Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos

Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Exterior, Iluminação, FachadaEdifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de InterioresEdifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: RH+ Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3030
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bindopor, Bisazza, CIFIAL, Casa Dolce Casa, Casamood, Catalano, Cortizo, Florim, Starpool
  • Arquitetos Responsáveis: Roberto Castro, Hugo Jesus
  • Contribuidores: Cristina Perdigão
  • Design De Interiores: RH+ Arquitectos
  • Gestor De Projeto: João Almeida
  • Projeto Estrutural: José Câmara
  • Engenheiro Hidráulico: Miguel Bettencourt
  • Engenheiro Elétrico: Fernando Sousa Pereira
  • Engenheiro De Ar Condicionado: Pedro Camacho
  • Engenharia De Eficiência Energética: Francisco Ferreira
  • Engenheiro De Segurança Contra Incêndio: António Matias
  • Cliente: Grupo AFA
  • Empreiteiro Geral: AFA VIAS
  • Cidade: Funchal
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, que tem uma área bruta de 3030 m2, insere-se numa área consolidada da cidade do Funchal, marcada pela grande heterogeneidade tipológica das edificações envolventes. As significativas variações topográficas e a localização foram determinantes para a conceção deste conjunto maioritariamente habitacional que inclui também uma vertente de Hotel. Vinte e um apartamentos de luxo compõem este conjunto habitacional, opção que se vê refletida na escolha dos materiais, acabamentos e paleta de cores, tanto no interior como no exterior.

Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

O seu desenvolvimento em dois blocos garante um maior desafogo, melhor exposição solar, e melhores possibilidades a nível de vistas. Os volumes dissociam-se da via e dos demais limites do terreno, abrindo espaço para que o edifício assuma a sua presença na envolvente com maior independência, reforçando a sua identidade arquitetónica. Surgem, também assim, áreas verdes ao seu redor, com diferentes características – tanto de utilização comum, como uma utilização privativa, de onde se destaca a sebe que marca a fronteira entre a Rua João Paulo II e o edificado. A criação deste elemento verde teve como objetivo fundir a vivência urbana da envolvente com o novo edificado evitando-se, desta forma, uma fronteira demasiado rígida entre esta coexistência. Este elemento assume ainda grande importância para a vivência espacial dos andares térreos, na relação com a envolvente próxima.

Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Exterior, Iluminação, Fachada
© João Morgado
Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Imagem 35 de 41
Corte G
Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© João Morgado

Ainda que parta de uma definição volumétrica mais pura, houve uma desconstrução da mesma, adaptando-a ao local e envolvente. Os panos de parede, que confinam o edifício, ora avançam ora recuam, ou são interrompidos, para dar lugar a vãos e à definição de varandas, que resultam como extensões do espaço interior. Esta desconstrução foi também conseguida através da opção de dar valor estético ao betão, que vê assim a sua função estrutural diluída. A utilização de elementos cerâmicos verticais de grandes dimensões, com padrão de mármore escuro, é o principal elemento que pretende conferir o ar distintivo e luxuoso ao conjunto edificado. O acabamento polido reflete a envolvente, em particular o céu, suavizando a matriz modular do edifício, e conferindo uma noção de profundidade às superfícies retilíneas.

Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Morgado
Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Morgado

O espaço interior segue um padrão estético mais depurado, de grandes planos e linhas simples, corporizados por materiais como a madeira escura (Nogueira) e os painéis cerâmicos claros, que se complementam para criar uma imagem de requinte, mas facilmente adaptável à vivência espacial e opções de decoração dos seus habitantes.

Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Porta, Janela, Viga
© João Morgado
Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Imagem 32 de 41
Planta piso -1
Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© João Morgado

A proximidade com uma unidade hoteleira, pertencente ao mesmo promotor, possibilitou que, ainda que inserida na mesma unidade volumétrica, por meio de circuitos independentes, fossem criadas nove novas unidades de alojamento, bem como um Spa e piscina interior, os quais o hotel não dispunha atualmente. Neste caso o nome do hotel –Gardens – foi o mote para algumas das opções a nível do design de interiores. A presença de elementos verdes - como o são os jardins verticais e o revestimento da piscina, onde se misturam vários tons de verde,- remetem para um meio natural, como se de um jardim interior se tratasse, domesticado pela geometria do espaço e pela presença de elementos decorativos. Como exemplo destes elementos decorativos temos o conjunto de luminárias, constituído por tubulares metálicos, com acabamento em forja negra, um material mais cru.

Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores
© João Morgado

O universo dos jardins volta a estar presente nos quartos de forma clara através do painel de cama personalizado, com um padrão vegetal de recortes tropicais. Os materiais ajudam a definir áreas distintas nos quartos: os painéis com acabamento em pele revestem a área mais funcional, onde se inserem os armários; os painéis cerâmicos confinam a instalação sanitária, que liga, em termos de decoração, com a área de dormir através de aplicações em mármore. A área de estar, por seu turno, é marcada pelo ritmo vertical do ripado aplicado nas paredes, com o qual se cria uma métrica em que se inserem os equipamentos e peças de mobiliário. O metal com acabamento forja preto foi também utilizado nas unidades de alojamento, encaixilhando a divisória de vidro do duche, e a estrutura do lavatório, remetendo para uma estética simples e mais industrial.

Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Funchal, Madeira Island, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Savoy Residence / RH+ Arquitectos" 07 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931638/edificio-residencial-savoy-residence-rh-plus-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.