Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Pedro Kok

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Como incorporar jardins e hortas em projetos residenciais

Os jardins internos podem contribuir com importantes benefícios para a vida doméstica, variando da beleza estética à melhoria da saúde e da produtividade. Pesquisas mostraram que plantas nos interiores das edificações ajudam a eliminar os poluentes do ar, os chamados de compostos orgânicos voláteis (COV), liberados de colas, móveis, roupas e solventes, conhecidos por causar doenças. Eles também aumentam as percepções subjetivas de concentração e satisfação, bem como medidas objetivas de produtividade. Jardins internos podem até reduzir o uso de energia e os custos devido à menor necessidade de circulação de ar. Esses benefícios complementam as óbvias vantagens estéticas de um jardim bem projetado, tornando o jardim interno um recurso residencial atraente em várias frentes.

Courtesy of TAA DESIGN © BK © Rafael Gamo Hydroponic gardening. Image © Needpix user naidokdin + 42

Criando jardins verticais e fachadas verdes com cabos de aço

Com a alta densidade populacional das cidades e o apetite voraz do mercado por cada metro quadrado, não é incomum que a vegetação urbana seja algo deixado de lado. É por essa razão que florestas, hortas e jardins verticais venham despertando tanto interesse e figurado em propostas diversas. Utilizar o plano vertical para manter plantas parece uma saída coerente e de bom senso, sobretudo quando não há possibilidade de trazer o verde para o nível das pessoas, nas ruas.

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos. Image © Ana Mello Cortesia de Jakob Cortesia de Jakob Images courtesy of Frasers Property Australia and Sekisui House Australia. Image © Simon Wood + 22

Casa Cauman / Estúdio BRA

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 38

Jacareí, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio BRA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 405.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016

Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 24

Nova Lima, Brasil
  • Arquitetos: 24 7 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 412.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017

A beleza do mármore em interiores e fachadas

Das esculturas de Michelangelo, às estruturas dos templos gregos, interiores de castelos, palácios e chegando ao icônico Pavilhão de Barcelona de Mies van der Rohe, quando abordamos a história da arquitetura e escultura, é inevitável falarmos do mármore. Originado a partir de uma reação química do calcário quando exposto a pressão e temperaturas muito altas durante milhares de anos, este nobre material é uma rocha metamórfica geralmente encontrada em regiões onde houve atividade vulcânica. Sua extração, por si só, já é um espetáculo.

Casa Groenlândia / Triptyque. Image © Pedro Kok Casa Groenlândia / Triptyque. Image © Pedro Kok Bent dan Light / BK Interior Design & Architectural Planning. Image © Mario Wibowo Haight / MNMA studio. Image © Fran Parente + 30

Groenlândia / Triptyque Architecture

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 46

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Triptyque
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 300.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014

Casa 3x33 / 23 SUL

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 36

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: 23 SUL
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 100.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018

Como as cores influenciam a Arquitetura

Assim como as cores de uma pintura ou de uma fotografia abstrata podem despertar um certo humor, as cores de um edifício ou sala podem influenciar profundamente a sensação das pessoas que o usam. Fisiologicamente, diversos estudos mostraram que a luz azul retarda a produção de melatonina, mantendo as pessoas mais alertas ou acordadas mesmo à noite. Psicologicamente, as pessoas associam determinadas cores a sentimentos por conta de símbolos culturais e experiências vividas - por exemplo, elas podem perceber a cor vermelha como ameaçadora ou assustadora por causa de sua conexão com o sangue.

No geral, a maneira como uma sala é pintada pode ter efeitos complexos sobre como seus usuários se sentem, ao mesmo tempo que uma fachada pode ser percebida de maneiras dramaticamente diferentes, dependendo de como são suas cores. Abaixo, resumimos as associações emocionais de todas as cores, avaliando seus efeitos diferentes à medida que cada uma é usada no espaço arquitetônico.

Design Wing / Coordination Asia. Image © Coordination Asia Hotel Encanto Acapulco / Miguel Angel Aragonés. Image © MAA Family Box Qingdao / Crossboundaries. Image © Xia Zhi Le Soufflet / NatureHumaine. Image © Adrien Williams + 52

Arquitetura com blocos de concreto: como construir com este material modular e de baixo custo?

O bloco de concreto é um material pré-fabricado utilizado, sobretudo, para a construção de paredes e muros. Como os tijolos comuns, os blocos funcionam em conjunto quando empilhados e quando unidos com argamassa. Para realizar esta união, os blocos têm um interior oco que permite a passagem de barras de aço e enchimento de argamassa.

Há uma grande variedade de dimensões e texturas, desde as superfícies lisas mais tradicionais até os acabamentos ondulados ou rugosos. Existem unidades especiais para cantos ou blocos próprios para receberem armaduras longitudinais. Suas dimensões variam entre o clássico 8x8x16 polegadas (aproximadamente 19x19x39 cm), para uso estrutural e outras versões mais finas para partições, com dimensões próximas a 8x3,5x39 polegadas (aproximadamente 19x9x39 cm). Mas como incorporá-los de forma criativa em nossos projetos?

Vila Matilde House / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Pedro Kok Casa + Estudio / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Pedro Kok Silent house / Takao Shiotsuka Atelier. Image © Takao Shiotsuka Atelier Casa entre Bloques / Natura Futura Arquitectura. Image © JAG Studio + 24

Habitação social na América Latina: urbanismo como libertação do ideal de casa

Na continuação da série de artigos sobre o estudo da habitação social na América Latina, Nikos A. Salingaros, David Brain, Andrés M. Duany, Michael W. Mehaffy y Ernesto Philibert-Petit apresentam uma reflexão sobre a imagem idealizada da casa desejável e a importância de levar a sério as expectativas das pessoas.

Casa Azul / SIAA + Beatriz Meyer Estúdio

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 33

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Beatriz Meyer, SIAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 321.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017

Casa das Jabuticabeiras / Terra e Tuma Arquitetos Associados

© Pedro Kok
© Pedro Kok

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 22

São Paulo, Brasil

Tipos de lajes de concreto: vantagens e desvantagens

Ao desenvolver um projeto de arquitetura, independente da escala ou programa, os arquitetos se deparam com uma série de escolhas a serem feitas quanto ao processo construtivo adotado, sob aspectos variados: estrutural, econômico, mão de obra disponível, estética, entre outros – em prol da melhor solução.

A partir das muitas dúvidas que surgem no decorrer de seu desenvolvimento quanto à escolha dos sistemas construtivos, preparamos um guia prático acerca dos principais tipos de lajes de concreto moldadas in loco e pré-fabricadas que o projetista deve conhecer, com as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Saiba mais a seguir:

Residência W270 / São Paulo Arquitetos + Fabio Jorge Arquitetura

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 48

Bragança Paulista, Brasil

A necessidade de materiais adaptáveis na habitação social latino-americana

A série de artigos de Nikos A. Salingaros, David Brain, Andrés M. Duany, Michael W. Mehaffy y Ernesto Philibert-Petit sobre o estudo da habitação social na América Latina continua, e nesta ocasião os autores questionam as escolhas dos materiais construtivos mais frequentemente empregados. 

Casa Carumbé / Gil Mello Arquitetura

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 25

Cerqueira César, Brasil
  • Arquitetos: Gil Mello Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 270.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016