Lançamento do livro "Assistência Técnica em Urbanismo e Arquitetura de Interesse Social"

O trabalho de melhorias habitacionais e de qualificação de espaços urbanos de periferias, fruto da implementação da assistência técnica pública e gratuita para a população de baixa renda do DF, é o tema de livro que será lançado neste sábado (14) na Comunidade do Sol Nascente, em comemoração ao Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. A publicação, editada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e patrocinada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, reúne textos de diversos autores sobre a experiência realizada pela Codhab entre 2015 e 2018, além de entrevistas e artigos de professores que também trabalham o tema como projeto de extensão na Universidade de Brasília.

Com o título “Assistência Técnica em Urbanismo e Arquitetura de Interesse Social: anotações sobre o processo de imersão da equipe técnica da CODHAB nas periferias do Distrito Federal”, o objetivo do livro é registrar a atuação dos arquitetos e urbanistas que trabalharam em postos de assistência técnica instalados nas áreas de maior vulnerabilidade social do DF como a Estrutural, Fercal, Porto Rico, Vila Cauhy, entre outras. Além de realizarem projetos e acompanharem as obras de reforma para a melhoria das residências, os profissionais organizaram mutirões para a qualificação de diversas ruas, pinturas de fachadas e de painéis artísticos, além da construção de praças e consolidação de áreas verdes, que são tão extensas no Plano Piloto e tão raras nas comunidades carentes do DF.

O Sol Nascente, uma das primeiras áreas beneficiadas pelo projeto, foi escolhido como local de lançamento do livro como forma de convidar os arquitetos e urbanistas do DF a se aproximarem de seus clientes que habitam áreas distantes do centro da metrópole brasiliense. O evento está marcado para as 10h no Bar da Dona Bita, uma das pioneiras da região e também uma das primeiras beneficiadas da política pública.

O livro foi organizado pelos arquitetos e urbanistas Luiz Eduardo Sarmento, Mariana Bomtempo, Daniel Melo, Manuella Coelho e Sandra Marinho, que fizeram parte da equipe que implementou a Lei de Assistência Técnica no DF. A publicação é dedicada à memória de Clóvis Ilgenfritz, Demetre Anastassakis e Marielle Franco, que tanto lutaram para garantir o direito à cidade e a um habitar digno para todas e todos, e ao arquiteto e urbanista Gilson Paranhos, que liderou todo o processo retratado nos textos.

Lançamento do livro Assistência Técnica em Urbanismo e Arquitetura de Interesse Social: anotações sobre o processo de imersão da equipe técnica da CODHAB nas periferias do Distrito Federal
14/12/2019 – 10h – Bar da Dona Bita
Setor Habitacional Sol Nascente Trecho 1, Condomínio Chácara 51, conjunto C – Rua das Palmeiras

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Assistência Técnica em Urbanismo e Arquitetura de Interesse Social"" 11 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930094/lancamento-do-livro-assistencia-tecnica-em-urbanismo-e-arquitetura-de-interesse-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.