Fresta Arquitetura e Whabout ficam em segundo lugar no concurso "Hope Dental Center: Rwanda Clinic and Trainning Institute"

O escritório Fresta Arquitetura e o coletivo Whabout foram premiados com o segundo lugar no concurso internacional Hope Dental Center: Rwanda Clinic and Trainning Institute. Organizado pela Archstorming, em parceria com a His Hands On Africa (HHOA), o concurso tinha como objetivo escolher o projeto que será construído e abrigará uma clínica dentária e um instituto de formação em Kigali, capital do Ruanda.

Fresta Arquitetura e Whabout ficam em segundo lugar no concurso Hope Dental Center: Rwanda Clinic and Trainning Institute - Mais Imagens+ 26

Conheça, a seguir, a proposta premiada acompanhada de seu memorial.

Dos escritórios: O projeto para o Hope Dental Center nasce do desejo de levar saúde e educação à uma variada gama de pessoas. Instalando-se de forma livre e generosa em um terreno próximo ao centro de Kigali, o complexo visa oferecer atendimento odontológico e treinamento profissional à população.

Cortesia de Fresta Arquitetura e Whabout

O conjunto organiza-se através de um grande eixo que atravessa o lote e conecta os edifícios com seu entorno e a cidade. Sua implantação é definida majoritariamente em três cotas distintas que intercalam-se com uma série de níveis intermediários formando jardins e pequenas praças.

Cortesia de Fresta Arquitetura e Whabout

A disposição do programa e a configuração dos edifícios foram pensadas para garantir um ambiente acolhedor, confortável e higiênico. Decidiu-se, portanto, trazer para fora toda a circulação horizontal, transformando corredores em varandas e conectando-os aos terraços e ao eixo principal. A iniciativa, além de promover um ganho de qualidade espacial, une visualmente o conjunto e proporciona uma melhoria na ventilação, insolação e uma consequente salubridade entre os ambientes.

O centro de saúde e educação, localizado na cota mais alta, é o primeiro edifício que se apresenta ao usuário. Seu acesso dá-se por meio de elevadores ou escadas e marca o início do caminho que cruza o lote. A parte superior é reservada às instalações ligadas essencialmente a clínica-escola, como sala de aula, sala multiuso e refeitório; o piso inferior, por sua vez, abriga o bloco administrativo e de atendimento com recepção, consultórios e salas de operação.

Cortesia de Fresta Arquitetura e Whabout

No bloco dos dormitórios, vinculado ao eixo principal pelo lobby e uma área de estar, ficam dispostos os locais de abrigo e suporte à equipe de voluntários. Diferem-se, aqui, as faces comum e privativa do edifício - espacial e construtivamente: os programas relacionados ao coletivo são organizados de maneira mais aberta, os íntimos em um bloco mais recluso e ambos se unem por uma passarela.

O terceiro edifício, no nível mais baixo do terreno, compreende um estacionamento, o armazém e o centro de logística. Nesse galpão, assim como no prédio da clínica-escola, para alcançar vãos favoráveis às funções locais, opta-se por um sistema estrutural misto com paredes em alvenaria e a cobertura sustentada por colunas metálicas.

Cortesia de Fresta Arquitetura e Whabout

Por fim, também na cota mais baixa, acontece o encontro do percurso com a rua. Este, condutor e articulador de todo complexo, pela conexão direta com a cidade, faz do conjunto um objeto catalisador e aglutinador no meio urbano. Ao forçar a abertura do terreno entre duas ruas, transformando linha em rota, propõe-se que o Hope Dental Center de instalação isolada transforme-se em, de fato, infraestrutura para toda Kigali.

FICHA TÉCNICA

  • Título: “Hope Dental Center”
  • Autores: Raissa Gattera, Thais de Freitas, Danilo Maia e José Carrari
  • Escritórios: Fresta Arquitetura e Whabout
  • Localização: Kigali, Ruanda - África
  • Ano: 2020

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Fresta Arquitetura e Whabout ficam em segundo lugar no concurso "Hope Dental Center: Rwanda Clinic and Trainning Institute"" 16 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937600/fresta-arquitetura-e-whabout-ficam-em-segundo-lugar-no-concurso-hope-dental-center-rwanda-clinic-and-trainning-institute> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.