Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura

Quito, Equador
  • Arquitetos Responsáveis: Nicolás Viteri – María Mercedes Reinoso – Xavier Duque
  • Material Gráfico: Carlos Valarezo & El Sindicato Arquitectura
  • Tradução: Jhower Sánchez
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura - Imagem 5 de 26
© Andrés Villota

"Pobre não é quem tem pouco, é quem precisa muito", Mujica.

Este projeto de uma casa de 12 m² localizada no terraço de um edifício no popular bairro de San Juan, em Quito, Equador, foi concebido como uma residência parasita. Trata-se de um objeto de design minimalista, focado em resolver as necessidades básicas de habitabilidade de um jovem ou casal considerando banheiro, cozinha, cama, espaço de armazenamento e espaço de estar (comer, trabalhar, socializar), garantindo todo o conforto de uma casa, em uma pequena área.

Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura - Imagem 20 de 26
Cortesía de Carlos Valarezo
Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura - Imagem 2 de 26
© Andrés Villota

É desenvolvido em uma fachada do tipo A e é conceituado a partir do espaço ideal para viver de acordo com a atividade que realizamos parados. Define-se um retângulo central onde se desenvolvem todas as atividades e de onde todos os espaços utilitários, como cozinha, banheiro, cama, armazenamento, escritório, são usados ou acessados. Todos esses espaços utilitários adjacentes ao retângulo central estão localizados em triângulos e romboides que, além de conter a atividade, proporcionam estabilidade à estrutura.

Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura - Imagem 13 de 26
© Andrés Villota
Isométricas
Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura - Imagem 11 de 26
© Andrés Villota

Consiste em três módulos criados por quatro pórticos estruturais que combinam os espaços livres de objetos utilitários para maximizar o uso do volume e reduzir sua área construída, de modo que o espaço versátil do retângulo central seja usado da maneira mais conveniente de acordo com a atividade executada na casa

Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura - Imagem 16 de 26
Cortesía de El Sindicato Arquitectura

Com uma grande janela de vidro transparente, a entrada de luz natural é permitida através de sua fachada norte que se abre para a vista da cidade e para os vulcões de Cotacachi, Imbabura, Mojanda e Cayambe. Para o sul, uma janela de vidro fosco ventila, ilumina e dá privacidade em frente às casas vizinhas e suas janelas. As fachadas leste e oeste, que no Equador recebem sol direto todos os dias do ano, fecham completamente para impedir a entrada direta do sol.

Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura - Imagem 8 de 26
Cortesía de El Sindicato Arquitectura
Axonométrica
Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura - Imagem 14 de 26
Cortesía de El Sindicato Arquitectura

No interior, os painéis de compensado OSB são utilizados para acabamento de pisos, paredes e painéis externos. A estrutura de madeira e a subestrutura de fixação dos painéis metálicos criam uma camada de isolamento de 12 cm preenchida com fibra de coco. O metal foi usado para a fundação da casa até a laje da construção existente.

Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura - Imagem 6 de 26
© Andrés Villota
Plantas
Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura - Imagem 4 de 26
© Andrés Villota

Embora possa ser construído em terrenos sem construções urbanas e rurais preexistentes, propomos que sua construção seja idealmente em terraços subutilizados de edifícios urbanos estruturalmente adequados, aos quais as redes de água potável, esgoto e eletricidade estão conectadas. Contribuindo assim para a densificação da cidade em pequena escala, com investimento econômico e de recursos mínimo, e conservação do patrimônio arquitetônico.

Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura - Imagem 18 de 26
© Andrés Villota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura" [Casa parásito / El Sindicato Arquitectura] 13 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933686/casa-parasita-el-sindicato-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.