-
Arquitetos: BLOCO Arquitetos
- Área: 154 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Dessine, Estilo Glass, Prime Armários, Sonotto, Virgula Zero
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma deste apartamento de três quartos na “quadra modelo” de Brasília reconfigurou por completo a planta existente para adaptá-la às necessidades dos novos moradores e tirar partido das possibilidades que elas apresentavam. Ainda que a organização interna que encontramos estivesse próxima à original, todos elementos de marcenaria e materiais tinham sido modificados, exceto pelas persianas metálicas mecânicas que foram restauradas e incorporadas ao novo projeto.
O objetivo principal da reforma foi maximizar a área social. Por isso, diminuímos dois quartos, eliminamos o quarto de serviço e minimizamos a área de serviço. Essa operação permitiu conectar diretamente a cozinha, sala de jantar e banheiro de casal à fachada de cobogós (fachada ventilada) do edifício que antes era totalmente ocupada por cômodos de serviço. Na cozinha e sala de jantar a demolição das paredes revelou parte da estrutura original, que foi deixada aparente. O espaço de afastamento entre a viga invertida e a fachada foi transformado em um jardim linear. Também substituímos algumas das paredes de alvenaria por elementos translúcidos ou retráteis, como o corredor de acesso aos quartos e o painel que separa cozinha e jantar, ambos executados em serralheria e vidro pontilhado.
O piso original em madeira foi retirado pelo antigo morador. Propusemos utilizar novamente um piso em madeira natural com paginação e dimensionamento de peças diferentes das originais, afim de sinalizar a natureza da intervenção. A “quadra modelo” de Brasília foi finalizada em 1962 e é protegida pelo governo local através de decreto específico, além do tombamento do IPHAN do qual faz parte o Plano Piloto. Seu desenho urbano tem autoria de Lucio Costa, seu paisagismo foi projetado por Burle Marx e todos os edifícios residenciais foiram projetados pelos arquitetos Marcelo Campello e Sérgio Rocha. É ainda hoje a quadra mais bonita da cidade.