Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende

Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Concreto, PilarLoja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Imagem 3 de 11Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Imagem 4 de 11Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Imagem 5 de 11Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Mais Imagens+ 6

Mais informaçõesMenos informações
Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Tijolo, Fachada, Janela
© Ruy Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reforma de 260m² da marca Haight Clothing nos inspirou a desenhar uma paisagem contemplativa onde a luz, mais que uma fonte de iluminação, é um objeto físico discreto e sensível para a percepção sensorial dos espaços.

Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Imagem 3 de 11
© Ruy Teixeira

Nosso interesse em pensar a arquitetura como uma coreografia da experiência para a descoberta do espaço nos levou a desenvolver o caráter deste projeto, definido principalmente por uma sequência espacial, que se fecha e abre para o céu, permitindo ao usuário experimentar uma mudança permanente através de formas e materiais simples.

Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Imagem 4 de 11
© Ruy Teixeira

A estratégia de ocupação do imóvel foi desenvolvida a partir da pré existência cuja estrutura foi mantida e tornou-se diretriz para uma fachada opaca. O que a partir do exterior é visto como uma geometria rígida, se torna bastante flexível no interior; experienciar o espaço é percorrer uma sequência de salas com diferentes formas e algumas vezes o céu como abrigo, o espaço entre salas origina uma estrutura labiríntica onde uma pequena circulação leva aos provadores, um espaço central e íntimo. A luz natural é uma forte sensação de presença da natureza em todos os ambientes, mas desenha e toca as superfícies de uma forma diferente em cada um deles.

Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Concreto, Pilar
© Ruy Teixeira
Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Imagem 11 de 11
Axonométrica
Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Imagem 7 de 11
© Ruy Teixeira

As superfícies são o resultado do ato de adicionar ou revelar camadas de materiais. A textura áspera das paredes aparece como uma reinterpretação das paisagens ordinárias da cidade, enquanto o arenito usado como objeto atua como uma memória de praias das quais a marca se origina. A formação dessa pedra é caracterizada por um acúmulo espontâneo de camadas de areia depositadas ao longo do tempo, nosso trabalho foi orientar um processo artesanal de escultura para tornar essa característica natural, evidente no espaço.

Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende - Imagem 5 de 11
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Haight Clothing / Entre Terras + Pablo Resende" 23 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938160/loja-haight-clothing-entre-terras-plus-pablo-resende> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.