Centro de Desenvolvimento Comunitário Parque el Higuerón / AGENdA Agencia de Arquitectura + Dellekamp Schleich

Centro de Desenvolvimento Comunitário Parque el Higuerón / AGENdA Agencia de Arquitectura + Dellekamp Schleich

© Onnis Luque© Onnis Luque© Onnis Luque© Onnis Luque+ 24

  • Arquitetos Encarregados:Camilo Restrepo Ochoa, Derek Dellakamp, Jachen Schleich
  • Líder De Projeto:Francisco Franco
  • Equipe De Projeto:Gustavo Hernández, José Manuel Estrada, Mariana Mejía, Juan Camilo Ramírez, Camilo Toro, Helen Winter
  • Renders:Sana Frini, Samuele Xompero
  • Projeto De Iluminação:Lightchitects
  • Paisagismo:Entorno Taller de Paisaje
  • Projeto Estrutural:Ingeniería Estructural Oscar Trejo
  • Cidade:Jojutla de Juárez
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um terremoto de 7.1 graus na escala Richter estremeceu o México no dia 19 de Setembro de 2017, deixando o país inteiro em estado de emergência, com mais de 396 vítimas e 150.000 residências destruídas em cinco estados (Oaxaca, Morelos, Estado de México e Guerrero).

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Jojutla (Morelos) foi um dos tantos municípios da república que se transformaram em um campo de ruínas após o sismo. Em uma fração de segundos, a maior parte de sua infraestrutura foi completamente ou parcialmente destruída.

© Onnis Luque
© Onnis Luque
© Onnis Luque
© Onnis Luque

Após uma iniciativa organizada pela Infonavit, envolvendo um grupo de arquitetos nacionais, foi lançado um plano diretor para a reestruturação dos principais edifícios públicos do município. A Dellekamp/Schleich e o escritório Agenda (Colômbia) foram chamados para colaborar em dois projetos: duas representações simbólicas da fé. Dois templos, um religioso e um laico. Uma igreja (Santuario Señor de Tula) e um centro comunitário (El Parque Higuerón).

Planta
Planta

Jojutla, município do estado de Morelos, foi um dos locais mais afetados pelo sismo, com um registro de mais de 1000 residências danificadas e a maior parte de sua infraestrutura pública colapsada.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

No Parque el Higuerón uma grande parte do edifício original, que abrigava vários espaços comunitários, como uma fábrica comunitária de tortilhas e salas de aula para capacitar seus moradores, desmoronou. A gravidade dos danos à estrutura e a incapacidade de utilização destes espaços revelou a importância deste centro para os moradores da comunidade.

Axonométrica
Axonométrica

O projeto busca resgatar um local afetado e atuar como símbolo de comunidade e solidariedade para uma sociedade em reconstrução. O volume, posicionado como um quadrado nas margens internas da propriedade, funciona como um receptor para o programa e delimitador da praça central.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

O sistema construtivo, formado por uma grelha de estruturas rígidas de concreto, permite uma composição livre de espaços abertos e fechados, configurando as áreas destinadas às oficinas, à biblioteca e às secretarias municipais. O vazio gerado pela praça protege os usuários das condições climáticas e conecta diretamente a proposta a seu contexto.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jojutla de Juárez, Morelos, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Desenvolvimento Comunitário Parque el Higuerón / AGENdA Agencia de Arquitectura + Dellekamp Schleich" [Centro de desarrollo comunitario Parque el Higuerón / AGENdA Agencia de Arquitectura + Dellekamp Schleich] 10 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941324/centro-de-desenvolvimento-comunitario-parque-el-higueron-agenda-agencia-de-arquitectura-plus-dellekamp-schleich> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.