Residência C / Lins Arquitetos Associados

Residência C / Lins Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, JanelaResidência C / Lins Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Iluminação, FachadaResidência C / Lins Arquitetos Associados - Fotografia de ExteriorResidência C / Lins Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, FachadaResidência C / Lins Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 26

Ceará, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: Cintia Lins, George Lins
  • Estagiários: Alana Aragão, Gabriela Brasileiro, Alice Teles, Paula Thiers
  • Construção: Ampla Engenharia
  • Cidade: Ceará
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência C / Lins Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um condomínio fechado na cidade de Barbalha, região do Cariri, no sul do Ceará, em um terreno retangular de 10m de largura e 23m de profundidade. O programa de necessidades é formado por três suítes, sendo duas no pavimento superior e uma no pavimento térreo, com banheiro adaptado para hospedar os pais idosos da proprietária. A área social, estar, jantar, cozinha e uma pequena varanda que acolhe um ofurô tem seus espaços todos integrados. No pavimento superior, além das duas suítes, também existem um escritório e um estar íntimo. A garagem foi projetada para dois carros. Todo esse programa foi contemplado em uma área de 210m², incluindo térreo e pavimento superior.

Residência C / Lins Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Iluminação, Fachada
© Joana França

Os espaços foram distribuídos de forma a priorizar a continuidade, com poucas paredes divisórias, integrando o interior e o exterior ao abrir suas grandes esquadrias em venezianas de madeira tipo “tabicão” para o jardim externo. Essas venezianas possuem aberturas independentes e direcionam o vento de acordo com a necessidade dos moradores. A residência está acomodada em um terreno plano possuindo os maiores planos de fachada voltados para sudoeste e nordeste. Essa orientação conduziu a adoção de alguns elementos de amenização climática como um grande painel em madeira, cujo desenho foi inspirado no artista moderno Athos Bulcão que protege a fachada sudoeste, filtrando a luz direta do sol e amenizando a sua carga térmica.

Residência C / Lins Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Joana França
Residência C / Lins Arquitetos Associados - Imagem 25 de 31
Planta - Térreo
Residência C / Lins Arquitetos Associados - Imagem 28 de 31
Corte AA
Residência C / Lins Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© Joana França

A escada é banhada pela luz natural através de uma claraboia que ilumina um jardim interno e, em contraste a qualquer outro elemento da casa, foi executada em chapa metálica pintada de vermelho, se desdobrando como um origami a cada pisada. A residência é marcada por três grandes volumes que se sobressaem, sendo um deles o da caixa d´água. A escolha dos acabamentos e materiais como textura branca, madeira e concreto corroboram com a pureza da edificação.

Residência C / Lins Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência C / Lins Arquitetos Associados" 25 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931480/residencia-c-lins-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.