Escola 42 São Paulo / SuperLimão Studio

Escola 42 São Paulo / SuperLimão Studio

© Israel Gollino© Israel Gollino© Israel Gollino© Israel Gollino+ 42

  • Equipe De Projeto :Antonio Figueira de Mello, Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Pedro Pontes, Inaiá Bottura, Pamela Paffrath
  • Luminotécnica:LDArti
  • Construtora:Edifisa Engenharia e Construção
  • Identidade Visual:Studio Maya
  • Marcenaria:Lavore Móveis
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Israel Gollino
© Israel Gollino

Descrição enviada pela equipe de projeto. Escola de programação com ensino gratuito onde o aluno escolhe seu próprio currículo e avança através de módulos e sem professores, livros e emissão de diploma, a Escola 42 é uma instituição francesa com um método de ensino colaborativo, onde os alunos avaliam os trabalhos uns dos outros, sempre em atividades em grupo. Em 2019, a 42 São Paulo (como é chamada) chegou ao Brasil e se instalou na Vila Madalena, em São Paulo, com um projeto Superlimão.

© Israel Gollino
© Israel Gollino

Tendo essas características, o projeto de arquitetura precisava ser eficiente, atrativo e atender às necessidades técnicas e visuais para que o público – formado por pessoas a partir de 18 anos – estivesse imerso em seu universo e método de ensino.

© Israel Gollino
© Israel Gollino

O resultado é um projeto contemporâneo, cujo programa se divide em quatro espaços – um de eventos e os outros três com salas para programação (com layouts diferentes) – numa área e 900m2.

© Israel Gollino
© Israel Gollino
Axonométrica
Axonométrica
© Israel Gollino
© Israel Gollino

Assim como a 42 tirou partido do filme de ficção científica “O Guia do Mochileiro das Galáxias, do autor inglês Douglas Adams, para escolher seu nome, para definir cores, materiais e acabamentos dos espaços da escola, a arquitetura também se inspirou no universo high tech dos anos 60/70/80, como por exemplo o filme “2001: Odisseia do Espaço”, de Stanley Kubrick.

© Israel Gollino
© Israel Gollino

A laje ainda vazia, sem uso anterior, ganhou nova construção em todo espaço, uma planta 40x4, comprida e estreita. O núcleo central é formado por uma copa e áreas de TI e os demais ambientes usados para salas de reunião, staff, programação e área de eventos. Há ainda uma cobertura / área externa para momentos de descompressão.

© Israel Gollino
© Israel Gollino

O mobiliário foi desenvolvido pelo Superlimão para atender a uma necessidade de acomodação atípica, por isso a escolha de mobiliários leves, com rodízio para fácil locomoção e caixotes para serem usados em ações especiais dentro do espaço.

© Israel Gollino
© Israel Gollino

O forro é feito de madeira mineralizada com tratamento acústico e em celulose projetada e foi desenvolvida uma paleta de cores especialmente para a aplicação no projeto, que tem a descontração presente na serralheria e na sua comunicação visual.

© Israel Gollino
© Israel Gollino

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola 42 São Paulo / SuperLimão Studio" 16 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933809/escola-42-sao-paulo-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.