Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura

Todo dia 8 de março, em nível global, a luta por direitos iguais e sufrágio universal é comemorada como parte de uma data estabelecida pela ONU em 1975. Essa comemoração reúne os esforços de mulheres que exigiram seu direito de votar, estudar, ocupar cargos públicos e combater a discriminação no trabalho. Essa luta é fruto da luta de muitas mulheres que se sacrificaram pela causa. Vários eventos que vivemos todos os dias mostram que a situação social mudou. No entanto, é essencial que homens e mulheres se comprometam com o progresso e a justiça para que as coisas aconteçam.

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 2 de 21
© ArchDaily

A luta no campo da arquitetura em nível global foi representada por várias mulheres que nadaram contra a maré, deixando uma marca significativa na história levantando suas vozes e trazendo com elas um impacto transcendental não apenas no mundo da arquitetura, mas em contextos políticos, econômicos e domésticos. No ArchDaily, acreditamos que as mulheres são um pilar fundamental da profissão e, desde a sua fundação, profissionais de diferentes áreas fazem parte dessa grande equipe multicultural que se estende por todo o mundo. No momento da publicação deste artigo, a empresa estava composta por 39 mulheres e 31 homens de diferentes nacionalidades e cargos de gerência.

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 4 de 21
© ArchDaily

Por esse motivo, e para comemorar a luta pela equidade, convocamos mulheres de diferentes áreas, países, profissões e posições no ArchDaily para responder à seguinte pergunta: de acordo com sua opinião e experiência pessoal, em que a prática da arquitetura deve se concentrar para se tornar realmente relevante no futuro?

Christele Harrouk

Editora de Conteúdo

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 17 de 21
Cortesía de Christele Harrouk

"Acredito firmemente que, para construir melhores espaços para as cidades do futuro, todos devem ser incluídos no processo criativo e em todos os aspectos do desenvolvimento do projeto. Até agora, cidades e arquitetura não foram capazes de fazê-lo, causando a expulsão de mais da metade da população. Sem o sentimento de pertencimento a maioria de nós vive em lugares, anda pelas ruas e vagueia por espaços que não se assemelham a nós. Estamos tão acostumados a nos sentirmos inseguros, ansiosos, fora do lugar, que de alguma maneira isso se converteu à norma.

As mulheres, que não vêem ou agem como homens, devem viver como homens. Essa ideia absurda de que quem concebe espaço e cidades é um único ser humano que dita as regras ficou obsoleta. Embora as reformas de conscientização, que aparecem em todo o mundo, estejam educando as comunidades sobre "outras opções" para a vida, ainda estamos atrasados no que diz respeito à ação. É necessário reunir informações, estabelecer diretrizes, envolver mulheres arquitetas e tomadoras de decisão, bem como convocar todos os membros da sociedade para apresentar sua visão e expectativas. O caminho é longo e isso pode ser apenas o começo de um processo de tentativa e erro".

Pola Mora

Diretor de Comunidade e Parcerias

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 7 de 21
© Pola Mora

"Atualmente, a política, o planejamento territorial e o planejamento urbano carecem de arquitetura e, por sua vez, os responsáveis pela arquitetura não têm uma visão política, cultural do cidadão ou da importância do espaço público como construtor da cidadania. Para torná-la uma prática relevante, devemos primeiro nos perguntar como tiramos a arquitetura de sua auto-absorção para reconectá-la à cidade e ao urbano.

A 'arquitetura relevante' que construirá as cidades do futuro deve enfatizar o desenho de espaços públicos que permitam o exercício da democracia e da cidadania. Deve aspirar a construir o bem-estar social e transformar a mentalidade de seus habitantes, ajudando-os a alcançar todo o seu potencial na sociedade. A arquitetura deve promover ações culturais, sociais e políticas para influenciar o desenvolvimento de cidades melhores. Cidades de todas as idades e gêneros, onde mulheres e meninas podem se mover livremente e sem medo".

Hana Abdel Latif

Curadora de Projetos

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 12 de 21
Cortesía de Hana Abdel Latif

"Para promover cidades melhores, a arquitetura deve se concentrar em projetos sustentáveis e abordagens de construção. Isso é feito principalmente por meio de planejamento, pesquisa e análise pré-projeto. Estes últimos são precursores essenciais para garantir um crescimento funcional a longo prazo de uma vida saudável na cidade. Os arquitetos e arquitetas devem participar desde o início da avaliação das necessidades, referências culturais, disponibilidade de material e seleção de locais para possíveis trabalhos. Oferecer aos habitantes da cidade assentamentos e construções que eles não precisam ou não podem pagar não é benéfico nem sustentável no futuro. Portanto, o foco deve estar nas características e requisitos específicos de cada uma das comunidades menores ao alcance de uma cidade grande".

María Gonzalez

Gerente da Equipe de Projetos

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 16 de 21
Cortesía de María Gonzalez

"Esperamos que, no futuro próximo, as práticas de arquitetura sejam mais interdisciplinares, com especialistas ativos de outras áreas para manter a responsabilidade social e enfrentar os desafios globais. Os arquitetos devem criar cidades para todos, oferecer uma gama mais ampla de serviços para todos e estarem cientes da necessidade de criar espaços inclusivos.

Observar e entender verdadeiramente o comportamento, a expressão e as necessidades das pessoas são a chave para projetar um ambiente construído de sucesso. Os espaços públicos e privados devem se fundir, criando mais espaços abertos para o público dentro de um edifício, expandindo o benefício não apenas para os usuários, mas para a cidade. Ao mesmo tempo, os arquitetos nunca devem perder o foco na criação de soluções sustentáveis. O design deve melhorar seu contexto, e não o contrário."

Antonia Piñeiro

Editora-Chefe de Catálogos

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 8 de 21
Cortesía de Antonia Piñeiro

"Penso que as mudanças climáticas e a sustentabilidade social devem ser consideradas grandes preocupações nos próximos anos. Como arquitetos, devemos abrir nossa mente não apenas para novos projetos (como espaços de colaboração, salas adaptáveis, pequenas casas...), mas também para incentivar políticas públicas que favoreçam a sustentabilidade social em detrimento da propriedade privada e do benefício imobiliário. Em uma escala diferente, os projetistas de espaços construídos têm o poder de escolher a composição de nosso ambiente construído, especificando e disseminando o uso de materiais não tradicionais que reduzem o impacto da indústria da construção no planeta e promovem a produção local em pequena escala".

Soledad Sambiasi Zanghellini

Diretora da Equipe de Produtos

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 18 de 21
Cortesía de Soledad Sambiasi Zanghellini

"Acho que um dos aspectos mais importantes a se concentrar é a qualidade dos interiores, no aspecto mais amplo e completo do conceito. À medida que a população continua a crescer - com uma população aproximada de 10.000 milhões de pessoas até 2050 - , as cidades do futuro serão extremamente densas, teremos que viver em espaços menores e mais compartilhados, teremos que aprender a viver com pessoas e culturas muito diversas. Quanto melhor a qualidade desses espaços, mais saudáveis seremos como sociedade e como indivíduos, física, psicológica e espiritualmente".

Mónica Arellano

Editora de Conteúdo

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 20 de 21
Cortesía de Monica Arellano

"Acho que a arquitetura deve se concentrar em atender o território de forma holística, com o apoio de profissionais especializados em diferentes áreas para repensar os territórios urbanos. As cidades como as conhecemos agora foram erguidas sob princípios em vigor na época, mas enfrentam conseqüências políticas, sociais, de expansão e de crise climática que exigem soluções que se adaptem a novos modos de vida. A arquitetura deve estar mais consciente e abordar os problemas negligenciados que se arrastam há décadas, que sofreram mutações nos territórios de guerra, expulsando os mais fracos. As cidades do futuro devem oferecer abrigo e aprender com os grupos violados".

Lucía Berlanga

Gerente Customer Success

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 15 de 21
Cortesía de Lucía Berlanga

"Eu acredito que a prática da arquitetura deve se concentrar nas interações humanas. Ou seja, pensar não apenas em um espaço cumprindo uma função estética, mas também imaginando como isso ajudará a melhorar a interação humana. Vivemos em um mundo muito individualista que perdeu o senso de comunidade, a interação cara a cara. Pouco a pouco nos isolamos do espaço público, da convivência com o outro, então acho que seria interessante repensar isso para o planejamento das cidades no futuro. Espaços que convidam ao diálogo, a conviver com a natureza, com o meio ambiente e com os outros".

Antonia Calderón

Psicóloga do Departamento de Talentos e Cultura

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 13 de 21
Cortesía de Antonia Calderón

"Na minha perspectiva como psicóloga, acredito que a capacidade de trabalhar em colaboração entre diferentes áreas (antropologia social ou ciências ambientais, por exemplo) é muito importante para atender às necessidades estruturais e culturais (trabalho colaborativo multidisciplinar). Além disso, do ponto de vista de motivadora, é muito importante estar sempre interessada em encontrar e aprender novas formas, novas tecnologias como realidade virtual e big data, sustentabilidade e uso de espaços. É muito importante ter conhecimento sobre design e uso de espaços, e como isso afeta nossa saúde mental e psicológica, porque a maneira como esses espaços são projetados tem um impacto em nossas vidas, afetando a maneira como as pessoas pensam, aprendem e entendem o mundo".

Fernanda Castro

Diretora da Equipe de Conteúdo

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 9 de 21
© Cristian Pino Anguita

"Todo espaço projetado deve ser inclusivo (do planejamento urbano a prédios públicos e privados)! Precisamos educar a nós mesmos e a nossa sociedade por meio dos espaços que habitamos e usamos todos os dias até que se tornem óbvios e necessários, não" opcionais" para um grupo específico de pessoas. Dessa forma, a arquitetura pode mudar não apenas o mundo físico, mas também nossa mentalidade e empatia".

Vanessa Vielma

Diretora do ArchDaily México

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 10 de 21
© Vanessa Vielma

"A arquitetura de qualidade deve ser acessível a todos. No entanto, em um mundo que cresce tão rapidamente e com mais e mais autoconstrução, é complexo. Mas se focarmos na informação e no conhecimento que atingem todas as pessoas - já que todos precisamos de um espaço para morar - e estarmos preocupados em orientar e acompanhar comunidades e grupos, podemos melhorar a qualidade de vida. Embora nem todos tenham acesso a um arquiteto, considero parte da nossa responsabilidade tornar esse conhecimento acessível".

Yamile Nazor

Líder da Equipe de Costumer Success

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 14 de 21
Cortesía de Yamile Nazor

"Nossa prática deve estar em constante evolução conforme as necessidades das pessoas que se mudam para as grandes cidades. A chave para a arquitetura ser relevante no futuro, do meu ponto de vista, deve se concentrar na capacidade de atender a todas as necessidades dos usuários, projetando espaços adaptáveis capazes de transformar e mudar completamente de maneira eficaz e prática, já que hoje as pessoas executam todos os tipos de ações no mesmo espaço".

Clara Ott

Curadora de Projetos

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 21 de 21
© Clara Ott

"As cidades devem se concentrar em promover um senso de comunidade e pertencimento de maneira inclusiva. Portanto, a arquitetura deve criar e promover novas tipologias e espaços públicos compartilhados: acessíveis, seguros e acolhedores para todos, com instalações integradas que permitem atividades sobrepostas e interações significativas".

Mariana Sánchez

Gerente de Desenvolvimento de Negócios

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 11 de 21
Cortesía de Mariana Sánchez

"O desenho de espaços sustentáveis e ecológicos e os projetos que atendem ao seu contexto são o futuro da arquitetura. Atualmente, o desenho desses espaços deve ser adaptado à tecnologia que usamos no dia-a-dia. Casas, escritórios e escolas inteligentes que facilitam nossa maneira de viver é o futuro dos espaços".

Paula Pintos

Curadora de Projetos

Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura - Imagem 19 de 21
Cortesía de Paula Pintos

"A arquitetura não deve perder o foco na pessoa, nos habitantes das cidades para as quais foi projetada, oferecendo design e arquitetura urbanos como uma ferramenta poderosa para garantir a segurança e a inclusão de todos os espaços urbanos. Proporcionar pontos adequados de reunião e recreação para compartilhar, discutir e expressar, para que cada indivíduo possa se sentir parte da mesma comunidade".

Nota do Editor: Este artigo foi publicado originalmente em 11 de março de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Mulheres no ArchDaily refletem sobre o futuro da arquitetura" [Mujeres en ArchDaily reflexionan sobre el futuro de la arquitectura] 11 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935286/mulheres-no-archdaily-refletem-sobre-o-futuro-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.