Beyond Walls: instalação interativa de luzes em Boston

O estúdio de arquitetura e design estadunidense Payette, desenvolveu um projeto de iluminação pública para os espaços subutilizados abaixo das vias elevadas do centro da cidade de Lynn, em Massachusetts. Lynn é um dos vinte e seis municípios da região metropolitana de Boston, um aglomerado de cidades que vem enfrentando recentemente uma série de desafios sociais e econômicos. O projeto de iluminação pública pretende reativar o centro de Lynn com novas e modernas tecnologias de iluminação LED que prometem trazer mais cor e vida à região das Gateway Cities de Massachusetts.

Beyond Walls: instalação interativa de luzes em Boston - Mais Imagens+ 3

Beyond Walls. Imagem © Warren Jagger Photography

Em 2016, a MassDevelopment desenvolveu um Plano de Ação Integrada para o redesenvolvimento do Centro de Lynn, o qual previa a instalação de trinta novos painéis ou murais de arte pública, a restauração de oito antigos letreiros de neon e um amplo projeto de iluminação pública para espaços subutilizados abaixo das vias elevadas do centro de Lynn. A Payette foi a principal responsável pelo projeto do chamado “Urban Innovation Hackathon” na cidade de Boston, uma iniciativa concebida para revitalizar uma área degradada abaixo do viaduto da estrada I-93, na interseção de quatro importantes bairros periféricos da cidade de Boston. Para o sucesso desta empreitada, a Payette uniu suas forças com a MassDevelopment, a Patronicity e a iniciativa Beyond Walls.

Beyond Walls. Imagem © Warren Jagger Photography
Beyond Walls. Imagem © Warren Jagger Photography

A falta de iluminação pública sob as estruturas viárias elevadas na região metropolitana de Boston fez com que estes espaços se tornassem áreas perigoss e subutilizados. Com o novo projeto de iluminação pública, espaços anteriormente esquecidos e negligenciados passarão a ser bem iluminados e frequentados a qualquer horário do dia e da noite, ampliando as possibilidades de apropriação destes espaços além de promover uma maior segurança para os pedestres que por ali passam. Incorporando arte, história e tecnologia, a Beyond Walls promoveu a restauração de importantes obras de arte em neon vintage no centro de Lynn. Estes elementos nostálgicos evocam o auge do passado comercial e industrial da cidade. Além disso, o município de Lynn passou a organizar um festival de arte pública em 2017, convidando uma série de artistas de renome mundial para participar da Beyond Walls, uma iniciativa que trouxe mais cores e diversidade para o centro de Lynn.

Em colaboração com as autoridades locais, a Payette e a equipe técnica de iluminação estão desenvolvendo um aplicativo gratuito para smartphone que permitirá a todas aquelas pessoas que estiverem passando pela região escolherem diferentes configurações de iluminação, promovendo uma maior interação entre o espaço público e seus usuários. Abrangendo uma área de quase 1.500 metros quadrados abaixo de três vias elevadas, além de um túnel para pedestres, o projeto inicial de iluminação pública já foi inaugurado pela cidade de Lynn. Contando com luminárias LED de alta eficiência, toda a instalação tem um consumo de energia proporcional à apenas dezesseis lâmpadas de iluminação pública comuns.

Via Payette

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Beyond Walls: instalação interativa de luzes em Boston" [Beyond Walls: Payette Lights Up Lynn with Pro Bono Display] 31 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931056/beyond-walls-instalacao-interativa-de-luzes-em-boston> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.