Torre 30 St Mary Axe / Foster + Partners

Torre 30 St Mary Axe / Foster + Partners - Mais Imagens+ 30

Mais informaçõesMenos informações
© Nigel Young - Foster + Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. 30 St Mary Axe é o primeiro arranha-céu sustentável de Londres. Localizado no coração da cidade, sua forma distinta é uma adição ao skyline londrino e já se tornou um marco no principal centro financeiro da Europa. A torre apresenta uma estratégia ambiental altamente progressiva, com sua forma aerodinâmica maximizando a quantidade de iluminação e ventilação naturais para reduzir significativamente o consumo de energia do edifício. Os ambientes de trabalho também são aprimorados oferecendo melhores visuais para todos. É uma intervenção ousada na paisagem urbana e foi implantada em uma generosa praça pública que incentiva uma mistura animada da vida urbana com lojas, cafés e um restaurante.

© Nigel Young - Foster + Partners

St Mary Axe é um edifício ambientalmente progressivo. Sua modernidade intransigente é aliada à sensibilidade ao ambiente natural. Uma gama abrangente de estratégias sustentáveis reflete na redução de 50% de energia do edifício, comparado a um típico prédio de escritórios com ar condicionado. O ar fresco é aspirado através de grandes átrios, "poços de luz" em espiral que ventilam naturalmente os escritórios e minimizam a dependência do sistema de climatização artificial. Os átrios e a forma do edifício maximizam a entrada de luz natural, moderam o uso da iluminação artificial e permitem vistas do interior do edifício. As varandas na borda de cada vazio oferecem fortes conexões visuais entre os pavimentos e induzem a criação de instalações de áreas comuns. Os átrios internos são indicados no exterior por faixas espirais de vidros cinza.

© Nigel Young - Foster + Partners

Vários estudos complexos de dinâmica de fluidos das condições ambientais locais sugeriram uma estratégia para integrar o edifício ao seu terreno e permitir o uso de forças naturais de ventilação. A torre de 180 metros, de quarenta pavimentos, rompe com as convenções de edifícios de escritórios tradicionais, semelhante a caixas. Sua planta circular adota pilares cônicos na base e no coroamento para melhorar as conexões com as ruas circundantes e permitir a quantidade máxima de luz solar no nível da praça. Ela permite também que grande parte da área do local seja usada como praça pública ajardinada, com árvores maduras e muros baixos de pedra que marcam sutilmente os limites do local e funcionam como assentos. Metade do embasamento da torre é composto por lojas e a outra parte abriga um restaurante, com café ao ar livre se espalhando pela praça.

© Nigel Young - Foster + Partners

A volumetria externa do 30 St Mary Axe explora uma série de curvas progressivas com o auxílio de técnicas paramétricas de modelagem. A forma e a geometria tem afinidade com as formas que se repetem na natureza. A pinha, por exemplo, possui uma espiral natural e, como este edifício, abre e fecha em resposta a mudanças climáticas. A forma suave da torre também direciona o movimento do ar ao redor do edifício e minimiza a quantidade de vento no nível da praça oferecendo mais conforto aos pedestres. A estrutura de aço diagonal externa se deve a sua geometria triangular, inerentemente forte e leve, permitindo um espaço interior flexível e sem colunas.

Planta do Pavimento térreo

O revestimento da fachada consiste em 5.500 painéis de vidro triangulares planos e em forma de diamante, que variam em cada pavimento. As fachadas de vidro nas áreas de escritório são constituídas por uma camada externa de vidros duplos e uma interna com vidros simples que combinadas criam uma área ventilada central que contém persianas de controle solar. As cavidades atuam como zonas de amortecimento para reduzir a necessidade de aquecimento e resfriamento adicionais e são ventiladas pela exaustão do ar que é retirado dos escritórios. O envidraçamento dos átrios, que sobem em espiral pela torre, consiste em painéis de vidro duplo que podem ser abertos e são combinados com vidros de cor cinza e um revestimento de alto desempenho que reduz efetivamente o ganho solar.

© Nigel Young - Foster + Partners

O design do lobby de entrada conecta a experiência externa à organização do interior da torre. Painéis de alumínio extrudado com sete metros de altura fluem da praça para o coração do saguão em uma linha contínua. Esse mesmo design segue no lobby dos elevadores para as instalações da cozinha e nas salas de jantar privativas do 38º pavimento, no restaurante do 39º pavimento e o bar do 40º pavimento. As áreas de jantar têm uma vista oeste espetacular da Catedral de St Paul, e o bar oferece uma vista  única 360 graus do ponto mais alto da cidade.

© Nigel Young - Foster + Partners

30 St Mary Axe é um edifício inovador no quesito: social, ambiental, tecnológico, espacial e arquitetônico. O design da Foster and Partners para a sede da Swiss Re em Londres é um símbolo marcante para uma das principais empresas de seguros do mundo e um paradigma da prática ambiental responsável, uma busca tanto do cliente como do arquiteto.

© Nigel Young - Foster + Partners

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:38 St Mary Axe, Londres EC3A 8EX, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre 30 St Mary Axe / Foster + Partners" [30 St Mary Axe Tower / Foster + Partners] 29 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930272/torre-30-st-mary-axe-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.