O que é madeira acetilada?

Como um material de construção, a madeira é bonita, prática e versátil. As excelentes propriedades de resistência, leveza e excelente isolamento da madeira a tornam ideal para muitas aplicações, especialmente no momento em que a madeira oferece soluções eficientes em diferentes escalas. Apesar desses benefícios, a madeira é altamente suscetível à deterioração, principalmente quando usada ao ar livre.

No passado, os construtores tratavam de questões de durabilidade usando madeiras tropicais ou aplicando tratamentos químicos. Mas os suprimentos cada vez mais escassos dessas madeiras levaram à extração ilegal e ao desmatamento, enquanto o processamento produziu toxinas prejudiciais. O interesse aumentou na madeira acetilada, que, como você poderá aprender no curso on-line da AEC Daily, é um material sustentável e ecológico que oferece durabilidade e estabilidade excepcionais.

Courtesy of AEC Daily

Documentada por cientistas há mais de 90 anos, a madeira acetilada foi produzida comercialmente no Japão em 1980. Até recentemente, os desafios tecnológicos e o alto custo de processamento da madeira a tornavam muito cara para a produção em escala comercial. Embora a despesa inicial permaneça mais alta que os produtos de madeira convencionais, os usuários economizarão dinheiro a longo prazo com custos de manutenção mais baixos.

Habitualmente, a madeira acetilada é produzida a partir de pinheiro radiata de rápido crescimento, provenientes de florestas sustentáveis. Através de uma série de reações químicas, o processo de tratamento protege toda a peça de madeira, ao contrário de outros métodos que apenas tratam a superfície e deixam produtos químicos que podem infiltrar-se. Esse processo "incha" permanentemente a madeira, criando um material de estabilidade dimensional superior, que mede sua resistência nos ciclos de estiramento e contração. Esses produtos têm uma forte resistência a fungos que produzem podridão e não são digeríveis para insetos (como cupins) e microorganismos.

Courtesy of AEC Daily

Há diversas aplicações para madeira acetilada. Para caixilhos de janelas e persianas, há menos distorções do que outras madeiras e, dependendo da montagem, maior eficiência energética e isolamento térmico. É adequado para revestimentos, fachadas e revestimentos esteticamente agradáveis. Como deck externo, ele mantém sua beleza sob todas as condições climáticas e não racha ou apodrece. Sua estabilidade dimensional o torna ideal para juntas externas, que se mantêm firmes após longa exposição aos elementos. Para todos esses usos, há uma variedade maior de revestimentos e manchas que podem ser aplicados, exigindo menos retoques.

A madeira acetilada é garantida por seus fabricantes por 25 anos subterrâneos e 50 anos acima do solo. Quando seu ciclo de vida termina, ele pode ser reciclado ou usado como fonte de combustível limpa.

O curso também examinará os processos químicos que criam madeira acetilada e comparará seus pontos fortes com outros materiais. Há uma extensa discussão sobre suas vantagens ecológicas, incluindo sua pegada de carbono. Existem também vários estudos de caso que demonstram seus usos e durabilidade em uma variedade de climas.

Encontre mais informações sobre este curso aqui.

Courtesy of AEC Daily

A base deste artigo é um curso de educação continuada patrocinado pela Accsys Technologies. Este curso é gerenciado e mantido pela AEC Daily, uma das maiores fontes mundiais de educação continuada GRATUITA para arquitetos, engenheiros e profissionais da construção. Nota: Você precisará de uma conta de usuário AEC Daily para acessar o curso completo e obter crédito CE.

Sobre este autor
Cita: AEC Daily. "O que é madeira acetilada?" [What is Acetylated Wood?] 31 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932859/o-que-e-madeira-acetilada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.