Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura

Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, VidroCasa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaCasa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: 24 7 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  412
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk
  • Arquitetos Responsáveis: Gustavo Tenca e Giuliano Pelaio
  • Co Arquiteto: Nicolas Meireles
  • Equipe De Projeto: Aline Borba e Juliana Leanza
  • Engenharia: WGA engenharia
  • Construtora: ática construtora
  • Projeto Elétrico E Hidráulico: Solar Engenharia
  • Simulação Termo Energética: Filipe Campos
  • Pedras: Art Pedras
  • Aquecimento Solar: Power Soll
  • Automação: AZ-Home
  • Arquitetura E Interiores: 24 7 Arquitetura
  • Administração E Gerenciamento De Obra: Coletivo Obras
  • Cidade: Nova Lima
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. A vista privilegiada da natureza foi ponto-chave para elaboração deste projeto na região montanhosa de Nova Lima - MG. Um casal aventureiro e sem filhos, nos escolheu para elaboração deste projeto especial em um lote muito exclusivo.

Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Escada, Corrimão
© Pedro Kok

O terreno com declividade acentuada, revelava um desafio ao mesmo tempo que anunciava a solução para implantação da casa. Extensas visuais da mata e mais à frente do Morro do Elefante, justificavam a adoção do nível máximo permitido para o pavimento social, a fim de superar a copa das árvores. A fachada frontal passou a ser a fachada lateral e a fachada lateral veio a se consolidar como a fachada principal da casa.

Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© Pedro Kok
Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Imagem 22 de 24
Pavimento - Térreo
Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Vidro
© Pedro Kok

O desnível acentuado do lote, originou uma casa em 3 níveis distintos. No pavimento térreo, garagem, lavanderia e depósitos. No primeiro pavimento foram distribuídos de forma integrada, o programa social com um escritório integrado à sala e uma suíte de hóspedes e no segundo pavimento a suíte dos moradores, com a vista mais privilegiada.

Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, Concreto
© Pedro Kok

Uma leve angulação para Leste do conjunto suíte e churrasqueira foi fundamental para buscar o sol da manhã e a ventilação predominante da região, ao mesmo tempo que auxiliou a resguardar o pavimento térreo do sol poente, já que uma parede cega de concreto ajuda a barrar a radiação no interior da edificação. Com orientação predominantemente L-O, a casa se abre para o Norte, quase que se debruçando na paisagem. Extensos beirais circundam a fachada norte da casa protegendo as aberturas do sol no verão ao mesmo tempo que permite que os vidros recebam a radiação solar necessária para o aquecimento natural do interior da edificação no inverno. 

Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

Duas árvores foram locadas com precisão pelo topógrafo, a pedido dos arquitetos, para que fossem mantidas no miolo de um deck elevado que conecta a casa com a piscina aquecida suspensa do solo. Funcionam também como um filtro da radiação solar, minimizando a entrada do sol na sala e cozinha.

Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

A pedido do cliente, uma raia de 25 m é parte fundamental da composição volumétrica desta residência. Sustentada por dois pilares de concreto, elevam a borda da piscina 6 m do solo natural, proporcionando para quem está de dentro da piscina, o contato visual com a copa das árvores e com o Morro do Elefante mais adiante.

Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Madeira
© Pedro Kok

Com capacidade de geração de aproximadamente 1400kW de energia por mês através de painéis fotovoltaicos, a casa se mantém autossuficiente em energia, esquentando a água da piscina e neutralizando os gastos com os equipamentos e iluminação artificial.

Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Concreto, Viga
© Pedro Kok

Pilares e lajes nervuradas representam o sistema construtivo. O uso do concreto aparente nas empenas da casa, piscina e lajes, trazem a atemporalidade desejada para o projeto.

Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Escada, Corrimão
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Morro do Elefante / 24 7 Arquitetura" 06 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932431/casa-do-morro-do-elefante-24-7-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.