Ocupação Conexidade / Estúdio Chão

Ocupação Conexidade / Estúdio Chão - Fotografia de ExteriorOcupação Conexidade / Estúdio Chão - Fotografia de ExteriorOcupação Conexidade / Estúdio Chão - Fotografia de Interiores, IluminaçãoOcupação Conexidade / Estúdio Chão - Fotografia de Exterior, BancoOcupação Conexidade / Estúdio Chão - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos Responsáveis: Adriano Carneiro Mendonça & Antonio Pedro Coutinho + Antoine Olivier
  • Projeto Concepção E Desenvolvimento: Estúdio Chão + Antoine Olivier
  • Equipe Projeto: Flávia Castro, Jacqueline dos Prazeres, Laís Antunes, Luiza Peixoto
  • Idealização E Realização: RDN_Rio de Negócios, Diogo Castelão
  • Cálculo Estrutural E Locação Estrutura: Layher, Eliseu Lopes, Peter Coito
  • Montagem Estrutura: Prumoflex Engenharia, Janaim Fonseca, Rogério Custódio
  • Projeto Luminotécnico: Companhia da Luz, Gabriel Farinon, César de Ramires
  • Montagem Cenografia: Pdvex
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Ocupação Conexidade / Estúdio Chão - Fotografia de Exterior, Banco
© Renato Mangolin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em dezembro de 2018, a Praça XV, palco das mais importantes manifestações da vida cultural e política do Rio de Janeiro, foi ocupada durante todo um final de semana por uma intensa programação de atividades culturais e educativas nos campos da arte, esporte e tecnologia. Realizado pela Rio de Negócios com patrocínio cultural da Oi e Oi Futuro, o evento recebeu um público de mais de 36.000 pessoas em 97 horas de programação aberta e gratuita, com a colaboração de mais de 395 artistas, esportistas, empreendedores e comunicadores. A ocupação, concebida em estreita colaboração com a arquitetura, passou a assumir o caráter de um festival, em que o próprio espaço público e a cultura urbana servissem de nexo para a programação.

Ocupação Conexidade / Estúdio Chão - Fotografia de Interiores, Escada
© Renato Mangolin

Com o objetivo de abrigar a grande diversidade e simultaneidade de ações, e ao mesmo tempo operar em diálogo com a situação urbana privilegiada, concebemos a arquitetura do evento como uma cidadela efêmera sobreposta à praça, seus fluxos e seus marcos – Paço Imperial, Chafariz do Mestre Valentin, estação das Barcas, Bulevar Olímpico. Uma nova camada de usos e fluxos que, durante dois dias, reapresentasse a praça, abrindo novos caminhos e perspectivas, potencializando ocupações pré-existentes – como o Coletivo XV de skate – e revelando novas relações possíveis em uma escala de proximidade mais humana.

Ocupação Conexidade / Estúdio Chão - Fotografia de Exterior
© Diego Padilha
Planta Geral
Ocupação Conexidade / Estúdio Chão - Fotografia de Exterior
© Renato Mangolin

Um contraponto às rotineiras ocupações de eventos, nessa e em demais praças da cidade, frequentemente invasivas e desatentas às singularidades urbanas. As variadas estruturas, todas em estrutura tubular, foram pensadas para abrigar a diversidade de atividades, tais como shows, palestras, oficinas, apresentações de rua e skate. Assim, serviram também como ensaios de experimentação formal e construtiva a partir de um leque restrito de componentes que ressaltam seu caráter efêmero. As vedações leves e fechamentos em lonas ortofônicas e telas agrícolas foram pensados para atenuar o forte sol do verão e ao mesmo tempo potencializar a forte linguagem da estrutura de suporte.

Ocupação Conexidade / Estúdio Chão - Fotografia de Interiores
© Diego Padilha

O mesmo sistema foi usado como suporte para mobiliário e áreas de encontro, de estar e de brincar. Sem qualquer tipo de separação de ambiência, climática ou de piso, cada um dos espaços foi concebido como um convite para se desfrutar e celebrar o estar na praça. Em tempos de descrédito e marginalização política do espaço público, a ocupação Conexidade serve como um potente catalisador de encontros da vida urbana.
Uma expressão coletiva da rua, sobre a rua, na rua.

Ocupação Conexidade / Estúdio Chão - Fotografia de Exterior
© Renato Mangolin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Quinze de Novembro - Centro, Rio de Janeiro - Estado do Rio de Janeiro, 20010, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ocupação Conexidade / Estúdio Chão" 17 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932048/ocupacao-conexidade-estudio-chao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.