Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo / SPBR Arquitetos

Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo / SPBR Arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 42

São Bernardo do Campo, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis:SPBR Arquitetos - Angelo Bucci, Tatiana Ozzetti, Nilton Suenaga, Beatriz Marques, Victor Próspero Lucas Roca, Martha Bucci, Beatriz Brandt
  • Consultor De Projeto Hospitalar:ARQLAB - Sérgio Salles, Ivan Portero, Priscila Segala, Vinicius M. Oliveira, Fernanda V. Santos
  • Arquitetos Executivos:SIC ARQUITETURA - Fabio Kassai Bruno Taiar de Carvalho, Ana Carolina Artuzi Aipp, George Ferreira, Renata Ribeiro Lopes, Mariana Ginesi
  • Estrutural:Kurkdjian Fruchtengarten
  • Fundação:ENGEOS Engenharia e Geotecnia
  • Mecânico:MHA Instalações
  • Paisagismo:Raul Pereira Arquitetos Associados
  • Estimativa De Custo:Alberto Costa Neto
  • Spec Engenheiro:Leonardo Katori
  • Design De Iluminação Lux:Projetos - Ricardo Heder
  • Eficiência Energética:MITSIDI - João Leal, Arthur Cursino, Edward Borgstein
  • Impermeabilização:PROASSP
  • Cozinha Industrial:NUCLEORA
  • Elevador:ZAPP Consultoria
  • Segurança Contra Incêndios:Cel. Altino Gianesini
  • Cliente:Fundação do ABC / City Government of São Bernardo do Campo
  • Modelo 3 D :Ricardo Canton
  • Modelo Físico:Triviño Maquetes
  • área Do Terreno:17.548 m²
  • Sistema Estrutural:Reinforced Concrete
  • Cidade:São Bernardo do Campo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Kon
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade industrial de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, teve um papel notável na recente democracia no Brasil. Foi lá que o ex-presidente da república Lula surgiu como sindicalista para fundar o Partido dos Trabalhadores, PT, em 1980. Sob o segundo governo consecutivo do prefeito Luiz Marinho, o Conselho de Saúde hoje é liderado por Odete Carmem Gialdi - que sucedeu Arthur Chioro, atualmente titular do Ministério da Saúde de Brasília - cuja liderança se concentra em estratégias para garantir assistência de qualidade a todos.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Além disso, Alfredo Buso, arquiteto à frente do Departamento de Planejamento Urbano, imprimiu importantes melhorias na escala urbana, destacando a mobilidade e o controle de inundações. Além disso, ele se dedica a enfatizar o papel da arquitetura no processo de melhoria da qualidade urbana, preservando o patrimônio, como uma escola projetada por Paulo Mendes da Rocha nos anos sessenta ou criando possibilidades para novos projetos, como o Museu do Trabalho e dos Trabalhadores, por Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci.

© Nelson Kon
© Nelson Kon
Planta 01
Planta 01
© Nelson Kon
© Nelson Kon

O Hospital Público de Emergência, dirigido por Renata Martello, faz parte do complexo hospitalar municipal e das instalações de saúde administradas pela Fundação ABC. Este hospital funciona como uma entrada para o complexo, chamado de hospital porta, é o primeiro destino para ambulâncias que atendem acidentes e chamadas de emergência. Suas atividades combinam hospitais pediátricos e adultos, que compartilham algum apoio, mas funcionam como dois edifícios independentes. Considerado um hospital de emergência, é guiado por novos conceitos sobre o gerenciamento da classificação de doenças por meio de um processo de triagem e fluxo de pacientes, utilizando o princípio da via rápida.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O edifício ocupa 17.500 m², um bloco inteiro, longelíneo. A rua Joaquim Nabuco foi tomada como sua fachada principal pública, enquanto a Cacilda da Cruz Ferreira funciona como uma rua interna para ambulâncias, funcionários e acesso a serviços. O edifício foi dividido em dois longos volumes sobrepostos:

© Nelson Kon
© Nelson Kon

No fundo, como um pódio alto de três andares, medindo 185m e cerca de 35m de largura, a parte inferior do edifício tem recepções e primeiros cuidados no nível do solo, cirurgia no primeiro nível e, finalmente, mecânica e suporte no segundo nível [normalmente exibidas no subsolo, essas funções foram deslocadas devido ao lençol freático muito raso e ao nível de segurança referente ao histórico de inundações naquele bairro].

© Nelson Kon
© Nelson Kon
Corte 02
Corte 02
© Nelson Kon
© Nelson Kon

No topo deste, como piloto ou espaço aberto, o escritório de administração e o programa educacional foram exibidos como uma área externa de descanso.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O volume superior, como uma barra de três andares com 115m de comprimento e 15m de largura, abriga 159 leitos hospitalares para internação pediátrica e adulta.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

A extensão deste edifício, agregado a um espaço público não claramente definido em seu entorno, nos ofereceu a possibilidade de propor um novo projeto para as ruas Cacilda da Cruz Ferreira e Joaquim Nabuco. No lado público de Joaquim Nabuco, o edifício foi agraciado com uma praça sombreada por árvores cuidadosamente projetadas como paisagem, que oferecem uma boa transição entre o exterior e o interior.

© Nelson Kon
© Nelson Kon
Modelo 03
Modelo 03
© Nelson Kon
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo / SPBR Arquitetos" 15 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939665/hospital-publico-de-emergencia-de-sao-bernardo-do-campo-spbr-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.