Apartamento 308S / BLOCO Arquitetos

Apartamento 308S / BLOCO Arquitetos - Sofá, Mesa, JanelaApartamento 308S / BLOCO Arquitetos - Mesa, VigaApartamento 308S / BLOCO Arquitetos - BancadaApartamento 308S / BLOCO Arquitetos - Imagem 5 de 18Apartamento 308S / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  154
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dessine, Estilo Glass, Prime Armários, Sonotto, Virgula Zero
  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho, Matheus Seco
  • Colaboradores: Giovanni Cristofaro, Bárbara Neumann, Fernando Longhi
  • Obra: Grid Engenharia
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento 308S / BLOCO Arquitetos - Mesa, Janela, Cadeira
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma deste apartamento de três quartos na “quadra modelo” de Brasília reconfigurou por completo a planta existente para adaptá-la às necessidades dos novos moradores e tirar partido das possibilidades que elas apresentavam. Ainda que a organização interna que encontramos estivesse próxima à original, todos elementos de marcenaria e materiais tinham sido modificados, exceto pelas persianas metálicas mecânicas que foram restauradas e incorporadas ao novo projeto.

Apartamento 308S / BLOCO Arquitetos - Bancada
© Joana França
Apartamento 308S / BLOCO Arquitetos - Pia, Bancada, Janela
© Joana França

O objetivo principal da reforma foi maximizar a área social. Por isso, diminuímos dois quartos, eliminamos o quarto de serviço e minimizamos a área de serviço. Essa operação permitiu conectar diretamente a cozinha, sala de jantar e banheiro de casal à fachada de cobogós (fachada ventilada) do edifício que antes era totalmente ocupada por cômodos de serviço. Na cozinha e sala de jantar a demolição das paredes revelou parte da estrutura original, que foi deixada aparente. O espaço de afastamento entre a viga invertida e a fachada foi transformado em um jardim linear. Também substituímos algumas das paredes de alvenaria por elementos translúcidos ou retráteis, como o corredor de acesso aos quartos e o painel que separa cozinha e jantar, ambos executados em serralheria e vidro pontilhado.

Apartamento 308S / BLOCO Arquitetos - Sofá, Janela, Mesa
© Joana França

Apartamento 308S / BLOCO Arquitetos - Pia, Bancada, Banheiro
© Joana França

O piso original em madeira foi retirado pelo antigo morador. Propusemos utilizar novamente um piso em madeira natural com paginação e dimensionamento de peças diferentes das originais, afim de sinalizar a natureza da intervenção. A “quadra modelo” de Brasília foi finalizada em 1962 e é protegida pelo governo local através de decreto específico, além do tombamento do IPHAN do qual faz parte o Plano Piloto. Seu desenho urbano tem autoria de Lucio Costa, seu paisagismo foi projetado por Burle Marx e todos os edifícios residenciais foiram projetados pelos arquitetos Marcelo Campello e Sérgio Rocha. É ainda hoje a quadra mais bonita da cidade.

Apartamento 308S / BLOCO Arquitetos - Prateleira
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 308S / BLOCO Arquitetos" 29 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942306/apartamento-308s-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.