Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás

Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de InterioresCasa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de InterioresCasa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de Interiores, PortaCasa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de InterioresCasa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Mariana de Delás
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  92
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Complementto, FARO Barcelona, JUNG, Jallut Pinturas, Maderesa
  • Arquiteta Responsável: Mariana de Delás
  • Equipe De Projeto: Ines Bonet, Blanca Gomez Rodriguez -Arias
  • Montagem E Vegetação: Belén Larraz
  • Desenho Da Mesa: Mariana de Delás & 2Monos Studio
  • Cidade: Palma
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Palma Hideaway serve de estúdio/residência para uma jovem empreendedora que passa a maior parte do tempo viajando a trabalho. É o resultado de uma pesquisa contínua de como habitar locais térreos situados em tecidos urbanos densos (seguindo o estudo realizado anteriormente no projeto Raval Hideway em Barcelona).

Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de Interiores, Vidro
© José Hevia
Planta
Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de Interiores
© José Hevia

O espaço se encontra no limite do centro da cidade. Um terreno de 92m², onde se está suscetível à vitalidade do entorno e, ao mesmo tempo, ao isolamento em relação ao externo para aproveitá-lo como lugar de descanso e trabalho. Antigamente era uma oficina mecânica de motos, e por isso se caracterizava por pés direitos altos, uma estrutura mista de concreto e madeira e um pátio subaproveitado na parte posterior do lote.

Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de Interiores, Porta
© José Hevia
Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de Interiores
© José Hevia

A transição que existia entre a rua e o acesso era muito intenso, por isso foi considerado essencial criar um espaço intermediário. Este jardim funciona como uma entrada de luz e ventilação, ao mesmo tempo que serve de barreira acústica e de privacidade para o interior. A fim de prover este espaço com a maior versatilidade possível, várias camadas são dispostas e podem ser combinadas em diversas variações. Uma primeira fachada externa com acabamento em tela perfurada filtra a luz, ventila e proporciona um primeiro grau de privacidade ao interior. Posteriormente, uma segunda fachada de vidro e carpintaria de madeira, isola acusticamente o local da rua de pedestres. Um banco de madeira e uma jardineira de azulejos completam o espaço que atua como transição.

Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© José Hevia

Uma vez dentro, a proposta se revela ao redor de uma divisão diagonal que serve como separação, armazenamento e um guia direcional em direção ao pátio posterior. Esta divisória de madeira serve de apoio a toda atividade principal da residência, além de barreira acústica e visual entre o espaço noturno e o espaço diurno. 

Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Axonométrica
Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de Interiores, Cadeira
© José Hevia

À esquerda da nova divisória estão o dormitório, o closet e o banheiro. Estes espaços mais domésticos são elevados a alguns centímetros do chão para criar uma sensação mais isolada e para criar uma barreira visual em relação à rua. O banheiro aproveita esta irregularidade para descer e produzir uma banheira/chuveiro.

Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de Interiores, Concreto
© José Hevia

O lado direito da divisória é reservado para as áreas comuns. Um pavimento contínuo de concreto polido percorre o restante da casa para criar uma maior sensação de continuidade e amplitude. Uma cozinha centralizada junto com uma mesa de trabalho alta estão localizadas no centro do espaço, incentivando reuniões e encontros. Esta mesa alta é co-desenhada e produzida por um jovem estúdio, Mallorquin 2MonosStudio, e dá ao espaço um toque de cor e frescor ao ambiente mais minimalista.

Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de Interiores
© José Hevia

As salas de estar e jantar se localizam próximas à abertura ao pátio posterior. Neste espaço se demarcam os calendários de pin-ups existentes encontrados na antiga oficina como uma homenagem.

Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás - Fotografia de Interiores, Porta
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palma, Islas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás" [Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás] 12 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941545/casa-palma-hideaway-mariana-de-delas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.