachin Dabas
  • Cliente: State Government of Odisha, Department of Agriculture & Farmers’ Empowerment
  • Consultoria Estrutural: NNC Design International
  • Consultoria Mecânica: Sterling India Consulting Engineers
  • Consultoria Elétrica: Sterling India Consulting Engineers
  • Consultoria Civil: M/S AVR Infratech
  • Paisagismo: ROHA Landscape Architects
  • Consultoria Climatização: Sterling India Consulting Engineers
  • Consultoria Instalações Hidráulicas: Sterling India Consulting Engineers
  • Consultoria Pmc : Odisha Industrial Infrastructure Development Corporation
  • Trabalhos Manuais: Collective Craft (crafted jaalis & folk art)
  • Execução Interiores: M/S AVR Infratech Private Limited
  • Execução Sistemas Estruturais: M/S AVR Infratech Private Limited
  • Execução Sistemas Mecânicos: M/S AVR Infratech Private Limited
  • Execução Sistemas Elétricos: M/S AVR Infratech Private LimitedM/S AVR Infratech Private Limited
  • Execução Paisagismo: M/S AVR Infratech Private Limited
  • Execução Engenharia Civil: M/S AVR Infratech Private Limited
  • Execução Instalações Hidrossanitárias: M/S AVR Infratech Private Limited
  • Execução Fachada: M/S AVR Infratech Private Limited
  • Execução Climatização: Bluestrar
  • Responsável Pmc: IDCO
  • Cidade: Bhubaneswar
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andre Fanthome

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma instalação governamental que reinventa a relação entre o Estado e seu povo. Krushi Bhawan é uma estrutura desenvolvida para o Departamento de Agricultura e Empoderamento dos Agricultores do Governo de Odisha; o centro administrativo de 12.000 metros quadrados foi projetado como escritório para uma equipe de quase 600 pessoas, além de acomodar espaços para o envolvimento e o aprendizado da comunidade. Krushi Bhawan está localizado em Bhubaneshwar, capital do estado de Odisha. Lar de várias comunidades agrárias, o estado é o terceiro maior contribuidor do suprimento de grãos da Índia. O novo campus fica ao lado da antiga instalação do ministério, com várias estruturas auxiliares administrativas nas proximidades, como o prédio da Polícia Civil e a Residência Oficial dos Visitantes do Estado.

Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Aido
© Andre Fanthome
Planta - Térreo
Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Interiores
© Andre Fanthome

Krushi Bhawan foi originalmente planejado como um espaço puramente administrativo. O Studio Lotus trouxe uma sugestão baseada na versão original de Königsberger para Bhubaneswar, onde viu o Complexo do Capitólio com vários escritórios do governo se tornando "um ponto de encontro da vida pública". Assim, a sugestão dos arquitetos de incluir funções públicas e espaços comunitários para criar um edifício que acrescentasse à infraestrutura social da cidade foi voluntariamente adotada pelos clientes. Essa tentativa de incluir o edifício no domínio público foi alcançada projetando o térreo como um espaço público de fluxo livre que se abre para uma praça que, por sua vez, é uma extensão da rua. O térreo é composto por um centro de aprendizado, uma galeria, um auditório, uma biblioteca e salas de treinamento. Da mesma forma, sua cobertura foi projetada para abrigar exposições de agricultura urbana e demonstração de boas práticas agrícolas.

Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Interiores, Pilar
© Andre Fanthome

Os escritórios do Departamento de Estado e das Diretorias - que exigem acesso restrito - foram dispsotos no primeiro, segundo e terceiro pavimento. Isso permite que os escritórios sejam protegidos, possibilitando manter a maioria das outras instalações abertas ao público, mesmo em feriados. Por meio de exposições, oficinas, haats (mercados semanais), palestras e visitas às escolas, esses espaços públicos se tornam um centro para transmitir habilidades e compartilhar conhecimentos que envolvem a população. Como convém às condições climáticas da região, o projeto para Krushi Bhawan consiste em um pátio central que se abre através de uma série de colunatas para uma praça pública.

Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Interiores, Pilar
© Andre Fanthome
Corte YY
Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Interiores
© Andre Fanthome

Esta praça consiste em um jardim com flora nativa, com um anfiteatro informal e um lago que atenua a temperatura do pátio. O caminho de entrada principal é marcado por elementos vazados e árvores desempenhando várias funções - desde uma área comum para os funcionários se reunirem e comerem juntos durante na hora do almoço, até um local para pequenas reuniões. O térreo, portanto, funciona como um nó público que transforma a imagem tradicionalmente austera das instalações do governo em uma que seja acolhedora, inclusiva e de propriedade coletiva.

Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andre Fanthome

A identidade visual distinta de Krushi Bhawan foi derivada de materiais regionais e narrativas vernaculares, expressas de uma maneira que é responsiva ao clima local. Mais de 100 artesãos altamente qualificados se uniram para criar uma narrativa vibrante e contemporânea do artesanato tradicional de Odia, representando folclore agrícola e histórias mitológicas, previstas em uma escala arquitetônica sem precedentes. Por exemplo, a arte tribal do dhokra (arte em metal fundido) foi adaptada para criar luminárias que envolvem as colunas do térreo, bem como telas de metal que revestem os corredores do edifício.

Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andre Fanthome

Os tramados de khondalita esculpidos à mão proporcionam uma sensação de proteção à praça central. Da mesma forma, os motivos agrícolas foram exibidos em todo o edifício por meio de uma variedade de técnicas artesanais - como as esculturas em baixo-relevo em laterita ao longo da praça pública, que retratam as plantações de arroz ilustradas no estilo Odia Pattachitra (pinturas em rolo de tecido). Na praça central, um "Calendário de Culturas" foi criado em um piso de pedra, que exibe os ciclos de colheita das culturas mais prevalentes nas terras agrícolas de Odia. Os pisos superiores de Krushi Bhawan apresentam uma fachada de tijolos distinta inspirada nos padrões Ikat dos teares manuais Odisha, criados usando argila em três cores diferentes que representam a diversidade geográfica da região. Essa tela envolta em tijolo envolve o prédio como uma segunda pele.

Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Jardim
© Andre Fanthome

Estratégias de projeto indígena contribuem para os parâmetros de sustentabilidade do edifício. A morfologia do pátio e a inclusão de um nível de palafitas auxiliam na circulação ideal do ar através do edifício, enquanto as aberturas recuadas na fachada ajudam a diminuir o ganho de calor. O perfil do edifício ao longo da praça central é caracterizado por massas escalonadas, que permitem auto-sombreamento e bloqueiam a luz solar direta. O uso de materiais de origem local também reduziu a emissão de carbono no processo de construção. A fachada foi projetada para garantir espaços internos 100% iluminados durante o dia. Além disso, uma estratégia de fachada dupla foi implementada no complexo, que consiste em elementos específicos em todas as aberturas externas com persianas e projeções de peitoril que atuam como dispositivos de sombreamento - um sistema que reduz o ganho de calor em 40% ao regular a entrada de luz solar.

Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Madeira
Cortesia de Studio Lotus
Elevação Leste
Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Andre Fanthome

Bhubaneswar tem quedas significativas nas temperaturas noturnas ao longo do ano. Levando isso em consideração, um sistema simples de Night-Purging foi desenvolvido para resfriamento e ventilação. Por meio desse mecanismo, o ar frio é trazido para dentro do volume pela fachada norte, quando as temperaturas caem à noite, em um sistema amortecedor de 'baixa tecnologia', projetado de forma personalizada. A alta massa térmica da edificação retém e, posteriormente, troca o calor com o ar circundante durante o dia, quando as temperaturas externas estão mais altas. Consequentemente, a edificação obtém alto conforto térmico para seus usuários, reduzindo a necessidade de ar-condicionado em apenas 20% dos espaços construídos. Outras intervenções incluem painéis solares no terraço, coleta de águas pluviais e tratamento de águas residuais no local, e um sistema anaeróbio de gerenciamento de resíduos sólidos biodigestivo que gera água de compostagem para irrigação e fertilização dos jardins.

Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andre Fanthome

Krushi Bhawan transcende a morfologia típica do volume de escritórios fechados, integrando funções governamentais com envolvimento e educação da comunidade. Através de um programa espacial meticulosamente desenvolvido, o complexo reúne os agricultores de Odia e os cidadãos de Bhubaneswar e facilita sua interação e colaboração. Assim, procura apresentar ao seu processo de projeto e construção um modelo de inovação econômica que celebra a cultura, procura incluir a comunidade e é altamente sustentável e relevante para países como a Índia. Também serve como um exemplo de como o governo pode se tornar um dos principais incentivadores do artesanato regional e sustentar as comunidades e economias construídas em torno deles. Krushi Bhawan, portanto, procura incorporar a ideia de uma arquitetura verdadeiramente inclusiva - criada para o povo, construída pelo povo, que expressa sua identidade cultural coletiva

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gopabandhu Marg, Unit 4, Keshari Nagar, Bhubaneswar, Odisha 751001, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Krushi Bhawan / Studio Lotus" [Krushi Bhawan / Studio Lotus] 28 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942311/edificio-krushi-bhawan-studio-lotus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.