Apartamento Nova York / FCstudio

Apartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Iluminação, Dormitório
© Pedro Kok

Apartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, MesaApartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Prateleira, CadeiraApartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Cama, DormitórioApartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, IluminaçãoApartamento Nova York / FCstudio - Mais Imagens+ 53

  • Arquitetos: FCstudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  178
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arpa Fenix , B&B Italia, Baxter, Brokis, Carla Chaim, Cassina, Classicon, Dpot Objeto, Estúdio Bola, FCstudio, Fernando Mota, Jacqsa, Macaparana, Maria Laet, Marilia Razuk, Moooi, Moroso, Papel Assinado, Parket, Portobello, +5
Apartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do apartamento Nova York, localizado na cidade de São Paulo – Brasil, é resultado de um processo criativo que levou em consideração importantes condicionantes. A família composta por casal e duas filhas pequenas, antes de viverem no projeto que desenvolvemos, moraram na Holanda por 8 anos. Assim, constantes referencias da cultura e design holandeses permearam o processo de composição, para que a família seguisse se identificando com seu próprio lar. Além disso, levamos em consideração a logística especifica da rotina dos quatro moradores, categorizando os espaços de acordo com as reais necessidades de cada um.

Apartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Pedro Kok
Apartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga

Suítes exclusivas, escritório e brinquedoteca surgiram por conta disso. A composição formal e cromática reuniu as áreas de mesma função, gerando quatro caixas programáticas, dentro do espaço único de pé-direito duplo. Esse conceito pode ser observado no esquema que acompanha esse memorial. A primeira caixa é composta pelo hall de entrada e acesso ao lavabo. A cor rubi destaca esse espaço que funciona como um intervalo entre dentro e fora do apartamento. Em frente ao elevador, expusemos a coleção de miniaturas holandesas do casal, para que logo na entrada, exista essa conexão com a memória afetiva da família.

Apartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Pedro Kok
Planta - Pavimento principal
Apartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Pia
© Pedro Kok

A segunda caixa é composta pela mesa que divide a cozinha e sala de estar, e um grande móvel que recebeu a tensoflex como artificio luminotécnico que simula o nascer e pôr do sol, através da dimerização dos leds. Através dessa luz cálida e mutável, conseguimos mudar o caráter do espaço integrado e único desse apartamento.

Apartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Pedro Kok

A terceira caixa é o mezanino que abriga o escritório e a quarta caixa é a estante da brinquedoteca. Os materiais respeitam uma mesma paleta de cores. O uso de tons claros de madeira foi o artificio que nos aproximou às referencias iniciais. O mobiliário foi todo trazido da Holanda e alguns desenvolvidos pelo próprio FCstudio, assim como todo o detalhamento de marcenaria. O projeto do apartamento Nova York traduziu, em arquitetura de interiores, os desejos emocionais da família, sem ignorar a funcionalidade necessária e específica dela.

Apartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Pedro Kok
Planta - Mezanino
Apartamento Nova York / FCstudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brooklin, São Paulo - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Nova York / FCstudio" 22 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942094/apartamento-nova-york-flavio-castro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.